Influência do contexto silábico da palavra no julgamento perceptivo-auditivo do ceceio produzido por pré-escolares
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000102 http://hdl.handle.net/11449/130679 |
Resumo: | OBJETIVOS: investigar a ocorrência do ceceio em fricativas produzidas por crianças com alterações oclusais e analisar a influência do contexto silábico da fricativa no julgamento auditivo do ceceio. M ÉTODO: estudo prospectivo, em que as gravações de 428 palavras, produzidas por 15 crianças (idade média de 5 anos e 1 mês) foram julgadas auditivamente por três fonoaudiólogos com experiência no julgamento de alterações de fala. As palavras utilizadas foram constituídas pelas consoantes fricativas não vozeadas, alveolar e pós-alveolar, inseridas em posição tônica, precedida das vogais [i, a, u]. Obteve-se concordância intra-juiz (quase perfeita) e inter-juiz (total, 100%) previamente à análise dos aspectos de interesse. RESULTADOS: embora presente na fala de todas as crianças, identificou-se ceceio em 25,23% do total das palavras. Houve aumento significante do ceceio para: (a) fricativa alveolar em ataque inicial, (b) fricativa alveolar em ataque inicial em relação à coda medial (p=0,001) e (c) fricativa alveolar em relação à fricativa pós- alveolar (p<0,001). Não se observou diminuição do ceceio em relação às vogais co-articuladas. CONCLUSÃO: a ocorrência do ceceio é dependente do contexto silábico, (com maior ocorrência na fricativa alveolar, em posição de ataque inicial), devendo o mesmo ser considerado para fins clínicos e de pesquisa sobre o ceceio. |
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Influência do contexto silábico da palavra no julgamento perceptivo-auditivo do ceceio produzido por pré-escolaresInfluence of syllabic context in auditory-perceptual ratings of lisping in school age childrenFalaCriançaPré-escolarSpeechChildChildPreschoolOBJETIVOS: investigar a ocorrência do ceceio em fricativas produzidas por crianças com alterações oclusais e analisar a influência do contexto silábico da fricativa no julgamento auditivo do ceceio. M ÉTODO: estudo prospectivo, em que as gravações de 428 palavras, produzidas por 15 crianças (idade média de 5 anos e 1 mês) foram julgadas auditivamente por três fonoaudiólogos com experiência no julgamento de alterações de fala. As palavras utilizadas foram constituídas pelas consoantes fricativas não vozeadas, alveolar e pós-alveolar, inseridas em posição tônica, precedida das vogais [i, a, u]. Obteve-se concordância intra-juiz (quase perfeita) e inter-juiz (total, 100%) previamente à análise dos aspectos de interesse. RESULTADOS: embora presente na fala de todas as crianças, identificou-se ceceio em 25,23% do total das palavras. Houve aumento significante do ceceio para: (a) fricativa alveolar em ataque inicial, (b) fricativa alveolar em ataque inicial em relação à coda medial (p=0,001) e (c) fricativa alveolar em relação à fricativa pós- alveolar (p<0,001). Não se observou diminuição do ceceio em relação às vogais co-articuladas. CONCLUSÃO: a ocorrência do ceceio é dependente do contexto silábico, (com maior ocorrência na fricativa alveolar, em posição de ataque inicial), devendo o mesmo ser considerado para fins clínicos e de pesquisa sobre o ceceio.PURPOSES: to investigate the occurrence of lisping during fricative sounds produced by children with malocclusal and to analyze the influence of the syllabic context of the fricative in the perceptual judgment of lisping. METHOD: this prospective study involved auditory perceptual identification of lisping by three experienced speech-language pathologists who judged 428 recorded words produced by 15 children (mean age of 5y1m). The words included alveolar and post-alveolar unvoiced fricative consonants, produced in initial word position followed by [i, a, u] vowels in the stressed position. Intra (almost perfect) and inter (total, 100%) judgments were obtained before analyzing the data. RESULTS: although all studied children presented lisping at least during one fricative production, it was identified in 25,23% of the recording analyzed words. A significant increase in lisping was observed for: (a) alveolar fricative in the initial word position (p <0.001), (b) alveolar fricative in the initial word position, in relation to the medial coda (p = 0.001) and (c) alveolar fricative in relation to post-alveolar fricative (p <0.001). There was no significant decrease in the lisping in relation to co-articulated vowels. CONCLUSION: the occurrence of lisping depends on the syllabic context (with more occurrence in alveolar fricative in initial word position), therefore, this context should be considered for clinical and research purposes.Fonoaudióloga; Professor assistente doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, BrasilFonoaudióloga, Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP, Marília, SP, BrasilFonoaudióloga; Professor assistente doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil; Doutor em Educação pela UNESP, MaríliaUniversidade de São Paulo - USP Hospital de Reabilitação de Anomalias CraniofaciaisOrtodontista; Professor assistente doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, BrasilFonoaudióloga; Professor assistente doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, BrasilFonoaudióloga, Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP, Marília, SP, BrasilFonoaudióloga; Professor assistente doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, Brasil; Doutor em Educação pela UNESP, MaríliaOrtodontista; Professor assistente doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, SP, BrasilCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Marino, Viviane Cristina de Castro [UNESP]Santos, Isabela Marchioni dos [UNESP]Fabron, Eliana Maria Gradim [UNESP]Dutka, Jeniffer de Cássia RilloGurgel, Júlio de Araújo [UNESP]Berti, Larissa Cristina [UNESP]2014-05-20T13:31:30Z2014-05-20T13:31:30Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article922-931application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000102Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, n. ahead, p. 0-0, 2012.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/13067910.1590/S1516-18462012005000102S1516-18462012005000102S1516-18462013000400021.pdf521418606356627427287457643344200000-0002-4144-2804SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/130679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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