Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Flávia Oliveira de Assis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217092
Resumo: A presente pesquisa investigou questões da formação continuada de professores do ensino fundamental em um estudo comparativo, tendo como base o “Programa Nacional de Ensino de Português” (PNEP), em Portugal, e o “Programa Letra e Vida”, no Estado de São Paulo. O objetivo foi analisar comparativamente os dois programas de formação continuada desenvolvidos para professores alfabetizadores com o propósito de melhorar o desempenho no processo de alfabetização. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método comparativo que, na área da Educação Comparada e, especialmente no trabalho em questão, tem a finalidade de utilizar os dados levantados nos documentos oficiais para descrever as relações entre eles. Os procedimentos compreenderam pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com análise de documentos oficiais, de ambos os países, que tratam sobre a formação continuada dos professores do ensino fundamental. O resultado da análise comparada dos programas permitiu observar que, embora ambos possuam praticamente o mesmo objetivo, existem muitas divergências em aspectos estruturais, metodológicos e de conteúdo. Concluiu-se ainda que o PNEP atingiu os objetivos propostos. Quanto ao programa paulista, não há elementos para afirmarmos que ele, de fato, conseguiu atingir seus objetivos.
id UNSP_f1eeb83171fbca86d65d8edc833b8937
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217092
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e VidaComparative portuguese-brazilian analysis of continuing teacher education: National Portuguese Teaching Program and Letra e Vida ProgramFormação continuada de professoresEducação comparadaPolíticas e programas de formação continuadaPrograma Letra e VidaPrograma Nacional de Ensino de PortuguêsContinuing teacher educationComparative educationContinuing education policies and programsLetra e Vida ProgramNational program for the teaching of portugueseA presente pesquisa investigou questões da formação continuada de professores do ensino fundamental em um estudo comparativo, tendo como base o “Programa Nacional de Ensino de Português” (PNEP), em Portugal, e o “Programa Letra e Vida”, no Estado de São Paulo. O objetivo foi analisar comparativamente os dois programas de formação continuada desenvolvidos para professores alfabetizadores com o propósito de melhorar o desempenho no processo de alfabetização. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método comparativo que, na área da Educação Comparada e, especialmente no trabalho em questão, tem a finalidade de utilizar os dados levantados nos documentos oficiais para descrever as relações entre eles. Os procedimentos compreenderam pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com análise de documentos oficiais, de ambos os países, que tratam sobre a formação continuada dos professores do ensino fundamental. O resultado da análise comparada dos programas permitiu observar que, embora ambos possuam praticamente o mesmo objetivo, existem muitas divergências em aspectos estruturais, metodológicos e de conteúdo. Concluiu-se ainda que o PNEP atingiu os objetivos propostos. Quanto ao programa paulista, não há elementos para afirmarmos que ele, de fato, conseguiu atingir seus objetivos.The present research deals with issues of continuing education for elementary school teachers in a comparative study based on the "Programa Nacional de Ensino de Português" (PNEP), in Portugal, and the "Programa Letra e Vida", in the State of São Paulo. The objective is to comparatively analyze the two continuing education programs developed to literacy teachers with the purpose of improving their performance in the literacy process. To carry out the research, the comparative method was used which, in the area of Comparative Education and, especially in the work in question, has the purpose of using data from official documents to describe the relationships between them. The procedures included bibliographical research and documental research with analysis of official documents from both countries that deal with continued education for elementary school teachers. The result of the comparative analysis of the programs allowed us to observe that, although both have practically the same objective, there are many divergences in structural, methodological, and content aspects. It was also concluded that the PNEP achieved the proposed goals. As for the state of São Paulo program, there are no elements to say that it has, in fact, achieved its goals.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lourenço, Flávia Oliveira de Assis2022-03-09T16:10:23Z2022-03-09T16:10:23Z2022-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLourenço, Flávia Oliveira de Assis. Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/21709233004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217092Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
Comparative portuguese-brazilian analysis of continuing teacher education: National Portuguese Teaching Program and Letra e Vida Program
title Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
spellingShingle Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
Lourenço, Flávia Oliveira de Assis
Formação continuada de professores
Educação comparada
Políticas e programas de formação continuada
Programa Letra e Vida
Programa Nacional de Ensino de Português
Continuing teacher education
Comparative education
Continuing education policies and programs
Letra e Vida Program
National program for the teaching of portuguese
title_short Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
title_full Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
title_fullStr Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
title_full_unstemmed Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
title_sort Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
author Lourenço, Flávia Oliveira de Assis
author_facet Lourenço, Flávia Oliveira de Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Flávia Oliveira de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
Educação comparada
Políticas e programas de formação continuada
Programa Letra e Vida
Programa Nacional de Ensino de Português
Continuing teacher education
Comparative education
Continuing education policies and programs
Letra e Vida Program
National program for the teaching of portuguese
topic Formação continuada de professores
Educação comparada
Políticas e programas de formação continuada
Programa Letra e Vida
Programa Nacional de Ensino de Português
Continuing teacher education
Comparative education
Continuing education policies and programs
Letra e Vida Program
National program for the teaching of portuguese
description A presente pesquisa investigou questões da formação continuada de professores do ensino fundamental em um estudo comparativo, tendo como base o “Programa Nacional de Ensino de Português” (PNEP), em Portugal, e o “Programa Letra e Vida”, no Estado de São Paulo. O objetivo foi analisar comparativamente os dois programas de formação continuada desenvolvidos para professores alfabetizadores com o propósito de melhorar o desempenho no processo de alfabetização. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método comparativo que, na área da Educação Comparada e, especialmente no trabalho em questão, tem a finalidade de utilizar os dados levantados nos documentos oficiais para descrever as relações entre eles. Os procedimentos compreenderam pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com análise de documentos oficiais, de ambos os países, que tratam sobre a formação continuada dos professores do ensino fundamental. O resultado da análise comparada dos programas permitiu observar que, embora ambos possuam praticamente o mesmo objetivo, existem muitas divergências em aspectos estruturais, metodológicos e de conteúdo. Concluiu-se ainda que o PNEP atingiu os objetivos propostos. Quanto ao programa paulista, não há elementos para afirmarmos que ele, de fato, conseguiu atingir seus objetivos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09T16:10:23Z
2022-03-09T16:10:23Z
2022-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lourenço, Flávia Oliveira de Assis. Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/217092
33004110040P5
identifier_str_mv Lourenço, Flávia Oliveira de Assis. Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/217092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128168694906880