A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrezan, Rosiane Morais [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Guimarães, Raul Borges [UNESP], Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000100007
http://hdl.handle.net/11449/7080
Resumo: Neste artigo, relatase a experiência de devolução de conhecimentos produzidos por meio de uma pesquisa-ação educativa em saúde, efetivada em uma comunidade local, e demonstrase que, por meio do diálogo proporcionado pela problematização, surgiram oportunidades de reflexão coletiva acerca de problemas vividos por todos, oferecendo condições para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos, mais críticos e, principalmente, mais ativos diante de sua realidade. O objetivo da pesquisa foi o de trabalhar com a população a relação entre moscas domésticas e saúde ambiental, problematizando as questões relativas a saúde e ambiente nos bairros Jardim Morada do Sol e Parque Residencial Francisco Belo Galindo, em Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Utilizou-se, para isso, a metodologia da pesquisa-ação, e como referencial teórico a educação popular de Paulo Freire, problematizandose as condições de saúde em áreas urbanas periféricas pobres e analisandose a experiência de articulação de atores sociais na resolução dos seus problemas de saúde. Ao final, indicam-se alguns aspectos que foram apreendidos na investigação acerca dos processos educativos comunitários em saúde, pelos quais, partindo-se das reflexões sobre o ambiente, foram descortinados problemas ambientais e de saúde mais amplos que afetavam a comunidade.
id UNSP_f2200af1c3338e48d985bf1d08d18d55
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/7080
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitáriaThe importance of problematization in the construction of knowledge in community healthgeografia da saúdeproblematizaçãoeducação em saúdegeography of healthproblematizationhealth educationNeste artigo, relatase a experiência de devolução de conhecimentos produzidos por meio de uma pesquisa-ação educativa em saúde, efetivada em uma comunidade local, e demonstrase que, por meio do diálogo proporcionado pela problematização, surgiram oportunidades de reflexão coletiva acerca de problemas vividos por todos, oferecendo condições para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos, mais críticos e, principalmente, mais ativos diante de sua realidade. O objetivo da pesquisa foi o de trabalhar com a população a relação entre moscas domésticas e saúde ambiental, problematizando as questões relativas a saúde e ambiente nos bairros Jardim Morada do Sol e Parque Residencial Francisco Belo Galindo, em Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Utilizou-se, para isso, a metodologia da pesquisa-ação, e como referencial teórico a educação popular de Paulo Freire, problematizandose as condições de saúde em áreas urbanas periféricas pobres e analisandose a experiência de articulação de atores sociais na resolução dos seus problemas de saúde. Ao final, indicam-se alguns aspectos que foram apreendidos na investigação acerca dos processos educativos comunitários em saúde, pelos quais, partindo-se das reflexões sobre o ambiente, foram descortinados problemas ambientais e de saúde mais amplos que afetavam a comunidade.This article reports on the experience of returning knowledge produced through an educational research action in health carried out in a local community and shows that the dialogue afforded by problematization allows for opportunities for collective reflection on problems experienced by everyone, offering conditions for the development of citizens who are more participatory, more critical and, particularly, more active in confronting their realities. The goal was to discuss with the population the relationship there is between houseflies and environmental health, bringing up issues relating to health and environment in the Morada do Sol Garden and Park Residencial Francisco Belo Galindo neighborhoods, in the city of Presidente Prudente, state of São Paulo, Brazil. To achieve this goal, the research action approach was used based on Paulo Freire's popular education theoretical framework, debating health conditions in impoverished periurban areas and analyzing the experience of coordinating social players to solve their health issues. At the end, the authors bring up a few aspects that were seized in the investigation of the community health educational processes, by which, starting from the reflections on the environment, health and environmental problems affecting the wider community were unveiled.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-graduação em GeografiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de GeografiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-graduação em GeografiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de GeografiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de EducaçãoFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Torrezan, Rosiane Morais [UNESP]Guimarães, Raul Borges [UNESP]Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]2014-05-20T13:23:28Z2014-05-20T13:23:28Z2012-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article107-124application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000100007Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 1, p. 107-124, 2012.1981-7746http://hdl.handle.net/11449/708010.1590/S1981-77462012000100007S1981-77462012000100007S1981-77462012000100007.pdf80225274683694590000-0002-9925-5374SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrabalho, Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T13:48:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/7080Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:10:41.619133Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária
The importance of problematization in the construction of knowledge in community health
title A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária
spellingShingle A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária
Torrezan, Rosiane Morais [UNESP]
geografia da saúde
problematização
educação em saúde
geography of health
problematization
health education
title_short A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária
title_full A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária
title_fullStr A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária
title_full_unstemmed A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária
title_sort A importância da problematização na construção do conhecimento em saúde comunitária
author Torrezan, Rosiane Morais [UNESP]
author_facet Torrezan, Rosiane Morais [UNESP]
Guimarães, Raul Borges [UNESP]
Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
author_role author
author2 Guimarães, Raul Borges [UNESP]
Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrezan, Rosiane Morais [UNESP]
Guimarães, Raul Borges [UNESP]
Furlanetti, Maria Peregrina de Fátima Rotta [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv geografia da saúde
problematização
educação em saúde
geography of health
problematization
health education
topic geografia da saúde
problematização
educação em saúde
geography of health
problematization
health education
description Neste artigo, relatase a experiência de devolução de conhecimentos produzidos por meio de uma pesquisa-ação educativa em saúde, efetivada em uma comunidade local, e demonstrase que, por meio do diálogo proporcionado pela problematização, surgiram oportunidades de reflexão coletiva acerca de problemas vividos por todos, oferecendo condições para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos, mais críticos e, principalmente, mais ativos diante de sua realidade. O objetivo da pesquisa foi o de trabalhar com a população a relação entre moscas domésticas e saúde ambiental, problematizando as questões relativas a saúde e ambiente nos bairros Jardim Morada do Sol e Parque Residencial Francisco Belo Galindo, em Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Utilizou-se, para isso, a metodologia da pesquisa-ação, e como referencial teórico a educação popular de Paulo Freire, problematizandose as condições de saúde em áreas urbanas periféricas pobres e analisandose a experiência de articulação de atores sociais na resolução dos seus problemas de saúde. Ao final, indicam-se alguns aspectos que foram apreendidos na investigação acerca dos processos educativos comunitários em saúde, pelos quais, partindo-se das reflexões sobre o ambiente, foram descortinados problemas ambientais e de saúde mais amplos que afetavam a comunidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
2014-05-20T13:23:28Z
2014-05-20T13:23:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000100007
Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 1, p. 107-124, 2012.
1981-7746
http://hdl.handle.net/11449/7080
10.1590/S1981-77462012000100007
S1981-77462012000100007
S1981-77462012000100007.pdf
8022527468369459
0000-0002-9925-5374
url http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000100007
http://hdl.handle.net/11449/7080
identifier_str_mv Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 1, p. 107-124, 2012.
1981-7746
10.1590/S1981-77462012000100007
S1981-77462012000100007
S1981-77462012000100007.pdf
8022527468369459
0000-0002-9925-5374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107-124
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129294125236224