Análise de riscos em uma barragem de rejeito com o uso de diversas técnicas de estabilidade de taludes: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236009 |
Resumo: | A grande quantidade de barragens de rejeito de mineração em território nacional, juntamente com os acidentes ocorridos na última década, evidencia cada vez mais a necessidade de assegurar que tais estruturas operem em condições adequadas a fim de evitar quaisquer tipos de complicações, no que diz respeito à segurança do barramento. Assim, um dos principais estudos que visa garantir a segurança da estrutura é a análise de fluxo e estabilidade. Barragens de rejeito possuem uma vasta gama de condições de operação e alta heterogeneidade no que se diz respeito às características dos materiais empregados na construção. Assim, o presente trabalho determinou com uso do software Geostudio, a influência de fatores como geometria de construção, condições de operação e método utilizado na análise de estabilidade influenciam nas condições de fluxo e nos fatores de segurança obtidos. Por fim, foi verificado que o método de alteamento a jusante se mostra mais seguro, com poucas variações de linha freática e fator de segurança independente das condições de carregamento atuantes no barramento. Também foi verificada melhor adesão, para o presente trabalho, dos métodos de Bishop e Spencer na determinação dos fatores de segurança. |
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Análise de riscos em uma barragem de rejeito com o uso de diversas técnicas de estabilidade de taludes: estudo de casoRisk analysis in a tailings dam using various slope stability techniques: case studyBarragens de rejeito, estabilidade, segurança de barragensBarragens de rejeitoEstabilidadeSegurança de barragensTailings damsStabilityDam safetyA grande quantidade de barragens de rejeito de mineração em território nacional, juntamente com os acidentes ocorridos na última década, evidencia cada vez mais a necessidade de assegurar que tais estruturas operem em condições adequadas a fim de evitar quaisquer tipos de complicações, no que diz respeito à segurança do barramento. Assim, um dos principais estudos que visa garantir a segurança da estrutura é a análise de fluxo e estabilidade. Barragens de rejeito possuem uma vasta gama de condições de operação e alta heterogeneidade no que se diz respeito às características dos materiais empregados na construção. Assim, o presente trabalho determinou com uso do software Geostudio, a influência de fatores como geometria de construção, condições de operação e método utilizado na análise de estabilidade influenciam nas condições de fluxo e nos fatores de segurança obtidos. Por fim, foi verificado que o método de alteamento a jusante se mostra mais seguro, com poucas variações de linha freática e fator de segurança independente das condições de carregamento atuantes no barramento. Também foi verificada melhor adesão, para o presente trabalho, dos métodos de Bishop e Spencer na determinação dos fatores de segurança.The large number of mining tailings dams in the national territory, together with the accidents that occurred in the last decade, increasingly highlights the need to ensure that such structures operate under adequate conditions in order to avoid any type of complications, with regard to to bus security. Thus, one of the main studies that aims to ensure the safety of the structure is the analysis of flow and stability. Tailings dams have a wide range of operating conditions and high heterogeneity with regard to the characteristics of the materials used in their construction. Thus, the present work determined using the Geostudio software, the influence of factors such as construction geometry, operating conditions and the method used in the stability analysis influence the flow conditions and the safety factors obtained. Finally, it was verified that the method of raising downstream is safer, with few variations of the water table and a safety factor regardless of the loading conditions acting on the bus. It was also verified better adhesion, for the present work, of the Bishop and Spencer methods in the determination of the safety factors.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Adriano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caetano, Helmer Murra2022-08-05T18:12:15Z2022-08-05T18:12:15Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:12:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:28.299904Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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