Outras agendas em mediação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Silva de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183673
Resumo: À luz das ideias de Carmen Mörsch, esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre abordagens críticas em mediação cultural por meio do relato do seu próprio autor, um dos mediadores implicados na transição do modelo pedagógico do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), entre 2015 e 2017. A pesquisa analisa tanto a escolha institucional do MASP por romper com o modelo das visitas guiadas, como duas das alternativas a esse modelo de trabalho com escolas, desenvolvidas em paralelo à ruptura, sendo elas projetos colaborativos com escolas e programas de formação e interlocução com professores. Ao longo da análise, saltam alguns fundamentos dessa abordagem crítica, aqui denominados como outras agendas: a produção de memória do trabalho desenvolvido com os públicos; a implicação nas agendas sociais manifestas no entorno dos museus; e a criação de políticas culturais por meio das quais os públicos são entendidos como interlocutores, não como receptores, de modo a abrir os museus para a participação dos públicos na construção das suas narrativas sobre a cultura. Com base nesses fundamentos e nas apostas, conquistas e entraves do trabalho de interlocução entre o MASP e as escolas, a mediação é investigada nesta pesquisa como vetor para a criação de outra ética na relação entre museus e públicos.
id UNSP_f25ea7a97ac4513626e046a2c956c199
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183673
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Outras agendas em mediação culturalOther agendas in cultural mediationMediação culturalMediação críticaProcessos colaborativosFormação de professoresArtes visuaisCultural mediationCritical mediationCollaborative processesTeacher trainingVisual artsÀ luz das ideias de Carmen Mörsch, esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre abordagens críticas em mediação cultural por meio do relato do seu próprio autor, um dos mediadores implicados na transição do modelo pedagógico do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), entre 2015 e 2017. A pesquisa analisa tanto a escolha institucional do MASP por romper com o modelo das visitas guiadas, como duas das alternativas a esse modelo de trabalho com escolas, desenvolvidas em paralelo à ruptura, sendo elas projetos colaborativos com escolas e programas de formação e interlocução com professores. Ao longo da análise, saltam alguns fundamentos dessa abordagem crítica, aqui denominados como outras agendas: a produção de memória do trabalho desenvolvido com os públicos; a implicação nas agendas sociais manifestas no entorno dos museus; e a criação de políticas culturais por meio das quais os públicos são entendidos como interlocutores, não como receptores, de modo a abrir os museus para a participação dos públicos na construção das suas narrativas sobre a cultura. Com base nesses fundamentos e nas apostas, conquistas e entraves do trabalho de interlocução entre o MASP e as escolas, a mediação é investigada nesta pesquisa como vetor para a criação de outra ética na relação entre museus e públicos.In the light of the ideas of Carmen Mörsch, this research presents a reflection on critical approaches in cultural mediation through the author's own account, one of the mediators involved in the transition of the pedagogical model of the São Paulo Art Museum Assis Chateaubriand (MASP) between 2015 and 2017. The research analyzes both the institutional choice of MASP to break with the model of guided visits, and two of the alternatives to this model of working with schools, developed in parallel to the rupture, being they collaborative projects with schools and programs of training and interlocution with teachers. Throughout the analysis, some fundamentals of this critical approach, here denominated like other agendas, jump: the production of memory of the work developed with the public; the implication in the social agendas manifest in the surroundings of the museums; and the creation of cultural policies through which audiences are understood as interlocutors, not as recipients, in order to open museums for public participation in the construction of their narratives on culture. Based on these foundations and the bets, achievements and obstacles of the interlocution work between the MASP and the schools, mediation is investigated in this research as a vector for the creation of another ethic in the relationship between museums and publics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Lucas Silva de [UNESP]2019-10-01T18:25:06Z2019-10-01T18:25:06Z2019-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18367300092555733004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:17:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183673Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:10:37.323393Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Outras agendas em mediação cultural
Other agendas in cultural mediation
title Outras agendas em mediação cultural
spellingShingle Outras agendas em mediação cultural
Oliveira, Lucas Silva de [UNESP]
Mediação cultural
Mediação crítica
Processos colaborativos
Formação de professores
Artes visuais
Cultural mediation
Critical mediation
Collaborative processes
Teacher training
Visual arts
title_short Outras agendas em mediação cultural
title_full Outras agendas em mediação cultural
title_fullStr Outras agendas em mediação cultural
title_full_unstemmed Outras agendas em mediação cultural
title_sort Outras agendas em mediação cultural
author Oliveira, Lucas Silva de [UNESP]
author_facet Oliveira, Lucas Silva de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucas Silva de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação cultural
Mediação crítica
Processos colaborativos
Formação de professores
Artes visuais
Cultural mediation
Critical mediation
Collaborative processes
Teacher training
Visual arts
topic Mediação cultural
Mediação crítica
Processos colaborativos
Formação de professores
Artes visuais
Cultural mediation
Critical mediation
Collaborative processes
Teacher training
Visual arts
description À luz das ideias de Carmen Mörsch, esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre abordagens críticas em mediação cultural por meio do relato do seu próprio autor, um dos mediadores implicados na transição do modelo pedagógico do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), entre 2015 e 2017. A pesquisa analisa tanto a escolha institucional do MASP por romper com o modelo das visitas guiadas, como duas das alternativas a esse modelo de trabalho com escolas, desenvolvidas em paralelo à ruptura, sendo elas projetos colaborativos com escolas e programas de formação e interlocução com professores. Ao longo da análise, saltam alguns fundamentos dessa abordagem crítica, aqui denominados como outras agendas: a produção de memória do trabalho desenvolvido com os públicos; a implicação nas agendas sociais manifestas no entorno dos museus; e a criação de políticas culturais por meio das quais os públicos são entendidos como interlocutores, não como receptores, de modo a abrir os museus para a participação dos públicos na construção das suas narrativas sobre a cultura. Com base nesses fundamentos e nas apostas, conquistas e entraves do trabalho de interlocução entre o MASP e as escolas, a mediação é investigada nesta pesquisa como vetor para a criação de outra ética na relação entre museus e públicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T18:25:06Z
2019-10-01T18:25:06Z
2019-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183673
000925557
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/183673
identifier_str_mv 000925557
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129293987872768