Intervenção em estresse, enfrentamento e habilidades sociais: desempenho de estudantes do ensino médio profissionalizante no ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191318
Resumo: O estresse corresponde a um processo que auxilia o ser humano a se adaptar às mudanças e às situações desafiadoras, fazendo-se presente no cotidiano das pessoas, especialmente na adolescência, período do ciclo vital marcado por profundas mudanças e instabilidade emocional. Diante das adversidades, os indivíduos utilizam estratégias de enfrentamento, as quais consistem em recursos, cognitivos e comportamentais, para lidar com situações que avaliam como estressoras. Se utilizados adequadamente, estes mecanismos auxiliam na eliminação ou na redução do estresse. Igualmente importantes, as habilidades sociais podem auxiliar os estudantes, pois facilitam os relacionamentos sociais, favorecem a aceitação pelos pares, contribuindo na redução do estresse e no ajustamento escolar. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de uma intervenção, voltada ao manejo do estresse, estratégias de enfrentamento e habilidades sociais, no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio, em estudantes do ensino médio profissionalizante. Participaram do estudo 113 estudantes, de ambos os sexos, de uma escola estadual profissionalizante, do interior do estado de São Paulo, dos quais 49 eram alunos regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio, compondo o Grupo Experimental, com previsão de término desta modalidade no mesmo ano. Os outros 64 estudantes cursavam o 3º ano da mesma modalidade, do ano antecedente, também na condição de concluintes, os quais compuseram o Grupo Controle. Os participantes de ambos os grupos responderam, além de um questionário de dados sociodemográficos, aos seguintes instrumentos, aplicados em dois momentos, pré e pós-teste: Inventário de Sintomas de Stress, Inventário de Estratégias de Coping e Inventário de Habilidades Sociais. Os estudantes do Grupo Experimental participaram de uma intervenção voltada ao manejo do estresse, ao desenvolvimento das estratégias de enfrentamento e ao domínio das habilidades sociais, a qual foi desenvolvida na ocasião em que os mesmos cursavam o 3º e último ano de sua formação. As médias do Exame, de ambos os grupos, foram consideradas na análise e comparação dos dados. Para análise das diferenças de respostas no pré e pós-teste e no desempenho do Exame, em ambas os grupos, foi utilizado o teste estatístico t de Student. O teste de Pearson, foi aplicado para verificar correlação entre os diferentes construtos no pós-teste e entre as médias do ENEM. A regressão linear também foi utilizada para predizer o melhor desempenho, nos grupos, considerando os instrumentos e as habilidades investigadas. Os resultados sinalizaram que o estresse elevado, dentre os participantes do Grupo Experimental, os quais apresentaram as melhores médias no ENEM, parece não estar necessariamente relacionada a baixo desempenho escolar, sugerindo que outros fatores devem ser levados em consideração nesta relação. Os achados evidenciaram uma correlação negativa significativa entre estresse e habilidades sociais no Grupo Experimental, evidenciando que quanto maior o primeiro, menor a frequência de habilidades sociais. Os resultados da regressão não alcançaram relevância estatística, mas indicaram que no Grupo Experimental o Fator 4 (Auto-exposição a desconhecidos e Situações Novas) foi o modelo que melhor pode predizer as médias mais elevadas no Exame; enquanto que no Grupo Controle, o melhor modelo correspondeu ao Fator 5 (Autocontrole da agressividade a situações aversivas) e à estratégia de Afastamento do Coping. Embora os achados estatísticos não tenham comprovado que as melhores médias no ENEM, pelo Grupo Experimental, foram impactadas pelo Programa de Intervenção, ressalta-se a importância de intervenções psicológicas, ofertadas no contexto escolar, preferencialmente conduzidas por profissionais da Psicologia, as quais podem auxiliar no desenvolvimento de competências necessárias aos adolescentes.
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Igualmente importantes, as habilidades sociais podem auxiliar os estudantes, pois facilitam os relacionamentos sociais, favorecem a aceitação pelos pares, contribuindo na redução do estresse e no ajustamento escolar. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de uma intervenção, voltada ao manejo do estresse, estratégias de enfrentamento e habilidades sociais, no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio, em estudantes do ensino médio profissionalizante. Participaram do estudo 113 estudantes, de ambos os sexos, de uma escola estadual profissionalizante, do interior do estado de São Paulo, dos quais 49 eram alunos regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio, compondo o Grupo Experimental, com previsão de término desta modalidade no mesmo ano. Os outros 64 estudantes cursavam o 3º ano da mesma modalidade, do ano antecedente, também na condição de concluintes, os quais compuseram o Grupo Controle. Os participantes de ambos os grupos responderam, além de um questionário de dados sociodemográficos, aos seguintes instrumentos, aplicados em dois momentos, pré e pós-teste: Inventário de Sintomas de Stress, Inventário de Estratégias de Coping e Inventário de Habilidades Sociais. Os estudantes do Grupo Experimental participaram de uma intervenção voltada ao manejo do estresse, ao desenvolvimento das estratégias de enfrentamento e ao domínio das habilidades sociais, a qual foi desenvolvida na ocasião em que os mesmos cursavam o 3º e último ano de sua formação. As médias do Exame, de ambos os grupos, foram consideradas na análise e comparação dos dados. Para análise das diferenças de respostas no pré e pós-teste e no desempenho do Exame, em ambas os grupos, foi utilizado o teste estatístico t de Student. O teste de Pearson, foi aplicado para verificar correlação entre os diferentes construtos no pós-teste e entre as médias do ENEM. A regressão linear também foi utilizada para predizer o melhor desempenho, nos grupos, considerando os instrumentos e as habilidades investigadas. Os resultados sinalizaram que o estresse elevado, dentre os participantes do Grupo Experimental, os quais apresentaram as melhores médias no ENEM, parece não estar necessariamente relacionada a baixo desempenho escolar, sugerindo que outros fatores devem ser levados em consideração nesta relação. Os achados evidenciaram uma correlação negativa significativa entre estresse e habilidades sociais no Grupo Experimental, evidenciando que quanto maior o primeiro, menor a frequência de habilidades sociais. Os resultados da regressão não alcançaram relevância estatística, mas indicaram que no Grupo Experimental o Fator 4 (Auto-exposição a desconhecidos e Situações Novas) foi o modelo que melhor pode predizer as médias mais elevadas no Exame; enquanto que no Grupo Controle, o melhor modelo correspondeu ao Fator 5 (Autocontrole da agressividade a situações aversivas) e à estratégia de Afastamento do Coping. Embora os achados estatísticos não tenham comprovado que as melhores médias no ENEM, pelo Grupo Experimental, foram impactadas pelo Programa de Intervenção, ressalta-se a importância de intervenções psicológicas, ofertadas no contexto escolar, preferencialmente conduzidas por profissionais da Psicologia, as quais podem auxiliar no desenvolvimento de competências necessárias aos adolescentes.Abstract: Stress is a process that helps human beings adapt to changing and challenging situations, being present in people's daily lives, especially in adolescence, a period of the life cycle marked by profound changes and emotional instability. Faced with adversity, individuals use coping strategies, which consist of resources, cognitive and behavioral, to deal with situations that they evaluate as stressors. If properly used, these mechanisms help eliminate or reduce stress. Equally important, social skills can help students by facilitating social relationships, fostering peer acceptance, contributing to stress reduction and school adjustment. Thus, the present study aimed to investigate the effects of an intervention focused on stress management, coping strategies and social skills on the performance of the National High School Examination in vocational high school students. A total of 113 male and female students from a state vocational school in the interior of the state of São Paulo participated in the study. Of these, 49 were students enrolled in the 3rd year of the Integrated High School Education, making up the Experimental Group end of this modality in the same year. The other 64 students were in the 3rd year of the same modality, from the previous year, also as graduates, who made up the Control Group. Participants from both groups answered, in addition to a sociodemographic questionnaire, the following instruments, applied at two times, pre and post-test: Stress Symptom Inventory, Coping Strategies Inventory and Social Skills Inventory. Students from the Experimental Group participated in an intervention focused on stress management, the development of coping strategies and the mastery of social skills, which was developed when they were in the 3rd and final years of their education. Examination averages for both groups were considered in the analysis and comparison of data. For analysis of differences in pre and post-test responses and Exam performance in both groups, the Student's t-test was used. Pearson's test was applied to verify correlation between the different constructs in the post-test and between the ENEM means. Linear regression was also used to predict the best performance in the groups, considering the instruments and skills investigated. The results indicated that high stress among the participants of the Experimental Group, which presented the best averages in ENEM, does not seem to be necessarily related to poor school performance, suggesting that other factors should be taken into account in this relationship. The findings showed a significant negative correlation between stress and social skills in the Experimental Group, showing that the higher the former, the lower the frequency of social skills. Regression results did not reach statistical significance, but indicated that in Experimental Group Factor 4 (Self-exposure to unknowns and new situations) was the model that can best predict the highest means in the Examination; while in the Control Group, the best model corresponded to Factor 5 (Self-control of aggression to aversive situations) and the Coping Away strategy. Although the statistical findings did not prove that the best ENEM averages by the Experimental Group were impacted by the Intervention Program, the importance of psychological interventions offered in the school context is emphasized, preferably conducted by Psychology professionals, which may help in the development of skills needed by adolescents.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calais, Sandra Leal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi2020-01-10T12:30:07Z2020-01-10T12:30:07Z2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19131800092827733004056085P023126852548136590000-0001-5704-4643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:07:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-16T06:07:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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