Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedersen, Marina [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202208
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de análise o ensino de Sociologia e suas correlações com as temáticas de sexualidade e diversidade sexual. A disciplina de Sociologia, presente nas três séries do ensino médio, se propõe a despertar o pensamento sociológico nos estudantes, mediante processos de estranhamento e desnaturalização dos fenômenos e relações sociais. Nesse contexto, nosso pressuposto é que professores da área, por meio da prática pedagógica, podem contribuir para desnaturalizar concepções já enraizadas nos estudantes acerca da sexualidade e diversidade sexual, podendo atuar ativamente no combate à homofobia. A escola é um espaço onde muitos jovens podem descobrir, desenvolver e explorar suas sexualidades. Entretanto, para a sociedade heteronormativa, a única sexualidade válida é orientada pela heterossexualidade – relacionamentos afetivos e/ou sexuais entre pessoas de sexos diferentes – e toda outra forma que escape desse modelo é considerada anormal. Entendendo que a homofobia, enquanto hostilidade contra pessoas não heterossexuais, em muitas situações é consentida e até mesmo reproduzida na escola – em suas práticas, metodologias, materiais didáticos, currículo – buscamos compreender a forma que professores e as aulas de Sociologia podem ser agentes no combate à homofobia e outras formas de discriminação e violência relacionadas à sexualidade dentro do ambiente escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e questionários para coleta de dados, tendo em vista a possibilidade de identificar opiniões de professores de Sociologia de Araraquara-SP sobre sexualidade, diversidade sexual e a sua presença nas aulas que ministram. Os dados evidenciam que os professores pesquisados entendem a sexualidade como um conjunto relativamente amplo de características, não a reduzindo à prática sexual, e que todos abordam temáticas relacionadas à sexualidade e diversidade sexual em suas aulas. Identificamos que os professores compreendem que a Sociologia é uma disciplina que tem a potencialidade de desconstruir e desnaturalizar concepções, preconceitos e tabus enraizados em nossa sociedade, inclusive os de caráter sexual. Desta forma, indicam que é pertinente e importante que a Sociologia aborde questões relacionadas à temática desta investigação, bem como que ela pode ser utilizada para o combate a discriminações e prevenção de violência dentro do espaço escolar, por meio da desnaturalização de preconceitos e concepções do senso comum.
id UNSP_f2b88d4471722e75ade20856c1d54d28
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202208
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobiaHeteronormativity and homophia at school: intersections between sociology teaching and sex education to fight homophobiaEnsino de sociologiaSexualidadeDiversidade sexualHomofobiaHeteronormatividadeTeaching sociologySexualitySexual diversityHomophobiaHeteronormativityEnseignement de la sociologieSexualitéDiversité sexuelleHomophobieHétéronormativitéO presente trabalho tem como objeto de análise o ensino de Sociologia e suas correlações com as temáticas de sexualidade e diversidade sexual. A disciplina de Sociologia, presente nas três séries do ensino médio, se propõe a despertar o pensamento sociológico nos estudantes, mediante processos de estranhamento e desnaturalização dos fenômenos e relações sociais. Nesse contexto, nosso pressuposto é que professores da área, por meio da prática pedagógica, podem contribuir para desnaturalizar concepções já enraizadas nos estudantes acerca da sexualidade e diversidade sexual, podendo atuar ativamente no combate à homofobia. A escola é um espaço onde muitos jovens podem descobrir, desenvolver e explorar suas sexualidades. Entretanto, para a sociedade heteronormativa, a única sexualidade válida é orientada pela heterossexualidade – relacionamentos afetivos e/ou sexuais entre pessoas de sexos diferentes – e toda outra forma que escape desse modelo é considerada anormal. Entendendo que a homofobia, enquanto hostilidade contra pessoas não heterossexuais, em muitas situações é consentida e até mesmo reproduzida na escola – em suas práticas, metodologias, materiais didáticos, currículo – buscamos compreender a forma que professores e as aulas de Sociologia podem ser agentes no combate à homofobia e outras formas de discriminação e violência relacionadas à sexualidade dentro do ambiente escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e questionários para coleta de dados, tendo em vista a possibilidade de identificar opiniões de professores de Sociologia de Araraquara-SP sobre sexualidade, diversidade sexual e a sua presença nas aulas que ministram. Os dados evidenciam que os professores pesquisados entendem a sexualidade como um conjunto relativamente amplo de características, não a reduzindo à prática sexual, e que todos abordam temáticas relacionadas à sexualidade e diversidade sexual em suas aulas. Identificamos que os professores compreendem que a Sociologia é uma disciplina que tem a potencialidade de desconstruir e desnaturalizar concepções, preconceitos e tabus enraizados em nossa sociedade, inclusive os de caráter sexual. Desta forma, indicam que é pertinente e importante que a Sociologia aborde questões relacionadas à temática desta investigação, bem como que ela pode ser utilizada para o combate a discriminações e prevenção de violência dentro do espaço escolar, por meio da desnaturalização de preconceitos e concepções do senso comum.The present work has as object of analysis the teaching of Sociology and its correlations with the themes of sexuality and sexual diversity. The Sociology subject, present in the three grades of high school, aims to awaken sociological thinking in students, through processes of estrangement and denaturalization of social phenomena and social relationships. In this context, our assumption is that teachers in this field, through pedagogical practice, can contribute to denaturalize concepts already rooted in students about sexuality and sexual diversity, and can actively act in the fight against homophobia. The school is a space where many young people can discover, develop and explore their sexualities. However, for heteronormative society, the only acceptable sexuality is guided by heterosexuality - affective and/or sexual relationships between people of different sexes - and any other form that escapes this model is considered abnormal. Understanding that homophobia, while hostility against non-heterosexual people, in many situations is allowed and even reproduced at school - in its practices, methodologies, teaching materials, curriculum - we seek to understand the way that teachers and Sociology classes can be agents in the fighting homophobia and other forms of discrimination and violence related to sexuality within the school environment. From a qualitative approach, the research was carried out through bibliographic review and questionnaires for data collection, in view of the possibility of identifying the opinions of teachers of Sociology of Araraquara-SP about sexuality, sexual diversity and their presence in classes they teach. The data show that the teachers surveyed understand sexuality as a relatively broad set of characteristics, not reducing it to sexual practice, and that all address themes related to sexuality and sexual diversity in their classes. We identified that teachers understand that Sociology is a subject that has the potential to deconstruct and denaturalize conceptions, prejudices and taboos rooted in our society, including those of a sexual nature. Thus, they indicate that it is pertinent and important that Sociology addresses issues related to the theme of this investigation, as well as that it can be used to fight discrimination and prevent violence within the school space, through the denaturalization of prejudices and concepts of the common sense.Le présent travail a pour objet d'analyse l'enseignement de la sociologie et ses corrélations avec les thèmes de la sexualité et de la diversité sexuelle. La discipline scolaire Sociologie, présente dans les trois niveaux du lycée, vise à éveiller la pensée sociologique chez les élèves, à travers des processus d’éloignement et de dénaturalisation des phénomènes et de relations sociaux. Dans ce contexte, notre hypothèse est que les enseignants de ce domaine, à travers la pratique pédagogique, peuvent contribuer à dénaturaliser des concepts déjà enracinés chez les élèves sur la sexualité et la diversité sexuelle, et peuvent agir activement dans la lutte contre l'homophobie. L'école est un espace où de nombreux jeunes peuvent découvrir, développer et explorer leurs sexualités. Cependant, pour la société hétéronormative, la seule sexualité valable est guidée par l'hétérosexualité - relations affectives et / ou sexuelles entre personnes de sexe différent - et toute autre forme qui échappe à ce modèle est considérée comme anormale. Comprenant que l'homophobie, tandis que l'hostilité contre les personnes non hétérosexuelles, dans de nombreuses situations est autorisée et même reproduite à l'école - dans ses pratiques, ses méthodologies, son matériel pédagogique, son programme - nous cherchons à comprendre la manière dont les enseignants et les classes de sociologie peuvent être des agents lutter contre l'homophobie et d'autres formes de discrimination et de violence liées à la sexualité en milieu scolaire. D'une approche qualitative, la recherche a été menée à travers une revue bibliographique et des questionnaires pour la collecte de données, en vue de la possibilité d'identifier les opinions des enseignants de sociologie d'Araraquara-SP sur la sexualité, la diversité sexuelle et leur présence dans ses classes. Les données montrent que les enseignants interrogés comprennent la sexualité comme un ensemble relativement large de caractéristiques, sans la réduire à la pratique sexuelle, et que tous abordent des thèmes liés à la sexualité et à la diversité sexuelle dans leurs classes. Nous avons identifié que les enseignants comprennent que la sociologie est une discipline qui a le potentiel de déconstruire et de dénaturaliser les conceptions, les préjugés et les tabous enracinés dans notre société, y compris ceux de nature sexuelle. Ainsi, ils indiquent qu'il est pertinent et important que la sociologie aborde les questions liées au thème de cette enquête, ainsi que qu'elle puisse être utilisée pour lutter contre la discrimination et prévenir la violence dans l'espace scolaire, à travers la dénaturalisation des préjugés et des concepts de la bon sens.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Daniel Henrique [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedersen, Marina [UNESP]2020-12-23T12:21:59Z2020-12-23T12:21:59Z2020-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20220825016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202208Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
Heteronormativity and homophia at school: intersections between sociology teaching and sex education to fight homophobia
title Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
spellingShingle Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
Pedersen, Marina [UNESP]
Ensino de sociologia
Sexualidade
Diversidade sexual
Homofobia
Heteronormatividade
Teaching sociology
Sexuality
Sexual diversity
Homophobia
Heteronormativity
Enseignement de la sociologie
Sexualité
Diversité sexuelle
Homophobie
Hétéronormativité
title_short Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
title_full Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
title_fullStr Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
title_full_unstemmed Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
title_sort Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
author Pedersen, Marina [UNESP]
author_facet Pedersen, Marina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Daniel Henrique [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedersen, Marina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Sexualidade
Diversidade sexual
Homofobia
Heteronormatividade
Teaching sociology
Sexuality
Sexual diversity
Homophobia
Heteronormativity
Enseignement de la sociologie
Sexualité
Diversité sexuelle
Homophobie
Hétéronormativité
topic Ensino de sociologia
Sexualidade
Diversidade sexual
Homofobia
Heteronormatividade
Teaching sociology
Sexuality
Sexual diversity
Homophobia
Heteronormativity
Enseignement de la sociologie
Sexualité
Diversité sexuelle
Homophobie
Hétéronormativité
description O presente trabalho tem como objeto de análise o ensino de Sociologia e suas correlações com as temáticas de sexualidade e diversidade sexual. A disciplina de Sociologia, presente nas três séries do ensino médio, se propõe a despertar o pensamento sociológico nos estudantes, mediante processos de estranhamento e desnaturalização dos fenômenos e relações sociais. Nesse contexto, nosso pressuposto é que professores da área, por meio da prática pedagógica, podem contribuir para desnaturalizar concepções já enraizadas nos estudantes acerca da sexualidade e diversidade sexual, podendo atuar ativamente no combate à homofobia. A escola é um espaço onde muitos jovens podem descobrir, desenvolver e explorar suas sexualidades. Entretanto, para a sociedade heteronormativa, a única sexualidade válida é orientada pela heterossexualidade – relacionamentos afetivos e/ou sexuais entre pessoas de sexos diferentes – e toda outra forma que escape desse modelo é considerada anormal. Entendendo que a homofobia, enquanto hostilidade contra pessoas não heterossexuais, em muitas situações é consentida e até mesmo reproduzida na escola – em suas práticas, metodologias, materiais didáticos, currículo – buscamos compreender a forma que professores e as aulas de Sociologia podem ser agentes no combate à homofobia e outras formas de discriminação e violência relacionadas à sexualidade dentro do ambiente escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e questionários para coleta de dados, tendo em vista a possibilidade de identificar opiniões de professores de Sociologia de Araraquara-SP sobre sexualidade, diversidade sexual e a sua presença nas aulas que ministram. Os dados evidenciam que os professores pesquisados entendem a sexualidade como um conjunto relativamente amplo de características, não a reduzindo à prática sexual, e que todos abordam temáticas relacionadas à sexualidade e diversidade sexual em suas aulas. Identificamos que os professores compreendem que a Sociologia é uma disciplina que tem a potencialidade de desconstruir e desnaturalizar concepções, preconceitos e tabus enraizados em nossa sociedade, inclusive os de caráter sexual. Desta forma, indicam que é pertinente e importante que a Sociologia aborde questões relacionadas à temática desta investigação, bem como que ela pode ser utilizada para o combate a discriminações e prevenção de violência dentro do espaço escolar, por meio da desnaturalização de preconceitos e concepções do senso comum.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23T12:21:59Z
2020-12-23T12:21:59Z
2020-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202208
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/202208
identifier_str_mv 25016016039P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128196331175936