Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Klesia Bezerra de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP], Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ==
http://hdl.handle.net/11449/146971
Resumo: Introdução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui.
id UNSP_f2c2892e69226032398ee89fc0a91199
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146971
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escolaPatrimônioCulturaAntropologiaArqueologiaEnsinoMuseuIntrodução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Klesia Bezerra de [UNESP]Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP]Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP]2017-01-02T15:40:07Z2017-01-02T15:40:07Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09645application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110http://hdl.handle.net/11449/1469712013-09645-moura.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:36:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-20T06:36:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
title Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
spellingShingle Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
Moura, Klesia Bezerra de [UNESP]
Patrimônio
Cultura
Antropologia
Arqueologia
Ensino
Museu
title_short Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
title_full Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
title_fullStr Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
title_full_unstemmed Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
title_sort Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
author Moura, Klesia Bezerra de [UNESP]
author_facet Moura, Klesia Bezerra de [UNESP]
Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP]
Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP]
author_role author
author2 Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP]
Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Klesia Bezerra de [UNESP]
Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP]
Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio
Cultura
Antropologia
Arqueologia
Ensino
Museu
topic Patrimônio
Cultura
Antropologia
Arqueologia
Ensino
Museu
description Introdução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:07Z
2017-01-02T15:40:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110
http://hdl.handle.net/11449/146971
2013-09645-moura.pdf
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ==
http://hdl.handle.net/11449/146971
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110
2013-09645-moura.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09645
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965678267006976