Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ== http://hdl.handle.net/11449/146971 |
Resumo: | Introdução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui. |
id |
UNSP_f2c2892e69226032398ee89fc0a91199 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146971 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escolaPatrimônioCulturaAntropologiaArqueologiaEnsinoMuseuIntrodução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Klesia Bezerra de [UNESP]Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP]Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP]2017-01-02T15:40:07Z2017-01-02T15:40:07Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09645application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110http://hdl.handle.net/11449/1469712013-09645-moura.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:36:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146971Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-20T06:36:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola |
title |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola |
spellingShingle |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola Moura, Klesia Bezerra de [UNESP] Patrimônio Cultura Antropologia Arqueologia Ensino Museu |
title_short |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola |
title_full |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola |
title_fullStr |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola |
title_full_unstemmed |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola |
title_sort |
Cultura é currículo: lugares de aprender, a escola sai da escola |
author |
Moura, Klesia Bezerra de [UNESP] |
author_facet |
Moura, Klesia Bezerra de [UNESP] Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP] Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP] Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Klesia Bezerra de [UNESP] Schulz, Pamela Bozelli Bonilha [UNESP] Silva, Wellington Fernando Augusto da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio Cultura Antropologia Arqueologia Ensino Museu |
topic |
Patrimônio Cultura Antropologia Arqueologia Ensino Museu |
description |
Introdução: O programa "Cultura é Currículo" integra um conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo através da FDE. Não basta que estes alunos apenas assistam aos espetáculos ou visitas, mas é necessário que estas situações sejam inseridas no currículo escolar de forma planejada. Tendo em vista o objetivo desse Projeto, o Museu da Faculdade de Ciências e Tecnologia/CEMAARQ, oferece às visitas atrativos que estão sendo disponibilizados aos alunos da rede estadual das instituições que participam do projeto "Lugares de Aprender". Desde o ano de 2009 o CEMAARQ passou a integrar um dos lugares estabelecidos pela FDE para a parceria, justamente por se tratar de um espaço para conhecimento organizado sobre aspectos da vida social, política, cultural e econômica de uma cultura. Ou seja, faz jus aos objetivos estabelecidos pela fundação. Objetivos: O programa "Cultura é Currículo" integra o conjunto de ações que tem como principais objetivos:- levar os alunos a conhecerem lugares que tragam uma bagagem cultural e de conhecimento que acrescentem e ampliem os horizontes de aprendizado dos mesmos. - O centro de museologia contém, em seu acervo, materiais pertencentes a períodos pré-históricos, tais como o período da "Pedra Lascada", "Pedra Polida" e "Idade do Bronze", bem como históricos, com objetos antropológicos de diversas tribos indígenas, além de materiais paleontológicos do período mezosóico.- Com esse acervo, junto com as explicações e monitoramento dos estagiários de forma didática, leva-se ao aluno uma quantidade muito grande de conhecimento sobre tais assuntos. - democratizar o acesso de professores e alunos ao patrimônio cultural, dentre outros. Métodos: O CEMAARQ desenvolve atividades voltadas a receber os alunos do FDE, que consistem na "Visita Monitorada ao Museu", "Manuseio das Peças Arqueológicas", jogos e brincadeiras (campo minado, quizz, teatro de fantoches) e apresentações de documentários relacionados à cultura indígena. Também são elaboradas "Avaliações de visita" destinadas aos professores. Resultados e discussões: Por ser a cultura parte integrante das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam os patrimônios, como também que a eles tenham acesso. Dessa forma, tendo em vista uma formação plural, este projeto vem oferecendo, com muita propriedade, oportunidades para que alunos e professores da rede pública usufruam dos equipamentos culturais disponíveis na cidade. No 1° semestre de 2013, contou-se com a presença de 2353 alunos da rede estadual, provindos do projeto "FDE". Pode-se perceber a grande importância e efetividade que esse projeto possui. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:07Z 2017-01-02T15:40:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110 http://hdl.handle.net/11449/146971 2013-09645-moura.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTY0NQ== http://hdl.handle.net/11449/146971 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 10110 2013-09645-moura.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09645 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965678267006976 |