A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144306
Resumo: O romance O outro pé da sereia (2006), do escritor moçambicano Mia Couto, evidencia na composição de sua estrutura uma proposta de revisitação do passado distante ou recente, por meio de uma escrita simbiótica em que poesia e crítica harmonicamente dão o tom do diálogo que a ficção instaura com eventos que marcaram a História de Moçambique. Nessa via de repaginação, o ficcionista adota como procedimento de escrita a inserção de elementos que têm significação extratextual na composição da trama romanesca. A partir dessa moldura enunciativa, este estudo investiga como se estabelece a relação de hipertextualidade entre o romance e o texto historiográfico da carta de Luiz de Froes de 1562. Com base na hipótese de que a narrativa em O outro pé da sereia constitui-se nos princípios da hipertextualidade, o foco da tese volta-se para a análise das conexões entre a construção estrutural da obra e o esquema de ação presente no texto historiográfico. O percurso investigativo adotado desenvolve-se com a análise dos recursos mobilizados para a configuração de tempos, espaços e personagens que estruturam o romance. O conceito de hipertextualidade, estruturado por Gérard Genette como o objeto de palimpsesto, será utilizado como aporte teórico para fundamentar o processo de derivação textual que se instaura entre os textos.
id UNSP_f2d65f4185bf176f6fe46ba6bf92da7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144306
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsestoThe hypertextuality in Mia Couto´s O Outro Pé da Sereia: palimpsest writingFicçãoHistoriografiaEstruturaHipertextualidadeO outro pé da sereiaFictionHistoriographyHypertextualityThe mermaid's other footO romance O outro pé da sereia (2006), do escritor moçambicano Mia Couto, evidencia na composição de sua estrutura uma proposta de revisitação do passado distante ou recente, por meio de uma escrita simbiótica em que poesia e crítica harmonicamente dão o tom do diálogo que a ficção instaura com eventos que marcaram a História de Moçambique. Nessa via de repaginação, o ficcionista adota como procedimento de escrita a inserção de elementos que têm significação extratextual na composição da trama romanesca. A partir dessa moldura enunciativa, este estudo investiga como se estabelece a relação de hipertextualidade entre o romance e o texto historiográfico da carta de Luiz de Froes de 1562. Com base na hipótese de que a narrativa em O outro pé da sereia constitui-se nos princípios da hipertextualidade, o foco da tese volta-se para a análise das conexões entre a construção estrutural da obra e o esquema de ação presente no texto historiográfico. O percurso investigativo adotado desenvolve-se com a análise dos recursos mobilizados para a configuração de tempos, espaços e personagens que estruturam o romance. O conceito de hipertextualidade, estruturado por Gérard Genette como o objeto de palimpsesto, será utilizado como aporte teórico para fundamentar o processo de derivação textual que se instaura entre os textos.The structure of the novel The Mermaid's Other Foot (2006), by Mozambican writer Mia Couto, reveals a proposal for revisiting the distant or recent past. This is achieved through a symbiotic writing in which poetry and criticism harmonically set the tone of the dialogue established by fiction with events that marked the history of Mozambique. In this redesigning way, the fiction writer adopts as a writing procedure the insertion of elements which have extra-textual significance in the composition of plot. Based on this expository frame, in this study we investigate how the hypertextual relationship between the novel and Luiz de Froes´s 1562 historiographical text is established. Based on the assumption that the narrative The Mermaid´s Other Foot is constituted on the principles the hyper-textuality, our thesis focuses on the connections between the structural construction of the work and the present action scheme in the historiographical text. Our investigative route is developed with the analysis of the resources mobilized for the time, space and characters setting which shape the novel. The concept of hyper-textuality, structured by Gerard Genette as palimpsest object will be used as theoretical basis to support the process of textual derivation which is established between the texts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Orlando Nunes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira [UNESP]2016-10-05T16:39:55Z2016-10-05T16:39:55Z2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14430600087364333004153015P24022601764185868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T06:54:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144306Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:04:22.859015Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto
The hypertextuality in Mia Couto´s O Outro Pé da Sereia: palimpsest writing
title A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto
spellingShingle A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto
Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira [UNESP]
Ficção
Historiografia
Estrutura
Hipertextualidade
O outro pé da sereia
Fiction
Historiography
Hypertextuality
The mermaid's other foot
title_short A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto
title_full A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto
title_fullStr A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto
title_full_unstemmed A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto
title_sort A hipertextualidade em O outro pé da sereia: uma escrita em palimpsesto
author Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira [UNESP]
author_facet Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Orlando Nunes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Maria de Fátima Castro de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção
Historiografia
Estrutura
Hipertextualidade
O outro pé da sereia
Fiction
Historiography
Hypertextuality
The mermaid's other foot
topic Ficção
Historiografia
Estrutura
Hipertextualidade
O outro pé da sereia
Fiction
Historiography
Hypertextuality
The mermaid's other foot
description O romance O outro pé da sereia (2006), do escritor moçambicano Mia Couto, evidencia na composição de sua estrutura uma proposta de revisitação do passado distante ou recente, por meio de uma escrita simbiótica em que poesia e crítica harmonicamente dão o tom do diálogo que a ficção instaura com eventos que marcaram a História de Moçambique. Nessa via de repaginação, o ficcionista adota como procedimento de escrita a inserção de elementos que têm significação extratextual na composição da trama romanesca. A partir dessa moldura enunciativa, este estudo investiga como se estabelece a relação de hipertextualidade entre o romance e o texto historiográfico da carta de Luiz de Froes de 1562. Com base na hipótese de que a narrativa em O outro pé da sereia constitui-se nos princípios da hipertextualidade, o foco da tese volta-se para a análise das conexões entre a construção estrutural da obra e o esquema de ação presente no texto historiográfico. O percurso investigativo adotado desenvolve-se com a análise dos recursos mobilizados para a configuração de tempos, espaços e personagens que estruturam o romance. O conceito de hipertextualidade, estruturado por Gérard Genette como o objeto de palimpsesto, será utilizado como aporte teórico para fundamentar o processo de derivação textual que se instaura entre os textos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-05T16:39:55Z
2016-10-05T16:39:55Z
2016-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144306
000873643
33004153015P2
4022601764185868
url http://hdl.handle.net/11449/144306
identifier_str_mv 000873643
33004153015P2
4022601764185868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129579862196224