Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zafani, Mariana Dutra, Faria, Maria das Graças Abreu de, Magalhães, Lívia de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14114
http://hdl.handle.net/11449/114820
Resumo: Objetivou-se verificar sob a ótica do professor se a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo – Versão Escolar (School - Version of the Assessment of Motor and Process Skills - School-AMPS) aplicada aos alunos com deficiência física prediz o desempenho do aluno observado em sala de aula. Participaram dez crianças com deficiência física, entre quatro e oito anos de idade, e seus respectivos educadores. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças em ambiente clínico durante a realização de tarefas pré-determinadas, com base na versão brasileira da School-AMPS. Aos educadores foi apresentado um relatório de avaliação da criança e aplicado um questionário composto por três questões. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados apontaram que a School-AMPS possibilitou identificar se o desempenho da criança foi, na sua maioria, considerado deficitário, satisfatório ou intermediário e, sobretudo, possibilitou analisar o desempenho a partir da percepção da relação existente entre demandas da pessoa, da tarefa e do ambiente. Os educadores consideraram que o relatório de avaliação apresentado prediz de forma compatível o desempenho do aluno observado em sala de aula. Consideraram viáveis os recursos pedagógicos adaptados e as sugestões de estratégias para minimizar e/ou superar as dificuldades observadas no desempenho do aluno. Conclui-se que a versão brasileira da School-AMPS tem potencial como medida de desempenho funcional em crianças com deficiência física, entre quatro e oito anos de idade, e pode contribuir para a atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar.
id UNSP_f30948348ce19d2831dca91d74a64b87
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114820
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência físicaTeachers’ perception about the school-version of the assessment of motor and process skills applied to disabled studentsObjetivou-se verificar sob a ótica do professor se a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo – Versão Escolar (School - Version of the Assessment of Motor and Process Skills - School-AMPS) aplicada aos alunos com deficiência física prediz o desempenho do aluno observado em sala de aula. Participaram dez crianças com deficiência física, entre quatro e oito anos de idade, e seus respectivos educadores. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças em ambiente clínico durante a realização de tarefas pré-determinadas, com base na versão brasileira da School-AMPS. Aos educadores foi apresentado um relatório de avaliação da criança e aplicado um questionário composto por três questões. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados apontaram que a School-AMPS possibilitou identificar se o desempenho da criança foi, na sua maioria, considerado deficitário, satisfatório ou intermediário e, sobretudo, possibilitou analisar o desempenho a partir da percepção da relação existente entre demandas da pessoa, da tarefa e do ambiente. Os educadores consideraram que o relatório de avaliação apresentado prediz de forma compatível o desempenho do aluno observado em sala de aula. Consideraram viáveis os recursos pedagógicos adaptados e as sugestões de estratégias para minimizar e/ou superar as dificuldades observadas no desempenho do aluno. Conclui-se que a versão brasileira da School-AMPS tem potencial como medida de desempenho funcional em crianças com deficiência física, entre quatro e oito anos de idade, e pode contribuir para a atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Vicente Ferreira, CEP 175150, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Vicente Ferreira, CEP 175150, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]Zafani, Mariana DutraFaria, Maria das Graças Abreu deMagalhães, Lívia de Castro2015-02-24T13:57:30Z2015-02-24T13:57:30Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article01-09application/pdfhttp://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14114Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, n. Nº1, p. 1-9, 2011.1415-9104http://hdl.handle.net/11449/114820ISSN1415-9104-2011-22-01-01-09.pdf8960960924068731Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114820Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física
Teachers’ perception about the school-version of the assessment of motor and process skills applied to disabled students
title Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física
spellingShingle Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física
Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]
title_short Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física
title_full Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física
title_fullStr Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física
title_full_unstemmed Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física
title_sort Percepção de professores sobre a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo Versão Escolar aplicada aos alunos com deficiência física
author Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]
author_facet Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]
Zafani, Mariana Dutra
Faria, Maria das Graças Abreu de
Magalhães, Lívia de Castro
author_role author
author2 Zafani, Mariana Dutra
Faria, Maria das Graças Abreu de
Magalhães, Lívia de Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
dc.contributor.author.fl_str_mv Baleotti, Luciana Ramos [UNESP]
Zafani, Mariana Dutra
Faria, Maria das Graças Abreu de
Magalhães, Lívia de Castro
description Objetivou-se verificar sob a ótica do professor se a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo – Versão Escolar (School - Version of the Assessment of Motor and Process Skills - School-AMPS) aplicada aos alunos com deficiência física prediz o desempenho do aluno observado em sala de aula. Participaram dez crianças com deficiência física, entre quatro e oito anos de idade, e seus respectivos educadores. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças em ambiente clínico durante a realização de tarefas pré-determinadas, com base na versão brasileira da School-AMPS. Aos educadores foi apresentado um relatório de avaliação da criança e aplicado um questionário composto por três questões. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados apontaram que a School-AMPS possibilitou identificar se o desempenho da criança foi, na sua maioria, considerado deficitário, satisfatório ou intermediário e, sobretudo, possibilitou analisar o desempenho a partir da percepção da relação existente entre demandas da pessoa, da tarefa e do ambiente. Os educadores consideraram que o relatório de avaliação apresentado prediz de forma compatível o desempenho do aluno observado em sala de aula. Consideraram viáveis os recursos pedagógicos adaptados e as sugestões de estratégias para minimizar e/ou superar as dificuldades observadas no desempenho do aluno. Conclui-se que a versão brasileira da School-AMPS tem potencial como medida de desempenho funcional em crianças com deficiência física, entre quatro e oito anos de idade, e pode contribuir para a atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-02-24T13:57:30Z
2015-02-24T13:57:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14114
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, n. Nº1, p. 1-9, 2011.
1415-9104
http://hdl.handle.net/11449/114820
ISSN1415-9104-2011-22-01-01-09.pdf
8960960924068731
url http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14114
http://hdl.handle.net/11449/114820
identifier_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, n. Nº1, p. 1-9, 2011.
1415-9104
ISSN1415-9104-2011-22-01-01-09.pdf
8960960924068731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 01-09
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128112570925056