Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velden, Helena Ferreira Vander [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97443
Resumo: A última década do século XX e o início do novo século são marcaocos pela evolução do movimento de inclusão das pessoas com deficiência e a continuidade da busca pela maximização das formas de integração, oferecendo oportunidades iguais a todos e procurando minimizar os processos de exclusão e discriminalização. Diversos autores tem contribuído para o entendimento da deficiência à luz da Psicologia e, assim, aprimorar os conhecimentos dessa ciência para a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática. Partindo da trajetória da constituição da Psicologia como ciência e como profissão no cenário mundial e no Brasil, passando pelo percurso de surgimento da atenção às pessoas com deficiência no país e considerando as ações destinadas aos psicólogos na atenção a essas pessoas, buscou-se investigar os conteúdos curriculares relacionados à questão da deficiência, ministrados em cursos de formação em Psicologia, procurando analisar se as intenção expressas nos planos de ensino estão em consonância com os eixos estruturantes que articulam conhecimentos, habilidades e competências, contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Para isso, foi realizada uma investigação em documentos (grades curriculares e ementas das disciplinas) dos cursos públicos de Psicologia do país, nos quais procurou-se pelos temas necessidade especial, deficiência, inclusão e excepcional. O material de 36 cursos de Psicologia foi analisada de acordo com categorias previamente estabelecidas, e os resultados mostraram que ainda são predominantes, nas ementas das disciplinas, as intenções classificatórias e conceituais da deficiência, o que pode demonstrar uma disposição para se compreender os fenômenos relacionados à pessoa com deficiência pela base biológica, retirando...
id UNSP_f30e2ffb1d4e17dc91b1d02bd5acf2e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97443
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no paísInclusão socialA última década do século XX e o início do novo século são marcaocos pela evolução do movimento de inclusão das pessoas com deficiência e a continuidade da busca pela maximização das formas de integração, oferecendo oportunidades iguais a todos e procurando minimizar os processos de exclusão e discriminalização. Diversos autores tem contribuído para o entendimento da deficiência à luz da Psicologia e, assim, aprimorar os conhecimentos dessa ciência para a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática. Partindo da trajetória da constituição da Psicologia como ciência e como profissão no cenário mundial e no Brasil, passando pelo percurso de surgimento da atenção às pessoas com deficiência no país e considerando as ações destinadas aos psicólogos na atenção a essas pessoas, buscou-se investigar os conteúdos curriculares relacionados à questão da deficiência, ministrados em cursos de formação em Psicologia, procurando analisar se as intenção expressas nos planos de ensino estão em consonância com os eixos estruturantes que articulam conhecimentos, habilidades e competências, contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Para isso, foi realizada uma investigação em documentos (grades curriculares e ementas das disciplinas) dos cursos públicos de Psicologia do país, nos quais procurou-se pelos temas necessidade especial, deficiência, inclusão e excepcional. O material de 36 cursos de Psicologia foi analisada de acordo com categorias previamente estabelecidas, e os resultados mostraram que ainda são predominantes, nas ementas das disciplinas, as intenções classificatórias e conceituais da deficiência, o que pode demonstrar uma disposição para se compreender os fenômenos relacionados à pessoa com deficiência pela base biológica, retirando...The last decade of the twentieth century and the beginning of the new century are market by the evolution of the inclusion movement for people with disabilities and continuous search for ways of maximizing integration, offering equal opportunities for all seeking to minimize the process of exclusion and discrimination. Several authors have contributed to the understanding of disability in the light of psychology and thus contribute to the knowledge of that science to build a more egalitariam and democratic society. Based on the psychology trajectory as a science and profession on the world stage and in Brazil, through the course of emergence of attention to people with disabilities in the country and considering the actions aimed at psychologists in caring for these people, we sought to investigate the curricular content related to disabiity issues taught in training courses in psychology, trying to analyze whether the intentions expressed in the syllabus are in line with the main principles that articulate knowledge, skills and competencies contained in the National Curriculum, Guidelines for undergraduate courses in Psychology. For this, an investigation was conducted in documents (curricula and descriptions of the subjects) of Psychology public courses in the country in which the subject tried to special need, disability, inclusion and exceptional. The 36 courses material in psychology was analyzed according to previously defined categories, and the results showed that are still prevalent in the menus of disciplines and conceptual intentions qualifying disability, which can demonstrate a willigness to understand the phenomena related to the disabled person biologically based, drawing from psychology understanding of disability as social fact. It also showed the limited research in the area during the graduate education, poor teaching procedures... (Complete abstract click electronic acess below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Velden, Helena Ferreira Vander [UNESP]2014-06-11T19:28:59Z2014-06-11T19:28:59Z2012-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 f.application/pdfVELDEN, Helena Ferreira Vander. Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país. 2012. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/97443000688046velden_hfv_me_bauru.pdf33004056085P03855053449114282Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:20:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97443Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:46:18.737501Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país
title Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país
spellingShingle Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país
Velden, Helena Ferreira Vander [UNESP]
Inclusão social
title_short Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país
title_full Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país
title_fullStr Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país
title_full_unstemmed Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país
title_sort Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país
author Velden, Helena Ferreira Vander [UNESP]
author_facet Velden, Helena Ferreira Vander [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Velden, Helena Ferreira Vander [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
topic Inclusão social
description A última década do século XX e o início do novo século são marcaocos pela evolução do movimento de inclusão das pessoas com deficiência e a continuidade da busca pela maximização das formas de integração, oferecendo oportunidades iguais a todos e procurando minimizar os processos de exclusão e discriminalização. Diversos autores tem contribuído para o entendimento da deficiência à luz da Psicologia e, assim, aprimorar os conhecimentos dessa ciência para a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática. Partindo da trajetória da constituição da Psicologia como ciência e como profissão no cenário mundial e no Brasil, passando pelo percurso de surgimento da atenção às pessoas com deficiência no país e considerando as ações destinadas aos psicólogos na atenção a essas pessoas, buscou-se investigar os conteúdos curriculares relacionados à questão da deficiência, ministrados em cursos de formação em Psicologia, procurando analisar se as intenção expressas nos planos de ensino estão em consonância com os eixos estruturantes que articulam conhecimentos, habilidades e competências, contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Para isso, foi realizada uma investigação em documentos (grades curriculares e ementas das disciplinas) dos cursos públicos de Psicologia do país, nos quais procurou-se pelos temas necessidade especial, deficiência, inclusão e excepcional. O material de 36 cursos de Psicologia foi analisada de acordo com categorias previamente estabelecidas, e os resultados mostraram que ainda são predominantes, nas ementas das disciplinas, as intenções classificatórias e conceituais da deficiência, o que pode demonstrar uma disposição para se compreender os fenômenos relacionados à pessoa com deficiência pela base biológica, retirando...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-29
2014-06-11T19:28:59Z
2014-06-11T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VELDEN, Helena Ferreira Vander. Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país. 2012. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/97443
000688046
velden_hfv_me_bauru.pdf
33004056085P0
3855053449114282
identifier_str_mv VELDEN, Helena Ferreira Vander. Formação de profissionais em psicologia para atenção às pessoas com deficiência: análise de ementários dos cursos públicos de graduação no país. 2012. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000688046
velden_hfv_me_bauru.pdf
33004056085P0
3855053449114282
url http://hdl.handle.net/11449/97443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129116561473536