Uma breve análise da historiografia da educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1571
http://hdl.handle.net/11449/127240
Resumo: O presente artigo teórico procura analisar a educação brasileira enquanto elemento histórico e que hoje se encontra no dilema em seguir uma tendência nacional ou se submeter às regras do mundo globalizado. Para tanto, fazemos uma análise do surgimento da educação na era medieval, pré-moderna, moderna e contemporânea. Por fim questionamos se a educação é ainda uma instituição valorizada ou perdeu seu lugar, tornando-se um espaço desvirtuado.
id UNSP_f342953f690396398b3e4d8a4f1acb02
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127240
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma breve análise da historiografia da educação brasileiraEducaçãoBrasilHistóriaContemporaneidadeO presente artigo teórico procura analisar a educação brasileira enquanto elemento histórico e que hoje se encontra no dilema em seguir uma tendência nacional ou se submeter às regras do mundo globalizado. Para tanto, fazemos uma análise do surgimento da educação na era medieval, pré-moderna, moderna e contemporânea. Por fim questionamos se a educação é ainda uma instituição valorizada ou perdeu seu lugar, tornando-se um espaço desvirtuado.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP]Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP]2015-08-21T17:54:13Z2015-08-21T17:54:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1571Psicopedagogia On Line, 2013.1808-6225http://hdl.handle.net/11449/1272406469904584593174Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicopedagogia On Lineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:27.465365Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
title Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
spellingShingle Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP]
Educação
Brasil
História
Contemporaneidade
title_short Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
title_full Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
title_fullStr Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
title_full_unstemmed Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
title_sort Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
author Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP]
author_facet Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP]
Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP]
Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Brasil
História
Contemporaneidade
topic Educação
Brasil
História
Contemporaneidade
description O presente artigo teórico procura analisar a educação brasileira enquanto elemento histórico e que hoje se encontra no dilema em seguir uma tendência nacional ou se submeter às regras do mundo globalizado. Para tanto, fazemos uma análise do surgimento da educação na era medieval, pré-moderna, moderna e contemporânea. Por fim questionamos se a educação é ainda uma instituição valorizada ou perdeu seu lugar, tornando-se um espaço desvirtuado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-08-21T17:54:13Z
2015-08-21T17:54:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1571
Psicopedagogia On Line, 2013.
1808-6225
http://hdl.handle.net/11449/127240
6469904584593174
url http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1571
http://hdl.handle.net/11449/127240
identifier_str_mv Psicopedagogia On Line, 2013.
1808-6225
6469904584593174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicopedagogia On Line
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128737507540992