Uma breve análise da historiografia da educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1571 http://hdl.handle.net/11449/127240 |
Resumo: | O presente artigo teórico procura analisar a educação brasileira enquanto elemento histórico e que hoje se encontra no dilema em seguir uma tendência nacional ou se submeter às regras do mundo globalizado. Para tanto, fazemos uma análise do surgimento da educação na era medieval, pré-moderna, moderna e contemporânea. Por fim questionamos se a educação é ainda uma instituição valorizada ou perdeu seu lugar, tornando-se um espaço desvirtuado. |
id |
UNSP_f342953f690396398b3e4d8a4f1acb02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127240 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileiraEducaçãoBrasilHistóriaContemporaneidadeO presente artigo teórico procura analisar a educação brasileira enquanto elemento histórico e que hoje se encontra no dilema em seguir uma tendência nacional ou se submeter às regras do mundo globalizado. Para tanto, fazemos uma análise do surgimento da educação na era medieval, pré-moderna, moderna e contemporânea. Por fim questionamos se a educação é ainda uma instituição valorizada ou perdeu seu lugar, tornando-se um espaço desvirtuado.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP]Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP]2015-08-21T17:54:13Z2015-08-21T17:54:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1571Psicopedagogia On Line, 2013.1808-6225http://hdl.handle.net/11449/1272406469904584593174Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicopedagogia On Lineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:00:27.465365Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileira |
title |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileira |
spellingShingle |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileira Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP] Educação Brasil História Contemporaneidade |
title_short |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileira |
title_full |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileira |
title_fullStr |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileira |
title_full_unstemmed |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileira |
title_sort |
Uma breve análise da historiografia da educação brasileira |
author |
Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP] Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonio Carlos Barbosa da [UNESP] Silva, Marina Coimbra Casadei Barbosa da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Brasil História Contemporaneidade |
topic |
Educação Brasil História Contemporaneidade |
description |
O presente artigo teórico procura analisar a educação brasileira enquanto elemento histórico e que hoje se encontra no dilema em seguir uma tendência nacional ou se submeter às regras do mundo globalizado. Para tanto, fazemos uma análise do surgimento da educação na era medieval, pré-moderna, moderna e contemporânea. Por fim questionamos se a educação é ainda uma instituição valorizada ou perdeu seu lugar, tornando-se um espaço desvirtuado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-08-21T17:54:13Z 2015-08-21T17:54:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1571 Psicopedagogia On Line, 2013. 1808-6225 http://hdl.handle.net/11449/127240 6469904584593174 |
url |
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1571 http://hdl.handle.net/11449/127240 |
identifier_str_mv |
Psicopedagogia On Line, 2013. 1808-6225 6469904584593174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicopedagogia On Line |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128737507540992 |