Horta escolar: uma experiência em educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Meio_Ambiente/Trabalho25.htm http://hdl.handle.net/11449/148133 |
Resumo: | O Projeto é desenvolvido na E.E.E.F. "Prof. Américo Virgínio dos Santos", em Botucatu - SP, desde 1988. Implica na implantação e manejo de uma horta escolar, em área de cerca de 400 m2, na qual são produzidas diversas espécies de hortaliças. Integra a atividade cerca de 70 crianças, sob a orientação de acadêmicos da Faculdade de Ciências Agronômicas Juliana Maria Galvão Wolff, Fábio Scudeler e Guilherme Fleury de Oliveira, que se encarregam da transmissão de técnicas apropriadas a uma horta escolar envolvendo o trabalho conjunto com crianças, portanto sem utilização de agrotóxicos. O Projeto é coordenado pelos professores Doutor Elias José Simon, da FCA e Maria Isolda Wagner Simon da Unidade de Ensino, sendo financiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da UNESP. São objetivos do Projeto: (a) diminuir a distância entre Universidade e Sociedade, propiciando ao universitário a vivência e participação na solução de problemas concretos; (b) colaborar para a melhoria da alimentação dos alunos da rede; (c) despertar o interesse das crianças pela questão ambiental e preservação dos recursos ambientais. O espaço da horta escolar é trabalhado como base para a prática crítica do ensino-aprendizagem, viabilizando o contato da pesquisa com a demanda social concreta. Como atividade pedagógica extra-classe, o trabalho na horta escolar, além de obter uma produção, envolve ainda a preparação das hortaliças pelas crianças e estagiários, procedimentos por meio dos quais são transmitidas orientações em hábitos de higiene e aproveitamento dos alimentos. Os procedimentos de plantio, colheita e preparo dos alimentos permite que as crianças entrem em contato com a terra enquanto base da atividade produtiva, além de possibilitar complementação da merenda escolar e desenvolvimentos de conceitos relativos à sustentabilidade e ecologia. Todo trabalho desenvolvido na horta é revertido em atividades dentro da sala de aula. O projeto oferece a oportunidade de se trabalhar com a interdisciplinaridade, como exemplos: · Em língua portuguesa, através de relatórios; · Em matemática, através do uso das operações fundamentais, como exemplo a quantidade e disposição das mudas nos canteiros; · Em educação artística, como o uso de figuras geométricas, colagens, desenhos de tipos de folhas, etc.; · Em ciências com a conservação dos solos, irrigação, utilização de técnicas orgânicas para não agredir o meio ambiente, etc.; Deste modo, o Projeto se integra ao processo de formação social, política e econômica, no sentido mais amplo de construção da cidadania. Com a obtenção de produção excedente, o Projeto vem sistematicamente beneficiando as famílias das crianças, permitindo que estas se posicionem como participantes ativas da vida familiar, além de ter estimulado a reprodução de hortas no fundo de seus quintais. O Projeto vem ainda contribuindo para a diminuição da evasão escolar e ampliação do interesse pelo estudo e pela escola. Além da Rede Pública e da UNESP, através da FCA e da PROEX, a Prefeitura Municipal também contribui com o Projeto, em termos materiais. O Projeto vem sendo avaliado, pelas diversas instituições envolvidas, como bem sucedido. Outras escolas da rede vêm se interessando em reproduzir a experiência. |
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