Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartoreli, Laura Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252493
Resumo: O presente trabalho estuda o conceito “queer”, seu significado e recepções na elaboração da Teoria Queer e possíveis aplicações de uma pedagogia cuir/queer. Embasada em pensadores como Paul Preciado, Judith Butler, Jota Mombaça, Luisa Amaral, abigail Campos Leal, Guacira Lopes Louro, Val Flores, entre outres; essa pesquisa entende a questão de gênero como uma construção munida de tecnologias e com isso, explora a potência do cuir/queer no lugar do não estruturado, do que não consegue ser definido, permitindo assim a criação de ficções performativas e estéticas do nosso estar no mundo e se relacionar coletivamente. A respeito das práticas de pedagogias cuir, caminha pela experimentação estética e corporal, a fim de investigar as potencialidades do ser performático através da fantasia e do “brincar de ser outros”, utilizando do conceito da “montação”, muito popularizado na cena drag.
id UNSP_f3717fd748b66f4b10702596b14413fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252493
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvençãoUn otro para llamar de yo : fantaseando pedagogías cuir para la reinvenciónTeoria queerEducaçãoPerformance (Arte)O presente trabalho estuda o conceito “queer”, seu significado e recepções na elaboração da Teoria Queer e possíveis aplicações de uma pedagogia cuir/queer. Embasada em pensadores como Paul Preciado, Judith Butler, Jota Mombaça, Luisa Amaral, abigail Campos Leal, Guacira Lopes Louro, Val Flores, entre outres; essa pesquisa entende a questão de gênero como uma construção munida de tecnologias e com isso, explora a potência do cuir/queer no lugar do não estruturado, do que não consegue ser definido, permitindo assim a criação de ficções performativas e estéticas do nosso estar no mundo e se relacionar coletivamente. A respeito das práticas de pedagogias cuir, caminha pela experimentação estética e corporal, a fim de investigar as potencialidades do ser performático através da fantasia e do “brincar de ser outros”, utilizando do conceito da “montação”, muito popularizado na cena drag.El presente trabajo estudia el concepto “queer”, su significado y recepciones en la elaboración de la Teoría Queer y posibles aplicaciones de una pedagogía cuir/queer. Basado en pensadores como Paul Preciado, Judith Butler, Jota Mombaça, Luisa Amaral, abigail Campos Leal, entre otros; esta investigación entiende género como una construcción constituida de tecnologías y así explora la potencia del cuir/queer como el desestructurado, el indefinible, permitiendo así la creación de ficciones performativas y estéticas de nuestro estar en el mundo y relacionarnos colectivamente. En cuanto a las prácticas de las pedagogías cuir, camina por la experimentación estética y corporal, con el fin de investigar el potencial del ser performativo a través de la fantasía y “jugar a ser otro”, utilizando el concepto de “montação”, muy popular en la escena drag.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Sartoreli, Laura Carvalho [UNESP]2024-01-08T17:13:08Z2024-01-08T17:13:08Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSartoreli, Laura Carvalho. Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:23:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252493Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:12:03.682046Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção
Un otro para llamar de yo : fantaseando pedagogías cuir para la reinvención
title Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção
spellingShingle Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção
Sartoreli, Laura Carvalho [UNESP]
Teoria queer
Educação
Performance (Arte)
title_short Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção
title_full Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção
title_fullStr Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção
title_full_unstemmed Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção
title_sort Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção
author Sartoreli, Laura Carvalho [UNESP]
author_facet Sartoreli, Laura Carvalho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartoreli, Laura Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria queer
Educação
Performance (Arte)
topic Teoria queer
Educação
Performance (Arte)
description O presente trabalho estuda o conceito “queer”, seu significado e recepções na elaboração da Teoria Queer e possíveis aplicações de uma pedagogia cuir/queer. Embasada em pensadores como Paul Preciado, Judith Butler, Jota Mombaça, Luisa Amaral, abigail Campos Leal, Guacira Lopes Louro, Val Flores, entre outres; essa pesquisa entende a questão de gênero como uma construção munida de tecnologias e com isso, explora a potência do cuir/queer no lugar do não estruturado, do que não consegue ser definido, permitindo assim a criação de ficções performativas e estéticas do nosso estar no mundo e se relacionar coletivamente. A respeito das práticas de pedagogias cuir, caminha pela experimentação estética e corporal, a fim de investigar as potencialidades do ser performático através da fantasia e do “brincar de ser outros”, utilizando do conceito da “montação”, muito popularizado na cena drag.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-01-08T17:13:08Z
2024-01-08T17:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sartoreli, Laura Carvalho. Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252493
identifier_str_mv Sartoreli, Laura Carvalho. Um outro pra chamar de eu: fantasiando pedagogias cuir para a reinvenção. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129404364128256