Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Helber Rangel Formiga Leite De
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borba, Marcelo De Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180020011
http://hdl.handle.net/11449/157781
Resumo: Abstract: This article discusses one possible role that students can play in teaching distance courses. More specifically, it discusses how the student, in contact with Digital Technologies, can be considered as polyteaching member in Distance Education. For this, we conducted qualitative research in three Calculus classes of Pre-Service Mathematics Teacher Education at the Open University of Brazil. As methodological procedures, interviews were conducted with students, tutors and teachers of these classes and observation in Virtual Learning Environments. It is noteworthy that, for the figure of the student polyteacher emerge in distance learning courses, there is the need to encourage dialogue between the participants of the courses in the search for a horizontal relationship.
id UNSP_f3ae9f41006d9e0434200b78cc8328d7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157781
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocênciaCollaborative Interactions and the role of the student in the polyteachingE-learningMathematics educationDialogical relationshipsDigital technologyOpen University of BrazilEducação a distânciaLicenciatura em matemáticaRelações dialógicasTecnologia digitalUniversidade Aberta do BrasilAbstract: This article discusses one possible role that students can play in teaching distance courses. More specifically, it discusses how the student, in contact with Digital Technologies, can be considered as polyteaching member in Distance Education. For this, we conducted qualitative research in three Calculus classes of Pre-Service Mathematics Teacher Education at the Open University of Brazil. As methodological procedures, interviews were conducted with students, tutors and teachers of these classes and observation in Virtual Learning Environments. It is noteworthy that, for the figure of the student polyteacher emerge in distance learning courses, there is the need to encourage dialogue between the participants of the courses in the search for a horizontal relationship.Resumo: Neste artigo é discutido um possível papel que os alunos podem desempenhar no ensino de cursos a distância. Mais especificamente, discute-se como o aluno, a partir do contato com as Tecnologias Digitais, pode ser considerado como membro da polidocência na Educação a Distância. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa em três turmas de Cálculo I de cursos de Licenciatura em Matemática vinculados à Universidade Aberta do Brasil. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com alunos, tutores e professores dessas turmas e a observação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Destaca-se que, para a figura do aluno polidocente emergir em cursos a distância, há a necessidade do incentivo ao diálogo entre os participantes dos cursos, na busca por uma relação horizontal.Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia AgroalimentarUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia AgroalimentarUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Helber Rangel Formiga Leite DeBorba, Marcelo De Carvalho2018-11-12T17:26:54Z2018-11-12T17:26:54Z2018-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article431-448application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180020011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 2, p. 431-448, 2018.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/15778110.1590/1516-731320180020011S1516-73132018000200431S1516-73132018000200431.pdf4055717099002218SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:03:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157781Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:30:36.582886Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência
Collaborative Interactions and the role of the student in the polyteaching
title Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência
spellingShingle Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite De
E-learning
Mathematics education
Dialogical relationships
Digital technology
Open University of Brazil
Educação a distância
Licenciatura em matemática
Relações dialógicas
Tecnologia digital
Universidade Aberta do Brasil
title_short Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência
title_full Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência
title_fullStr Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência
title_full_unstemmed Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência
title_sort Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência
author Almeida, Helber Rangel Formiga Leite De
author_facet Almeida, Helber Rangel Formiga Leite De
Borba, Marcelo De Carvalho
author_role author
author2 Borba, Marcelo De Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Helber Rangel Formiga Leite De
Borba, Marcelo De Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Mathematics education
Dialogical relationships
Digital technology
Open University of Brazil
Educação a distância
Licenciatura em matemática
Relações dialógicas
Tecnologia digital
Universidade Aberta do Brasil
topic E-learning
Mathematics education
Dialogical relationships
Digital technology
Open University of Brazil
Educação a distância
Licenciatura em matemática
Relações dialógicas
Tecnologia digital
Universidade Aberta do Brasil
description Abstract: This article discusses one possible role that students can play in teaching distance courses. More specifically, it discusses how the student, in contact with Digital Technologies, can be considered as polyteaching member in Distance Education. For this, we conducted qualitative research in three Calculus classes of Pre-Service Mathematics Teacher Education at the Open University of Brazil. As methodological procedures, interviews were conducted with students, tutors and teachers of these classes and observation in Virtual Learning Environments. It is noteworthy that, for the figure of the student polyteacher emerge in distance learning courses, there is the need to encourage dialogue between the participants of the courses in the search for a horizontal relationship.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12T17:26:54Z
2018-11-12T17:26:54Z
2018-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180020011
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 2, p. 431-448, 2018.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/157781
10.1590/1516-731320180020011
S1516-73132018000200431
S1516-73132018000200431.pdf
4055717099002218
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180020011
http://hdl.handle.net/11449/157781
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 2, p. 431-448, 2018.
1516-7313
10.1590/1516-731320180020011
S1516-73132018000200431
S1516-73132018000200431.pdf
4055717099002218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 431-448
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128370941100032