ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Vinícius Nóbrega
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202676
Resumo: Para quem gosta, a matemática pode ser muito prazerosa e instigante. Porém, para quem já criou empecilhos culturais com a disciplina, ela é vista como vilã e pouco atraente. Para melhorar a afinidade de todos os alunos com a matemática, o uso de metodologias de resolução de problemas e a participação em Olimpíadas de Matemática contribui significativamente com a dissolução desta barreira, melhorando o ensino. O presente trabalho, tem o objetivo de avaliar a melhoria no aprendizado da matemática dos alunos do colégio Alfa Sciens da cidade de Bauru/SP, verificar o rendimento deles nas competições, inspirar e criar um ambiente propício para o aprendizado da matemática através das competições olímpicas. Preliminarmente, apresentamos a metodologia de resolução de problemas e as normas e regulamentos das competições de quatro olimpíadas de matemática mais evidentes da região de Bauru: a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Regional de Matemática da Unesp de Bauru (ORMUB) e a olimpíada Canguru de Matemática. Por suas peculiaridades, um enfoque especial é dado à ORMUB, sendo apresentado e analisado alguns de seus dados estatísticos nos últimos 10 anos, bem como uma breve análise comparativa entre o desempenho de algumas escolas mais premiadas nos últimos 10 anos na ORMUB com o desempenho geral destas escolas no ENEM 2019. Devido à situação de permanência prolongada na pandemia do coronavírus, tudo precisou ser adequado, em especial os planejamentos e as propostas educacionais. Com a prática aplicada, os alunos do Ensino Médio da escola desenvolveram técnicas de resolução de problemas, tendo como parte do treinamento a resolução de vários problemas da ORMUB, que serviu como uma fonte de inspiração e desafio. Desenvolveram hábitos de investigar resultados e de procurar a solução de problemas por testes de diversas hipóteses e demonstraram um avanço no desempenho geral da matemática.
id UNSP_f43263634bbf811e94455f2ec4ca6f98
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202676
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemasORMUB as tool for learning problem solving techniquesMetodologia de resolução de problemasEnsino MédioOlimpíadasORMUBProblem solving methodologyHigh SchoolOlympicsPara quem gosta, a matemática pode ser muito prazerosa e instigante. Porém, para quem já criou empecilhos culturais com a disciplina, ela é vista como vilã e pouco atraente. Para melhorar a afinidade de todos os alunos com a matemática, o uso de metodologias de resolução de problemas e a participação em Olimpíadas de Matemática contribui significativamente com a dissolução desta barreira, melhorando o ensino. O presente trabalho, tem o objetivo de avaliar a melhoria no aprendizado da matemática dos alunos do colégio Alfa Sciens da cidade de Bauru/SP, verificar o rendimento deles nas competições, inspirar e criar um ambiente propício para o aprendizado da matemática através das competições olímpicas. Preliminarmente, apresentamos a metodologia de resolução de problemas e as normas e regulamentos das competições de quatro olimpíadas de matemática mais evidentes da região de Bauru: a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Regional de Matemática da Unesp de Bauru (ORMUB) e a olimpíada Canguru de Matemática. Por suas peculiaridades, um enfoque especial é dado à ORMUB, sendo apresentado e analisado alguns de seus dados estatísticos nos últimos 10 anos, bem como uma breve análise comparativa entre o desempenho de algumas escolas mais premiadas nos últimos 10 anos na ORMUB com o desempenho geral destas escolas no ENEM 2019. Devido à situação de permanência prolongada na pandemia do coronavírus, tudo precisou ser adequado, em especial os planejamentos e as propostas educacionais. Com a prática aplicada, os alunos do Ensino Médio da escola desenvolveram técnicas de resolução de problemas, tendo como parte do treinamento a resolução de vários problemas da ORMUB, que serviu como uma fonte de inspiração e desafio. Desenvolveram hábitos de investigar resultados e de procurar a solução de problemas por testes de diversas hipóteses e demonstraram um avanço no desempenho geral da matemática.For those who like it, mathematics can be very pleasurable and thought provoking. However, for those who have already created cultural obstacles with discipline, it is seen as villainous and unattractive. To improve the affinity of all students with mathematics, the use of problem solving methodologies and participation in Mathematics Olympics contributes significantly to the dissolution of this barrier, improving teaching. The present work has the objective of evaluating the improvement in the mathematics learning of the students of the Alfa Sciens school in the city of Bauru / SP, verifying their performance in the competitions, inspiring and creating a favorable environment for the learning of mathematics through the Olympic competitions. Preliminarily, we present the problem solving methodology and the rules and regulations of the competitions of four mathematical Olympics in the region of Bauru: the Brazilian Mathematics Olympiad (OBM), the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP), the Regional Mathematics Olympiad of Unesp Bauru (ORMUB) and the Kangaroo Mathematics Olympiad. Due to its peculiarities, a special focus is given to ORMUB, being presented and analyzed some of its statistical data in the last 10 years, as well as a brief comparative analysis between the performance of some most awarded schools in the last 10 years in ORMUB with the overall performance of these schools at ENEM 2019. Due to the situation of prolonged stay in the coronavirus pandemic, everything needed to be adequate, especially the educational plans and proposals. With applied practice, high school students at the school developed problem solving techniques, having as part of the training the resolution of several problems of ORMUB, which served as a source of inspiration and challenge. They developed habits of investigating results and seeking to solve problems by testing different hypotheses and demonstrated an advance in the general performance of mathematics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Locci, Valter [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medeiros, Vinícius Nóbrega2021-02-11T00:16:18Z2021-02-11T00:16:18Z2021-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/202676Matemática em Rede Nacionalporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:09:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202676Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:58.114643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas
ORMUB as tool for learning problem solving techniques
title ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas
spellingShingle ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas
Medeiros, Vinícius Nóbrega
Metodologia de resolução de problemas
Ensino Médio
Olimpíadas
ORMUB
Problem solving methodology
High School
Olympics
title_short ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas
title_full ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas
title_fullStr ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas
title_full_unstemmed ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas
title_sort ORMUB como ferramenta no aprendizado de técnicas em solucionar problemas
author Medeiros, Vinícius Nóbrega
author_facet Medeiros, Vinícius Nóbrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Locci, Valter [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Vinícius Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de resolução de problemas
Ensino Médio
Olimpíadas
ORMUB
Problem solving methodology
High School
Olympics
topic Metodologia de resolução de problemas
Ensino Médio
Olimpíadas
ORMUB
Problem solving methodology
High School
Olympics
description Para quem gosta, a matemática pode ser muito prazerosa e instigante. Porém, para quem já criou empecilhos culturais com a disciplina, ela é vista como vilã e pouco atraente. Para melhorar a afinidade de todos os alunos com a matemática, o uso de metodologias de resolução de problemas e a participação em Olimpíadas de Matemática contribui significativamente com a dissolução desta barreira, melhorando o ensino. O presente trabalho, tem o objetivo de avaliar a melhoria no aprendizado da matemática dos alunos do colégio Alfa Sciens da cidade de Bauru/SP, verificar o rendimento deles nas competições, inspirar e criar um ambiente propício para o aprendizado da matemática através das competições olímpicas. Preliminarmente, apresentamos a metodologia de resolução de problemas e as normas e regulamentos das competições de quatro olimpíadas de matemática mais evidentes da região de Bauru: a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Regional de Matemática da Unesp de Bauru (ORMUB) e a olimpíada Canguru de Matemática. Por suas peculiaridades, um enfoque especial é dado à ORMUB, sendo apresentado e analisado alguns de seus dados estatísticos nos últimos 10 anos, bem como uma breve análise comparativa entre o desempenho de algumas escolas mais premiadas nos últimos 10 anos na ORMUB com o desempenho geral destas escolas no ENEM 2019. Devido à situação de permanência prolongada na pandemia do coronavírus, tudo precisou ser adequado, em especial os planejamentos e as propostas educacionais. Com a prática aplicada, os alunos do Ensino Médio da escola desenvolveram técnicas de resolução de problemas, tendo como parte do treinamento a resolução de vários problemas da ORMUB, que serviu como uma fonte de inspiração e desafio. Desenvolveram hábitos de investigar resultados e de procurar a solução de problemas por testes de diversas hipóteses e demonstraram um avanço no desempenho geral da matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-11T00:16:18Z
2021-02-11T00:16:18Z
2021-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202676
Matemática em Rede Nacional
url http://hdl.handle.net/11449/202676
identifier_str_mv Matemática em Rede Nacional
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128267012538368