As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92269 |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, diferença e Valores” do Programa de Pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP, e discute o tema das novas tecnologias e seus vínculos com a formação. Assim, tivemos como objetivo investigar de que modo os discursos otimistas sobre novas tecnologias e educação escolar constroem a ideia de formação. Uma das intenções de nosso trabalho foi pensar nas contradições geradas pela modernidade no que se refere à sua proposta de formação cultural (Bildung). Inicialmente, procuramos compreender as causas do insucesso moderno e contemporâneo do projeto do esclarecimento (Aufklärung), aquele que deveria favorecer ou possibilitar o desenvolvimento de indivíduos autônomos e emancipados. Posteriormente tecemos considerações a respeito das implicações dos discursos otimistas em novas tecnologias na educação escolar com o objetivo de compreender de que modo tais discursos associam a formação individual às demandas do mercado de trabalho, denunciando os limites de uma educação baseada na racionalidade tecnológica. Por fim, nossa preocupação foi pensar nos desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação com base em uma experiência formativa. Nesse momento, refletimos sobre a necessidade de trilhar os caminhos de uma educação emancipadora, aquela comprometida... |
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As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria CríticaEducaçãoTecnologia educacionalFormação cultural (Bildung)EducationEsta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, diferença e Valores” do Programa de Pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP, e discute o tema das novas tecnologias e seus vínculos com a formação. Assim, tivemos como objetivo investigar de que modo os discursos otimistas sobre novas tecnologias e educação escolar constroem a ideia de formação. Uma das intenções de nosso trabalho foi pensar nas contradições geradas pela modernidade no que se refere à sua proposta de formação cultural (Bildung). Inicialmente, procuramos compreender as causas do insucesso moderno e contemporâneo do projeto do esclarecimento (Aufklärung), aquele que deveria favorecer ou possibilitar o desenvolvimento de indivíduos autônomos e emancipados. Posteriormente tecemos considerações a respeito das implicações dos discursos otimistas em novas tecnologias na educação escolar com o objetivo de compreender de que modo tais discursos associam a formação individual às demandas do mercado de trabalho, denunciando os limites de uma educação baseada na racionalidade tecnológica. Por fim, nossa preocupação foi pensar nos desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação com base em uma experiência formativa. Nesse momento, refletimos sobre a necessidade de trilhar os caminhos de uma educação emancipadora, aquela comprometida...This study is linked to the research line Training process, differences and values and it discusses the issue of new technologies and their links to education. Thus we had to investigate how the optimistic speeches about new technologies and education build the training idea. One of our intentions was to think about the contradictions generated by modernity in relation to its proposal for cultural education (Bildung).At first we tried to understand the causes of the modern and contemporary failure of enlightenment project (Aufklärung) which should encourage or facilitate the autonomous and emancipated individuals’ development . After we commented on the implications of the optimistic speech on new technologies in education to understand how such discourses connect the individual training to the demands of the labor market by denouncing the limitations of an education based on technological rationality. Finally our concern was to think about the current challenges for an education based on a formative experience. We have actually thought about the need of an emancipatory education which is committed to the formation of autonomous individuals who can find out their identity by recovering their subjectivity... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Divino José da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manfré, Ademir Henrique [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2009-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f. : il.application/pdfMANFRÉ, Ademir Henrique. As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica. 2009. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.http://hdl.handle.net/11449/92269000601486manfre_ah_me_prud.pdf33004129044P63402875071436462Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92269Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:20.363904Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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