As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfré, Ademir Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92269
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, diferença e Valores” do Programa de Pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP, e discute o tema das novas tecnologias e seus vínculos com a formação. Assim, tivemos como objetivo investigar de que modo os discursos otimistas sobre novas tecnologias e educação escolar constroem a ideia de formação. Uma das intenções de nosso trabalho foi pensar nas contradições geradas pela modernidade no que se refere à sua proposta de formação cultural (Bildung). Inicialmente, procuramos compreender as causas do insucesso moderno e contemporâneo do projeto do esclarecimento (Aufklärung), aquele que deveria favorecer ou possibilitar o desenvolvimento de indivíduos autônomos e emancipados. Posteriormente tecemos considerações a respeito das implicações dos discursos otimistas em novas tecnologias na educação escolar com o objetivo de compreender de que modo tais discursos associam a formação individual às demandas do mercado de trabalho, denunciando os limites de uma educação baseada na racionalidade tecnológica. Por fim, nossa preocupação foi pensar nos desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação com base em uma experiência formativa. Nesse momento, refletimos sobre a necessidade de trilhar os caminhos de uma educação emancipadora, aquela comprometida...
id UNSP_f43588069158a672457583e2ef030576
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92269
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria CríticaEducaçãoTecnologia educacionalFormação cultural (Bildung)EducationEsta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, diferença e Valores” do Programa de Pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP, e discute o tema das novas tecnologias e seus vínculos com a formação. Assim, tivemos como objetivo investigar de que modo os discursos otimistas sobre novas tecnologias e educação escolar constroem a ideia de formação. Uma das intenções de nosso trabalho foi pensar nas contradições geradas pela modernidade no que se refere à sua proposta de formação cultural (Bildung). Inicialmente, procuramos compreender as causas do insucesso moderno e contemporâneo do projeto do esclarecimento (Aufklärung), aquele que deveria favorecer ou possibilitar o desenvolvimento de indivíduos autônomos e emancipados. Posteriormente tecemos considerações a respeito das implicações dos discursos otimistas em novas tecnologias na educação escolar com o objetivo de compreender de que modo tais discursos associam a formação individual às demandas do mercado de trabalho, denunciando os limites de uma educação baseada na racionalidade tecnológica. Por fim, nossa preocupação foi pensar nos desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação com base em uma experiência formativa. Nesse momento, refletimos sobre a necessidade de trilhar os caminhos de uma educação emancipadora, aquela comprometida...This study is linked to the research line Training process, differences and values and it discusses the issue of new technologies and their links to education. Thus we had to investigate how the optimistic speeches about new technologies and education build the training idea. One of our intentions was to think about the contradictions generated by modernity in relation to its proposal for cultural education (Bildung).At first we tried to understand the causes of the modern and contemporary failure of enlightenment project (Aufklärung) which should encourage or facilitate the autonomous and emancipated individuals’ development . After we commented on the implications of the optimistic speech on new technologies in education to understand how such discourses connect the individual training to the demands of the labor market by denouncing the limitations of an education based on technological rationality. Finally our concern was to think about the current challenges for an education based on a formative experience. We have actually thought about the need of an emancipatory education which is committed to the formation of autonomous individuals who can find out their identity by recovering their subjectivity... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Divino José da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manfré, Ademir Henrique [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2009-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f. : il.application/pdfMANFRÉ, Ademir Henrique. As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica. 2009. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.http://hdl.handle.net/11449/92269000601486manfre_ah_me_prud.pdf33004129044P63402875071436462Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92269Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:20.363904Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
title As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
spellingShingle As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
Manfré, Ademir Henrique [UNESP]
Educação
Tecnologia educacional
Formação cultural (Bildung)
Education
title_short As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
title_full As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
title_fullStr As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
title_full_unstemmed As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
title_sort As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica
author Manfré, Ademir Henrique [UNESP]
author_facet Manfré, Ademir Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Divino José da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfré, Ademir Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologia educacional
Formação cultural (Bildung)
Education
topic Educação
Tecnologia educacional
Formação cultural (Bildung)
Education
description Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, diferença e Valores” do Programa de Pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente/SP, e discute o tema das novas tecnologias e seus vínculos com a formação. Assim, tivemos como objetivo investigar de que modo os discursos otimistas sobre novas tecnologias e educação escolar constroem a ideia de formação. Uma das intenções de nosso trabalho foi pensar nas contradições geradas pela modernidade no que se refere à sua proposta de formação cultural (Bildung). Inicialmente, procuramos compreender as causas do insucesso moderno e contemporâneo do projeto do esclarecimento (Aufklärung), aquele que deveria favorecer ou possibilitar o desenvolvimento de indivíduos autônomos e emancipados. Posteriormente tecemos considerações a respeito das implicações dos discursos otimistas em novas tecnologias na educação escolar com o objetivo de compreender de que modo tais discursos associam a formação individual às demandas do mercado de trabalho, denunciando os limites de uma educação baseada na racionalidade tecnológica. Por fim, nossa preocupação foi pensar nos desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação com base em uma experiência formativa. Nesse momento, refletimos sobre a necessidade de trilhar os caminhos de uma educação emancipadora, aquela comprometida...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-30
2014-06-11T19:25:39Z
2014-06-11T19:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANFRÉ, Ademir Henrique. As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica. 2009. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/92269
000601486
manfre_ah_me_prud.pdf
33004129044P6
3402875071436462
identifier_str_mv MANFRÉ, Ademir Henrique. As novas tecnologias e os limites da formação: uma abordagem a partir da Teoria Crítica. 2009. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
000601486
manfre_ah_me_prud.pdf
33004129044P6
3402875071436462
url http://hdl.handle.net/11449/92269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128772224843776