Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Gustavo da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192085
Resumo: Nessa tese tivemos como objetivos: Analisar a validade do uso da estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipes no ensino de Biologia no Ensino Médio em uma abordagem da História da Ciência sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Analisar a construção de competências em uma abordagem de Historia da Ciência no ensino interdisciplinar de Biologia, História e Filosofia no Ensino Médio sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Para o desenvolvimento desse trabalho traçamos como caminho metodológico de pesquisa e ensino. Realizar a investigação de fontes primárias e secundárias sobre o contexto social, histórico e epistemológico da construção da Tripanossomíase Americana. Elaborar textos sobre a Tripanossomíase Americana, as controvérsias que permearam sua construção. Construir e aplicar material didático embasado na estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipes na abordagem da História e Filosofia sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Para analise dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa. Concluímos que para desenvolver abordagem de História da Ciência no ensino de Biologia da Educação Básica sem torna-lo em Ensino de História da Ciência. Podemos realiza-la interdisciplinarmente. A utilização da estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes é viável para subsidiar a construção de conhecimento cientifico e competências das disciplinas de Biologia, História e Filosofia em uma abordagem da História da Ciência no ensino de Biologia no Ensino Médio. As turmas da terceira série do Ensino Médio pesquisadas apresentam maturidade suficiente para o processo de ensino aprendizagem utilizando a estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes.
id UNSP_f453165ba14295f321b973fef2e99490
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192085
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.Science teaching in a Science History approach: Science in Brazil and Chagas diseaseAprendizagem baseada em equipesDoença de ChagasEnsino de BiologiaTeam-based learningChagas diseaseTeaching of BiologyNessa tese tivemos como objetivos: Analisar a validade do uso da estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipes no ensino de Biologia no Ensino Médio em uma abordagem da História da Ciência sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Analisar a construção de competências em uma abordagem de Historia da Ciência no ensino interdisciplinar de Biologia, História e Filosofia no Ensino Médio sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Para o desenvolvimento desse trabalho traçamos como caminho metodológico de pesquisa e ensino. Realizar a investigação de fontes primárias e secundárias sobre o contexto social, histórico e epistemológico da construção da Tripanossomíase Americana. Elaborar textos sobre a Tripanossomíase Americana, as controvérsias que permearam sua construção. Construir e aplicar material didático embasado na estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipes na abordagem da História e Filosofia sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Para analise dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa. Concluímos que para desenvolver abordagem de História da Ciência no ensino de Biologia da Educação Básica sem torna-lo em Ensino de História da Ciência. Podemos realiza-la interdisciplinarmente. A utilização da estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes é viável para subsidiar a construção de conhecimento cientifico e competências das disciplinas de Biologia, História e Filosofia em uma abordagem da História da Ciência no ensino de Biologia no Ensino Médio. As turmas da terceira série do Ensino Médio pesquisadas apresentam maturidade suficiente para o processo de ensino aprendizagem utilizando a estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes.In this thesis we had as objectives: To analyze the validity of the use of the strategy of the Team-Based Learning in the teaching of Biology in High School in an approach of the History of Science on the question of the construction of Chagas Disease. To analyze the construction of competences in an approach of History of Science in the interdisciplinary teaching of Biology, History and Philosophy in High School on the question of the construction of Chagas Disease. For the development of this work we draw as methodological way of research and teaching. To carry out the investigation of primary and secondary sources on the social, historical and epistemological context of the construction of American Trypanosomiasis. Elaborate texts on American Trypanosomiasis, the controversies that permeated its construction. To construct and apply didactic material based on the strategy of the Team-Based Learning in the approach of History and Philosophy on the question of the construction of Chagas Disease. To analyze the data we use a qualitative and quantitative approach. We conclude that to develop approach of History of Science in the teaching of Biology of Basic Education without making it into Teaching of History of Science. We can do it interdisciplinarily. The use of the Team Based Learning strategy is feasible to subsidize the construction of scientific knowledge and competences of the disciplines of Biology, History and Philosophy in an approach of the History of Science in the teaching of Biology in High School. The third grade high school classes researched present a sufficient maturity for the learning teaching process using the Team Based Learning strategy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Gustavo da2020-04-03T16:52:12Z2020-04-03T16:52:12Z2018-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19208500092993233004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:11:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192085Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-28T06:11:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.
Science teaching in a Science History approach: Science in Brazil and Chagas disease
title Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.
spellingShingle Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.
Fonseca, Gustavo da
Aprendizagem baseada em equipes
Doença de Chagas
Ensino de Biologia
Team-based learning
Chagas disease
Teaching of Biology
title_short Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.
title_full Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.
title_fullStr Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.
title_full_unstemmed Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.
title_sort Ensino de Ciências em uma abordagem de História da Ciência: a Ciência no Brasil e a doença de Chagas.
author Fonseca, Gustavo da
author_facet Fonseca, Gustavo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Gustavo da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em equipes
Doença de Chagas
Ensino de Biologia
Team-based learning
Chagas disease
Teaching of Biology
topic Aprendizagem baseada em equipes
Doença de Chagas
Ensino de Biologia
Team-based learning
Chagas disease
Teaching of Biology
description Nessa tese tivemos como objetivos: Analisar a validade do uso da estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipes no ensino de Biologia no Ensino Médio em uma abordagem da História da Ciência sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Analisar a construção de competências em uma abordagem de Historia da Ciência no ensino interdisciplinar de Biologia, História e Filosofia no Ensino Médio sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Para o desenvolvimento desse trabalho traçamos como caminho metodológico de pesquisa e ensino. Realizar a investigação de fontes primárias e secundárias sobre o contexto social, histórico e epistemológico da construção da Tripanossomíase Americana. Elaborar textos sobre a Tripanossomíase Americana, as controvérsias que permearam sua construção. Construir e aplicar material didático embasado na estratégia da Aprendizagem Baseada em Equipes na abordagem da História e Filosofia sobre a questão da construção da Doença de Chagas. Para analise dos dados utilizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa. Concluímos que para desenvolver abordagem de História da Ciência no ensino de Biologia da Educação Básica sem torna-lo em Ensino de História da Ciência. Podemos realiza-la interdisciplinarmente. A utilização da estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes é viável para subsidiar a construção de conhecimento cientifico e competências das disciplinas de Biologia, História e Filosofia em uma abordagem da História da Ciência no ensino de Biologia no Ensino Médio. As turmas da terceira série do Ensino Médio pesquisadas apresentam maturidade suficiente para o processo de ensino aprendizagem utilizando a estratégia Aprendizagem Baseada em Equipes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
2020-04-03T16:52:12Z
2020-04-03T16:52:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192085
000929932
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/192085
identifier_str_mv 000929932
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649836958875648