Vez e voz: o chatbot na assistência à mulher em situação de violência de Bauru
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242672 |
Resumo: | A constituição e o fortalecimento da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência devem ser compreendidos, a partir das leis e serviços oferecidos pela Política Nacional Brasileira de Enfrentamento à Violência, a qual estabelece conceitos, diretrizes e ações de prevenção e combate. Este estudo faz parte de uma investigação que se propõe a contribuir com os processos comunicacionais contemporâneos das políticas públicas voltadas as mulheres em situação de violência, visto que as práticas de cada novo meio, estão alicerçadas em novas configurações conjunturais da sociedade. O objetivo foi desenvolver e testar um protótipo de assistente virtual para o atendimento de mulheres em situação de violência em Bauru, a fim de disponibilizar informações adequadas e suficientes para auxiliá-las no registro e encaminhamento da denúncia contra os agressores e na defesa de seus direitos, a partir da detecção das variáveis e dificuldades delas neste processo. Para seu desenvolvimento optou-se pela pesquisa exploratória qualitativa, em três fases: a primeira de diagnóstico junto aos agentes da Rede de Enfrentamento a este problema e em dados documentais; a segunda um levantamento histórico e do organograma da Rede de Atendimento, no sentido de descrever os serviços oferecidos pelo Estado e de identificar os meios de comunicação empregados com as usuárias para verificar a utilização e aproveitamento dos assistentes virtuais na disseminação de informações contidas e preconizadas em lei no âmbito do espaço público. E a terceira referente a observação netnográfica e as entrevistas com especialistas, a fim de coletar questões e dúvidas para compor a modelagem de conteúdo do chatbot, formas de hospedagens, softwares de construção e demais informações para subsidiar a implementação do protótipo. Como resultado, apresenta-se o protótipo Bel, que traz resultados encorajadores para as situações que exigem acesso rápido a informações e de sigilo da identidade das usuárias, no que se refere as denúncias de agressões contra as mulheres. |
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Vez e voz: o chatbot na assistência à mulher em situação de violência de BauruTime and voice: the chatbot in assisting women in situations of violence in BauruTiempo y voz: el chatbot en asistencia a mujeres en situación de violencia en bauruViolênciaMulherChatbotCasa da MulherInteligência artificialViolenceWomanChatbotWomen's houseArtificial intelligenceA constituição e o fortalecimento da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência devem ser compreendidos, a partir das leis e serviços oferecidos pela Política Nacional Brasileira de Enfrentamento à Violência, a qual estabelece conceitos, diretrizes e ações de prevenção e combate. Este estudo faz parte de uma investigação que se propõe a contribuir com os processos comunicacionais contemporâneos das políticas públicas voltadas as mulheres em situação de violência, visto que as práticas de cada novo meio, estão alicerçadas em novas configurações conjunturais da sociedade. O objetivo foi desenvolver e testar um protótipo de assistente virtual para o atendimento de mulheres em situação de violência em Bauru, a fim de disponibilizar informações adequadas e suficientes para auxiliá-las no registro e encaminhamento da denúncia contra os agressores e na defesa de seus direitos, a partir da detecção das variáveis e dificuldades delas neste processo. Para seu desenvolvimento optou-se pela pesquisa exploratória qualitativa, em três fases: a primeira de diagnóstico junto aos agentes da Rede de Enfrentamento a este problema e em dados documentais; a segunda um levantamento histórico e do organograma da Rede de Atendimento, no sentido de descrever os serviços oferecidos pelo Estado e de identificar os meios de comunicação empregados com as usuárias para verificar a utilização e aproveitamento dos assistentes virtuais na disseminação de informações contidas e preconizadas em lei no âmbito do espaço público. E a terceira referente a observação netnográfica e as entrevistas com especialistas, a fim de coletar questões e dúvidas para compor a modelagem de conteúdo do chatbot, formas de hospedagens, softwares de construção e demais informações para subsidiar a implementação do protótipo. Como resultado, apresenta-se o protótipo Bel, que traz resultados encorajadores para as situações que exigem acesso rápido a informações e de sigilo da identidade das usuárias, no que se refere as denúncias de agressões contra as mulheres.The constitution and strengthening of the network of care for women in situations of violence must be understood from the laws and services offered by the Brazilian National Policy to Combat Violence, which establishes concepts, guidelines and actions of prevention and combat. This study is part of an investigation that aims to contribute to contemporary communication processes on public policies aimed at women in situations of violence, since the practices of each new medium are based on new conjuncture configurations of society. The objective was to develop and test a prototype of a virtual assistant for the care of women in situations of violence in Bauru, to provide adequate and sufficient information to assist them in the registration and referral of the complaint against the aggressors and in the defense of their rights, from the detection of the variables and difficulties of them in this process. For its development, qualitative exploratory research was chosen in three phases: the first of diagnosis with the agents of the Network to combat this problem and in documentary data; the second a historical survey and the organization chart of the Service Network, in order to describe the services offered by the State and to identify the means of communication employed with the users in order to verify the use and use of virtual assistants in the dissemination of information contained and recommended by law within the public space. And the third regarding netnographic observation and interviews with experts, to collect questions and doubts to make up chatbot content modeling, forms of hosting, construction software and other information to support the implementation of the prototype. As a result, the Bel prototype is presented, which brings encouraging results to situations in which they require quick access to information and confidentiality of identity, about reports of aggression against womenUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Célia Retz Godoy dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Laryssa de Cássia Ramos2023-03-27T16:45:35Z2023-03-27T16:45:35Z2022-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24267233004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242672Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:49:43.242302Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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