Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo José da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102069
Resumo: O presente estudo está inserido no âmbito das práticas discursivas de estudantes do ensino médio no contexto da educação matemática, amparadas pelas tecnologias de informação e comunicação. As poucas oportunidades de interações dialógicas oferecidas a esses alunos levaram o professor pesquisador a propor e analisar um experimento didático utilizando os chats da internet. Assim, o objetivo do estudo foi verificar a dinâmica discursiva entre alunos e professor e o modo como este mediou o desenvolvimento das interações. O estudo também buscou investigar a presença de discursos argumentativos na atividade desenvolvida, reconhecidos instrumentos de construção coletiva de significados. Ao contrário do que normalmente ocorre nas salas de aulas convencionais, a análise do discurso produzido na aula chat revelou a predominância discursiva dos alunos em relação ao professor, além da redução de suas relações assimétricas. Também foram observados diversos episódios argumentativos, que foram classificadosm em escala crescente de qualidade, constatando-se, assim, variados esforços de negociação e, consequentemente, de construção de significados. Porém, o intenso fluxo comunicativo, associado às restrições de registro simbólicos do ambiente chat, trouxe algumas dificuldades comunicativas para professor e alunos. Contudo, através das trocas de mensagens síncronas, prática tão apreciada pelos jovens, é possível envolver estudantes e professores em ricas interações dialógicas. Em outras palavras, o presente trabalho conclui que o chat se mostrou profícuo para o favorecimento das dinâmicas discursivas e a construção de conhecimentos dos estudantes
id UNSP_f4675d78a79b60a8f31a611dea5555fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102069
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacionalMatemática - Estudo e ensinoTecnologia da informaçãoComunicaçãoDiscussões e debatesAnálise do discursoProfessores e alunosMathematics - Study and teachingO presente estudo está inserido no âmbito das práticas discursivas de estudantes do ensino médio no contexto da educação matemática, amparadas pelas tecnologias de informação e comunicação. As poucas oportunidades de interações dialógicas oferecidas a esses alunos levaram o professor pesquisador a propor e analisar um experimento didático utilizando os chats da internet. Assim, o objetivo do estudo foi verificar a dinâmica discursiva entre alunos e professor e o modo como este mediou o desenvolvimento das interações. O estudo também buscou investigar a presença de discursos argumentativos na atividade desenvolvida, reconhecidos instrumentos de construção coletiva de significados. Ao contrário do que normalmente ocorre nas salas de aulas convencionais, a análise do discurso produzido na aula chat revelou a predominância discursiva dos alunos em relação ao professor, além da redução de suas relações assimétricas. Também foram observados diversos episódios argumentativos, que foram classificadosm em escala crescente de qualidade, constatando-se, assim, variados esforços de negociação e, consequentemente, de construção de significados. Porém, o intenso fluxo comunicativo, associado às restrições de registro simbólicos do ambiente chat, trouxe algumas dificuldades comunicativas para professor e alunos. Contudo, através das trocas de mensagens síncronas, prática tão apreciada pelos jovens, é possível envolver estudantes e professores em ricas interações dialógicas. Em outras palavras, o presente trabalho conclui que o chat se mostrou profícuo para o favorecimento das dinâmicas discursivas e a construção de conhecimentos dos estudantesThe present study is inserted in the scope of discursive practices of students in high school in the context of mathematical education, supported by information and communication technologies. The few opportunities of dialogic interactions offered to these students led the research teacher to propose and analyze a didactic experiment using the internet chats. Therefore, the objective of this study was to verify was the discursive dynamic between students and teacher and the way the later mediated the interactions development. The study also sought to investigate the presence of the argumentative speeches in the activity developed, recognized instrument in the collective building of meanings. On the contrary of what normally occurs in conventional classrooms, the analysis of the speech in the chat class revealed a discursive predominance of the students in relation to the teacher, in addition to the reduction of their asymmetric realtions. Several argumentative episodes were also observed, which were classified in a crescent scale of quality, noting, this way, several efforts of negotiation and, consequently, of building of meanings. However, the intense communicative flow, associated to restriction of symbolic records of the chat environment, brought some communicatie difficulties to the teacher and students. Nevertheless, through the exchangesof synchoronous messages, something so appreciated by the young, it is possible to involve students and teachers in rich dialogical interactions. In other words, the present study concludes that the chat showed itself to be fruitful in the favoring of discursive dynamics and the knowledge construction of the studentsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Leonardo José da [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2013-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis299 f. : il.application/pdfSILVA, Leonardo José da. Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional. 2013. 299 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102069000711097silva_lj_dr_bauru.pdf33004056079P055223139248325200000-0001-7513-8336Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-25T06:12:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102069Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-25T06:12:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional
title Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional
spellingShingle Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional
Silva, Leonardo José da [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Comunicação
Discussões e debates
Análise do discurso
Professores e alunos
Mathematics - Study and teaching
title_short Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional
title_full Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional
title_fullStr Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional
title_full_unstemmed Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional
title_sort Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional
author Silva, Leonardo José da [UNESP]
author_facet Silva, Leonardo José da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo José da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Comunicação
Discussões e debates
Análise do discurso
Professores e alunos
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Comunicação
Discussões e debates
Análise do discurso
Professores e alunos
Mathematics - Study and teaching
description O presente estudo está inserido no âmbito das práticas discursivas de estudantes do ensino médio no contexto da educação matemática, amparadas pelas tecnologias de informação e comunicação. As poucas oportunidades de interações dialógicas oferecidas a esses alunos levaram o professor pesquisador a propor e analisar um experimento didático utilizando os chats da internet. Assim, o objetivo do estudo foi verificar a dinâmica discursiva entre alunos e professor e o modo como este mediou o desenvolvimento das interações. O estudo também buscou investigar a presença de discursos argumentativos na atividade desenvolvida, reconhecidos instrumentos de construção coletiva de significados. Ao contrário do que normalmente ocorre nas salas de aulas convencionais, a análise do discurso produzido na aula chat revelou a predominância discursiva dos alunos em relação ao professor, além da redução de suas relações assimétricas. Também foram observados diversos episódios argumentativos, que foram classificadosm em escala crescente de qualidade, constatando-se, assim, variados esforços de negociação e, consequentemente, de construção de significados. Porém, o intenso fluxo comunicativo, associado às restrições de registro simbólicos do ambiente chat, trouxe algumas dificuldades comunicativas para professor e alunos. Contudo, através das trocas de mensagens síncronas, prática tão apreciada pelos jovens, é possível envolver estudantes e professores em ricas interações dialógicas. Em outras palavras, o presente trabalho conclui que o chat se mostrou profícuo para o favorecimento das dinâmicas discursivas e a construção de conhecimentos dos estudantes
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Leonardo José da. Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional. 2013. 299 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102069
000711097
silva_lj_dr_bauru.pdf
33004056079P0
5522313924832520
0000-0001-7513-8336
identifier_str_mv SILVA, Leonardo José da. Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional. 2013. 299 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
000711097
silva_lj_dr_bauru.pdf
33004056079P0
5522313924832520
0000-0001-7513-8336
url http://hdl.handle.net/11449/102069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 299 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649809522884608