O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Letícia Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181965
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é constituir uma história sobre o que as revistas Documenta nos dizem sobre a criação de cursos que formavam professores de Matemática no Brasil, de 1962 a 1979, a partir dos pedidos de autorização, conversão e/ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática, de instituições públicas federais ou privadas, nelas publicados. A revista Documenta foi uma publicação mensal, entre os anos 1962 e 2006, do Conselho Federal de Educação. A incumbência desse Conselho era decidir sobre o funcionamento e reconhecimento de universidades e estabelecimentos isolados de ensino superior, federais ou particulares. Dentre os textos nelas publicados, destacamos e estudamos os pedidos de autorização, conversão e/ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática, no período em foco nessa pesquisa. Nossos dados, pareceres publicados na revista Documenta, por sua natureza, nos colocou em movimento de como sistematizar a análise proposta pela Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson. Também realizamos uma entrevista com um ex-conselheiro do CFE e mobilizamos entrevista já disponível, visando compreender a dinâmica desse Conselho. É em um cenário de relações de poder político e econômico nacional, que cursos específicos de graduação para formar professores de Matemática de instituições de ensino superior privadas ou públicas federais são pensados, solicitados, adequados, criados, incentivados ou negados.
id UNSP_f491c0e800d724723ec8515e22485f82
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181965
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)What the Documenta journal tell: us about of courses that formed teachers of Mathematics in Brazil from (1962 a 1979)História da educação MatemáticaLicenciaturaHermenêutica de profundidadeConselho Federal de EducaçãoHistory of Mathematics educationHermeneutics of depthFederal Council of EducationGraduationO objetivo dessa pesquisa é constituir uma história sobre o que as revistas Documenta nos dizem sobre a criação de cursos que formavam professores de Matemática no Brasil, de 1962 a 1979, a partir dos pedidos de autorização, conversão e/ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática, de instituições públicas federais ou privadas, nelas publicados. A revista Documenta foi uma publicação mensal, entre os anos 1962 e 2006, do Conselho Federal de Educação. A incumbência desse Conselho era decidir sobre o funcionamento e reconhecimento de universidades e estabelecimentos isolados de ensino superior, federais ou particulares. Dentre os textos nelas publicados, destacamos e estudamos os pedidos de autorização, conversão e/ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática, no período em foco nessa pesquisa. Nossos dados, pareceres publicados na revista Documenta, por sua natureza, nos colocou em movimento de como sistematizar a análise proposta pela Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson. Também realizamos uma entrevista com um ex-conselheiro do CFE e mobilizamos entrevista já disponível, visando compreender a dinâmica desse Conselho. É em um cenário de relações de poder político e econômico nacional, que cursos específicos de graduação para formar professores de Matemática de instituições de ensino superior privadas ou públicas federais são pensados, solicitados, adequados, criados, incentivados ou negados.Our research goal, with this work, was to trigger an a story about what the Documenta journal tell us about the creation of courses that formed teachers of Mathematics in Brazil from 1960s and 1970s, from applications for authorization, conversion and / or recognition of courses that formed Mathematics teachers, institutions public or private, published in them. The Documenta journal was a monthly publication, published by the Conselho Federal de Educação (Federal Council of Education – CFE) and its publications occurred between the years of 1962 and 2006. The Council was in charge to decide on the operation and recognition of universities and isolated institutes of higher education, federal or private. Among the published texts of this Journal, we highlighted and studied the requests for creation, conversion and / or recognition of courses that formed Mathematics teachers, in the period we focused for this research. Our data, reviews published in the Documenta Journal, by its nature, put us in motion about how to systematize the analysis proposed by John B. Thompson's Hermeneutics of Depth. We also interviewed a former CFE advisor and, in addition, mobilized an interview already available, in order to understand the dynamics of this Council. It is in a scenario of power relations, economic and political, that specific undergraduate courses created to educate Mathematics teachers from public federal and private institutions are thought, requested, adequate, created, encouraged or denied.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins-Salandim, Maria Edneia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Letícia Nogueira2019-05-08T19:44:20Z2019-05-08T19:44:20Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18196500091621733004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-09T06:23:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181965Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-09T06:23:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)
What the Documenta journal tell: us about of courses that formed teachers of Mathematics in Brazil from (1962 a 1979)
title O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)
spellingShingle O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)
Gomes, Letícia Nogueira
História da educação Matemática
Licenciatura
Hermenêutica de profundidade
Conselho Federal de Educação
History of Mathematics education
Hermeneutics of depth
Federal Council of Education
Graduation
title_short O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)
title_full O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)
title_fullStr O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)
title_full_unstemmed O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)
title_sort O que nos conta a revista DOCUMENTA: sobre cursos que formavam professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979)
author Gomes, Letícia Nogueira
author_facet Gomes, Letícia Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins-Salandim, Maria Edneia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Letícia Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação Matemática
Licenciatura
Hermenêutica de profundidade
Conselho Federal de Educação
History of Mathematics education
Hermeneutics of depth
Federal Council of Education
Graduation
topic História da educação Matemática
Licenciatura
Hermenêutica de profundidade
Conselho Federal de Educação
History of Mathematics education
Hermeneutics of depth
Federal Council of Education
Graduation
description O objetivo dessa pesquisa é constituir uma história sobre o que as revistas Documenta nos dizem sobre a criação de cursos que formavam professores de Matemática no Brasil, de 1962 a 1979, a partir dos pedidos de autorização, conversão e/ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática, de instituições públicas federais ou privadas, nelas publicados. A revista Documenta foi uma publicação mensal, entre os anos 1962 e 2006, do Conselho Federal de Educação. A incumbência desse Conselho era decidir sobre o funcionamento e reconhecimento de universidades e estabelecimentos isolados de ensino superior, federais ou particulares. Dentre os textos nelas publicados, destacamos e estudamos os pedidos de autorização, conversão e/ou reconhecimento de cursos que formavam professores de Matemática, no período em foco nessa pesquisa. Nossos dados, pareceres publicados na revista Documenta, por sua natureza, nos colocou em movimento de como sistematizar a análise proposta pela Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson. Também realizamos uma entrevista com um ex-conselheiro do CFE e mobilizamos entrevista já disponível, visando compreender a dinâmica desse Conselho. É em um cenário de relações de poder político e econômico nacional, que cursos específicos de graduação para formar professores de Matemática de instituições de ensino superior privadas ou públicas federais são pensados, solicitados, adequados, criados, incentivados ou negados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08T19:44:20Z
2019-05-08T19:44:20Z
2019-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181965
000916217
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/181965
identifier_str_mv 000916217
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046871961174016