O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/156155 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdf |
Resumo: | This research began in 2012, within the academic activities and PIBID and was developed during two years. The object is to contribute with the Geography teaching' history in Brazil, analyzing the speech and practice about teaching-learning evaluation recently produced in universities and the practice at the school search fiel. It's a bibliographic research in the period about 1999 to 2012, when the geography teaching-learning evaluation and its referrals started to appear like a dicky question as a school practice. In the 90's we could observe a increase in the discussions about evaluation in the brazilian schools, it means that this practice needs to be better dicussed and so better lived in the classes. This way are detached the teaching in geography speech and its referrals and a practice of evaluation at a school named Josepha Cubas da Silva, located in Ourinhos/SP |
id |
UNSP_f4dc031171494a30522e3ad879b1e178 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/156155 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)Aprendizagem - AvaliaçãoGeografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012Avaliação educacionalThis research began in 2012, within the academic activities and PIBID and was developed during two years. The object is to contribute with the Geography teaching' history in Brazil, analyzing the speech and practice about teaching-learning evaluation recently produced in universities and the practice at the school search fiel. It's a bibliographic research in the period about 1999 to 2012, when the geography teaching-learning evaluation and its referrals started to appear like a dicky question as a school practice. In the 90's we could observe a increase in the discussions about evaluation in the brazilian schools, it means that this practice needs to be better dicussed and so better lived in the classes. This way are detached the teaching in geography speech and its referrals and a practice of evaluation at a school named Josepha Cubas da Silva, located in Ourinhos/SPEssa pesquisa teve início no ano de 2012, no âmbito das atividades acadêmicas e do PIBID foi desenvolvida durante dois anos.O objetivo é contribuir para a constituição de uma história do ensino de Geografia no Brasil, analisando o discurso e a prática sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem produzidos recentemente no campo acadêmico e a prática na escola campo de pesquisa. Trata-se de pesquisa bibliográfica delimitada no período de 1999 a 2012, em que a avaliação da aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino de Geografia aparecem como uma questão questionável enquanto prática escolar. A partir da década de 1990 observa-se um aumento gradativo das discussões referentes ao ato de avaliar na escola brasileira o que remete a ideia de que tal prática ainda precisa ser melhor discutida para também ser melhor vivenciada em sala de aula. Desta forma, são destacados os discursos constituídos sobre o ensino de Geografia que focam concepções de avaliação da aprendizagem e suas formas de encaminhamento e também a prática da avaliação diagnóstica na escola Josepha Cubas da Silva, localizada na cidade de Ourinhos/SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grespan, Mirella Almeida [UNESP]2018-09-19T17:26:06Z2018-09-19T17:26:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfGRESPAN, Mirella Almeida. O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012). 2014. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156155000891138http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156155Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:31:29.000880Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012) |
title |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012) |
spellingShingle |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012) Grespan, Mirella Almeida [UNESP] Aprendizagem - Avaliação Geografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012 Avaliação educacional |
title_short |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012) |
title_full |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012) |
title_fullStr |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012) |
title_full_unstemmed |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012) |
title_sort |
O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012) |
author |
Grespan, Mirella Almeida [UNESP] |
author_facet |
Grespan, Mirella Almeida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grespan, Mirella Almeida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem - Avaliação Geografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012 Avaliação educacional |
topic |
Aprendizagem - Avaliação Geografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012 Avaliação educacional |
description |
This research began in 2012, within the academic activities and PIBID and was developed during two years. The object is to contribute with the Geography teaching' history in Brazil, analyzing the speech and practice about teaching-learning evaluation recently produced in universities and the practice at the school search fiel. It's a bibliographic research in the period about 1999 to 2012, when the geography teaching-learning evaluation and its referrals started to appear like a dicky question as a school practice. In the 90's we could observe a increase in the discussions about evaluation in the brazilian schools, it means that this practice needs to be better dicussed and so better lived in the classes. This way are detached the teaching in geography speech and its referrals and a practice of evaluation at a school named Josepha Cubas da Silva, located in Ourinhos/SP |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-09-19T17:26:06Z 2018-09-19T17:26:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GRESPAN, Mirella Almeida. O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012). 2014. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014. http://hdl.handle.net/11449/156155 000891138 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdf |
identifier_str_mv |
GRESPAN, Mirella Almeida. O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012). 2014. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014. 000891138 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/156155 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128666627997696 |