O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grespan, Mirella Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156155
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdf
Resumo: This research began in 2012, within the academic activities and PIBID and was developed during two years. The object is to contribute with the Geography teaching' history in Brazil, analyzing the speech and practice about teaching-learning evaluation recently produced in universities and the practice at the school search fiel. It's a bibliographic research in the period about 1999 to 2012, when the geography teaching-learning evaluation and its referrals started to appear like a dicky question as a school practice. In the 90's we could observe a increase in the discussions about evaluation in the brazilian schools, it means that this practice needs to be better dicussed and so better lived in the classes. This way are detached the teaching in geography speech and its referrals and a practice of evaluation at a school named Josepha Cubas da Silva, located in Ourinhos/SP
id UNSP_f4dc031171494a30522e3ad879b1e178
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156155
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)Aprendizagem - AvaliaçãoGeografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012Avaliação educacionalThis research began in 2012, within the academic activities and PIBID and was developed during two years. The object is to contribute with the Geography teaching' history in Brazil, analyzing the speech and practice about teaching-learning evaluation recently produced in universities and the practice at the school search fiel. It's a bibliographic research in the period about 1999 to 2012, when the geography teaching-learning evaluation and its referrals started to appear like a dicky question as a school practice. In the 90's we could observe a increase in the discussions about evaluation in the brazilian schools, it means that this practice needs to be better dicussed and so better lived in the classes. This way are detached the teaching in geography speech and its referrals and a practice of evaluation at a school named Josepha Cubas da Silva, located in Ourinhos/SPEssa pesquisa teve início no ano de 2012, no âmbito das atividades acadêmicas e do PIBID foi desenvolvida durante dois anos.O objetivo é contribuir para a constituição de uma história do ensino de Geografia no Brasil, analisando o discurso e a prática sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem produzidos recentemente no campo acadêmico e a prática na escola campo de pesquisa. Trata-se de pesquisa bibliográfica delimitada no período de 1999 a 2012, em que a avaliação da aprendizagem e seus encaminhamentos no ensino de Geografia aparecem como uma questão questionável enquanto prática escolar. A partir da década de 1990 observa-se um aumento gradativo das discussões referentes ao ato de avaliar na escola brasileira o que remete a ideia de que tal prática ainda precisa ser melhor discutida para também ser melhor vivenciada em sala de aula. Desta forma, são destacados os discursos constituídos sobre o ensino de Geografia que focam concepções de avaliação da aprendizagem e suas formas de encaminhamento e também a prática da avaliação diagnóstica na escola Josepha Cubas da Silva, localizada na cidade de Ourinhos/SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grespan, Mirella Almeida [UNESP]2018-09-19T17:26:06Z2018-09-19T17:26:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfGRESPAN, Mirella Almeida. O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012). 2014. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156155000891138http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156155Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:31:29.000880Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
title O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
spellingShingle O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
Grespan, Mirella Almeida [UNESP]
Aprendizagem - Avaliação
Geografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012
Avaliação educacional
title_short O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
title_full O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
title_fullStr O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
title_full_unstemmed O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
title_sort O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012)
author Grespan, Mirella Almeida [UNESP]
author_facet Grespan, Mirella Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Grespan, Mirella Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - Avaliação
Geografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012
Avaliação educacional
topic Aprendizagem - Avaliação
Geografia - Estudo e ensino - Brasil - 1999-2012
Avaliação educacional
description This research began in 2012, within the academic activities and PIBID and was developed during two years. The object is to contribute with the Geography teaching' history in Brazil, analyzing the speech and practice about teaching-learning evaluation recently produced in universities and the practice at the school search fiel. It's a bibliographic research in the period about 1999 to 2012, when the geography teaching-learning evaluation and its referrals started to appear like a dicky question as a school practice. In the 90's we could observe a increase in the discussions about evaluation in the brazilian schools, it means that this practice needs to be better dicussed and so better lived in the classes. This way are detached the teaching in geography speech and its referrals and a practice of evaluation at a school named Josepha Cubas da Silva, located in Ourinhos/SP
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-09-19T17:26:06Z
2018-09-19T17:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRESPAN, Mirella Almeida. O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012). 2014. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/156155
000891138
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdf
identifier_str_mv GRESPAN, Mirella Almeida. O Discurso e a prática sobre a avaliação da aprendizagem no ensino de geografia no Brasil (1999-2012). 2014. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
000891138
url http://hdl.handle.net/11449/156155
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891138.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128666627997696