Panorama da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental I das escolas municipais de Ilha Solteira/SP: uma análise na perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Aline Patrícia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181190
Resumo: Partindo da necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), a pesquisa se propõe a traçar um panorama da situação atual da EA desenvolvida por professores polivalentes e especialistas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I de três escolas municipais de Ilha Solteira (SP), considerando suas concepções, metodologias, e ocorrência da interdisciplinaridade. A metodologia de pesquisa se baseia em análises bibliográficas que apresentam conceitos e leis que regem a EA no contexto escolar no Brasil na perspectiva crítica de autores como Mauro Guimarães, Carlos Frederico Loureiro e Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativa, caracterizada como uma investigação empírica, as coletas de dados foram realizadas por meio de aplicação de questionários à 46 professores (especialistas e polivalentes) que compõem a população de amostra. A tabulação dos resultados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo que segundo Bardin (2016) consiste num método que tem como componentes essenciais além da descrição, a categorização e interpretação. Foi possível obter informações das diferentes concepções de EA pelos professores, na qual, demonstrou uma complexidade de conceitos sobre meio ambiente com tendência naturalística e antropocêntrica pautado no cuidar e preservar. Revelou-se também que a EA está presente no currículo escolar das escolas aqui investigadas de forma interdisciplinar dentro de uma prática transversal e como disciplina diversificada. As principais temáticas ambientais desenvolvidas pelos participantes da pesquisa são lixo e reciclagem, tendo como maior número de citação de metodologia adotada os debates e rodas de conversas. Os mesmos encontram dificuldades no desenvolvimento da EA quando se pretende realizar saídas de campo. Verificou-se também a importância de investir numa formação continuada que conduza a um aprendizado significativo da educação ambiental crítica, a qual, é preconizado neste trabalho, a fim de construir estratégias pedagógicas que possam edificar os debates das temáticas ambientais, seja de forma disciplinar ou interdisciplinar.
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A metodologia de pesquisa se baseia em análises bibliográficas que apresentam conceitos e leis que regem a EA no contexto escolar no Brasil na perspectiva crítica de autores como Mauro Guimarães, Carlos Frederico Loureiro e Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativa, caracterizada como uma investigação empírica, as coletas de dados foram realizadas por meio de aplicação de questionários à 46 professores (especialistas e polivalentes) que compõem a população de amostra. A tabulação dos resultados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo que segundo Bardin (2016) consiste num método que tem como componentes essenciais além da descrição, a categorização e interpretação. Foi possível obter informações das diferentes concepções de EA pelos professores, na qual, demonstrou uma complexidade de conceitos sobre meio ambiente com tendência naturalística e antropocêntrica pautado no cuidar e preservar. Revelou-se também que a EA está presente no currículo escolar das escolas aqui investigadas de forma interdisciplinar dentro de uma prática transversal e como disciplina diversificada. As principais temáticas ambientais desenvolvidas pelos participantes da pesquisa são lixo e reciclagem, tendo como maior número de citação de metodologia adotada os debates e rodas de conversas. Os mesmos encontram dificuldades no desenvolvimento da EA quando se pretende realizar saídas de campo. Verificou-se também a importância de investir numa formação continuada que conduza a um aprendizado significativo da educação ambiental crítica, a qual, é preconizado neste trabalho, a fim de construir estratégias pedagógicas que possam edificar os debates das temáticas ambientais, seja de forma disciplinar ou interdisciplinar.Based on the need to deepen knowledge about the development of Environmental Education (EE), the research proposes to outline the current situation of EA developed by polyvalent teachers and specialists in the initial years of Elementary School of three municipal schools of Ilha Solteira (SP), considering its conceptions, methodologies, and occurrence of interdisciplinarity. The research methodology is based on bibliographic analyzes that present concepts and laws that rules EE in the school context in Brazil in the critical perspective of authors such as Mauro Guimarães, Carlos Frederico Loureiro and Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. As a qualitative research, characterized as an empirical investigation, the data were collected through the questionnaires to the 46 teachers (specialists and polyvalent teachers) that make up the sample population. The tabulation of the results occurred through the Content Analysis that according to Bardin (2016) consists of a method that has as essential components beyond description, categorization and interpretation. It was possible to obtain information about the different conceptions of EE by teachers, in which it demonstrated a complexity of concepts about environment with a naturalistic and anthropocentric tendency guided by care and preservation. It was also revealed that EE is present in the school curriculum of the schools investigated in an interdisciplinary way within a transversal practice and as a diversified discipline. The main environmental themes developed by the participants of the research are garbage and recycling, having as a greater number of methodology citations adopted the debates and round table. They find it difficult to develop EE when field trips are to be made. It was also verified the importance of investing in a continuous training that leads to a significant learning of critical environmental education, which is advocated in this paper, in order to construct pedagogical strategies that can build debates on environmental themes, either in a disciplinary or interdisciplinary.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maciel, Aline Patrícia2019-03-26T11:37:58Z2019-03-26T11:37:58Z2019-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18119000091421333004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:16:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181190Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:16:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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