Comunicação estratégica de movimentos sociais na internet: estudo sobre o Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236423 |
Resumo: | Atualmente, as mídias digitais são parte do cotidiano de muitas pessoas e permitem que as informações sejam mais acessíveis, rápidas e principalmente, interativas, mudando o conceito de comunicação proposto pelas velhas mídias. Desta forma, é também uma ferramenta de mobilização, passando a ser utilizada por movimentos sociais que viram nas plataformas digitais uma oportunidade de garantir maior alcance e disseminação de suas demandas e de sua agenda. O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre o uso das redes sociais online, em especial do Facebook, como ferramenta de comunicação estratégica dos movimentos sociais. Especificamente, foi possível compreender como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra utiliza o Facebook, e identificar se há uma comunicação estratégica que otimize o trabalho realizado fora do ciberespaço por meio da análise de conteúdo de 161 posts compartilhados e produzidos, das reações e comentários dos públicos. Através deste estudo propomos ações alinhadas aos objetivos do MST, por meio de estratégias de relacionamento, para garantir uma melhor utilização da ferramenta online. |
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Comunicação estratégica de movimentos sociais na internet: estudo sobre o Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraStrategic communication of social movements on the internet: a study on the Facebook of the Landless Rural Workers MovementMovimentos sociaisComunicação estratégicaCiberespaçoInteraçãoMSTSocial movementsStrategic communicationCyberspaceInteractionAtualmente, as mídias digitais são parte do cotidiano de muitas pessoas e permitem que as informações sejam mais acessíveis, rápidas e principalmente, interativas, mudando o conceito de comunicação proposto pelas velhas mídias. Desta forma, é também uma ferramenta de mobilização, passando a ser utilizada por movimentos sociais que viram nas plataformas digitais uma oportunidade de garantir maior alcance e disseminação de suas demandas e de sua agenda. O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre o uso das redes sociais online, em especial do Facebook, como ferramenta de comunicação estratégica dos movimentos sociais. Especificamente, foi possível compreender como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra utiliza o Facebook, e identificar se há uma comunicação estratégica que otimize o trabalho realizado fora do ciberespaço por meio da análise de conteúdo de 161 posts compartilhados e produzidos, das reações e comentários dos públicos. Através deste estudo propomos ações alinhadas aos objetivos do MST, por meio de estratégias de relacionamento, para garantir uma melhor utilização da ferramenta online.Today, digital media are part of everyday life for many people and it turns information more accessible, faster and more interactive, changing the concept of communication proposed by the old media. thus, it is also a tool of mobilization, being used by social movements that saw digital platforms as an opportunity to guarantee greater reach and dissemination of their demands and their agenda. The objective of this research was to reflect on the use of online social networks, especially Facebook, as a strategic communication tool of social movements. Specifically, was expected to understand how the Landless rural Workers' Movement uses Facebook, and to identify whether there is strategic communication that optimizes the work done outside of cyberspace by analyzing the 161 content of the shared and produced posts, the reactions and comments of the the public. Through this study, we propose actions aligned with the objectives of the MST, through relationship strategies, to ensure a better use of the online tool.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Luvizotto, Caroline Kraus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Datrino, Mariana Alarcon2022-09-02T18:39:17Z2022-09-02T18:39:17Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-04T06:18:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236423Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:30:35.166204Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Atualmente, as mídias digitais são parte do cotidiano de muitas pessoas e permitem que as informações sejam mais acessíveis, rápidas e principalmente, interativas, mudando o conceito de comunicação proposto pelas velhas mídias. Desta forma, é também uma ferramenta de mobilização, passando a ser utilizada por movimentos sociais que viram nas plataformas digitais uma oportunidade de garantir maior alcance e disseminação de suas demandas e de sua agenda. O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre o uso das redes sociais online, em especial do Facebook, como ferramenta de comunicação estratégica dos movimentos sociais. Especificamente, foi possível compreender como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra utiliza o Facebook, e identificar se há uma comunicação estratégica que otimize o trabalho realizado fora do ciberespaço por meio da análise de conteúdo de 161 posts compartilhados e produzidos, das reações e comentários dos públicos. Através deste estudo propomos ações alinhadas aos objetivos do MST, por meio de estratégias de relacionamento, para garantir uma melhor utilização da ferramenta online. |
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