Princípios do método clínico de Jean Piaget: uma análise dos protocolos de pesquisa entre 1920 e 1922
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154148 |
Resumo: | A Epistemologia Genética de Jean Piaget é uma das teorias mais importantes acerca do conhecimento. Esta teoria tem influência determinante nos sistemas de educação pública de diversos países, incluindo o do Brasil. Apesar da grande quantidade de publicações sobre os mais diversos aspectos desta teoria, é bem menor o volume de trabalhos sobre sua história, e menor ainda sobre a formação de seu método de pesquisa, o Método Clínico. A presente pesquisa tem por objetivo mostrar o início da gênese do método de Piaget, especialmente no período entre 1920 e 1922. Para tal, foram localizados os protocolos de pesquisa do próprio Piaget disponíveis nos Archives Jean Piaget, em Genebra. Os documentos foram fotografados e analisados, o que inclui sua leitura e identificação das informações mais relevantes. Os dados obtidos foram convertidos em resumos, quadros e gráficos. A narrativa construída para mostrar a forma como Piaget construiu seu método é baseada nos pressupostos teóricos propostos por Bruno Latour e a Teoria Ator-Rede. Nele, são recusadas histórias que tomam o cientista por herói ou a submissão de seus trabalhos a meros constrangimentos sociais, para produzir uma história onde humanos e não-humanos tem uma ação, e é a ação destes que compõe a história da gênese do Método. A análise dos protocolos permitiu a divisão do intervalo entre janeiro de 1920 e dezembro de 1922 em três partes. No primeiro período, ainda trabalhando em Paris, Piaget utiliza os resultados obtidos da padronização francesa do teste de Burt, uma tarefa designada a ele por Simon, para obter novos dados sobre o raciocínio. No segundo período, Piaget inicia a modificação de testes e provas psicológicas correntes à sua época para expandir suas pesquisas, se valendo de um novo inquérito já semelhante ao que seria utilizado no Método Clínico. No terceiro período, que se passa integralmente em Genebra, Piaget tem uma explosão criativa com vários métodos originais. Neste período também se observa um direcionamento de pesquisa muito mais claro e preciso. O trabalho conclui que são necessários mais estudos para a utilização dos pressupostos filosóficos da Teoria Ator-Rede nos estudos em história da psicologia, que Piaget foi fortemente influenciado pelo contato com o teste de Burt, o que possibilitou ao genebrino aliar seus estudos sobre lógica e as técnicas de observação que aprendera em seu treinamento como biólogo com a psicologia experimental, e que estas alianças permitiram a criação do Método Clínico. Este, por sua vez, é resultado de uma incorporação acumulativa de técnicas, tanto originais quanto adaptadas, desenvolvidas por Piaget ao longo de um tempo de maturação. |
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Princípios do método clínico de Jean Piaget: uma análise dos protocolos de pesquisa entre 1920 e 1922Principles of Piaget’s clinical method: an analysis of research protocols between 1920 and 192Principes de la méthode clinique de Jean Piaget : une analyse des protocoles de recherche entre 1920 et 1922História da PsicologiaEpistemologia da psicologiaHistória da Epistemologia GenéticaEpistemologia GenéticaHistória da psicologia experimentalHistory of PsychologyEpistemology of PsychologyHistory of Genetic EpistemologyGenetic EpistemologyHistory of Experimental PsychologyA Epistemologia Genética de Jean Piaget é uma das teorias mais importantes acerca do conhecimento. Esta teoria tem influência determinante nos sistemas de educação pública de diversos países, incluindo o do Brasil. Apesar da grande quantidade de publicações sobre os mais diversos aspectos desta teoria, é bem menor o volume de trabalhos sobre sua história, e menor ainda sobre a formação de seu método de pesquisa, o Método Clínico. A presente pesquisa tem por objetivo mostrar o início da gênese do método de Piaget, especialmente no período entre 1920 e 1922. Para tal, foram localizados os protocolos de pesquisa do próprio Piaget disponíveis nos Archives Jean Piaget, em Genebra. Os documentos foram fotografados e analisados, o que inclui sua leitura e identificação das informações mais relevantes. Os dados obtidos foram convertidos em resumos, quadros e gráficos. A narrativa construída para mostrar a forma como Piaget construiu seu método é baseada nos pressupostos teóricos propostos por Bruno Latour e a Teoria Ator-Rede. Nele, são recusadas histórias que tomam o cientista por herói ou a submissão de seus trabalhos a meros constrangimentos sociais, para produzir uma história onde humanos e não-humanos tem uma ação, e é a ação destes que compõe a história da gênese do Método. A análise dos protocolos permitiu a divisão do intervalo entre janeiro de 1920 e dezembro de 1922 em três partes. No primeiro período, ainda trabalhando em Paris, Piaget utiliza os resultados obtidos da padronização francesa do teste de Burt, uma tarefa designada a ele por Simon, para obter novos dados sobre o raciocínio. No segundo período, Piaget inicia a modificação de testes e provas psicológicas correntes à sua época para expandir suas pesquisas, se valendo de um novo inquérito já semelhante ao que seria utilizado no Método Clínico. No terceiro período, que se passa integralmente em Genebra, Piaget tem uma explosão criativa com vários métodos originais. Neste período também se observa um direcionamento de pesquisa muito mais claro e preciso. O trabalho conclui que são necessários mais estudos para a utilização dos pressupostos filosóficos da Teoria Ator-Rede nos estudos em história da psicologia, que Piaget foi fortemente influenciado pelo contato com o teste de Burt, o que possibilitou ao genebrino aliar seus estudos sobre lógica e as técnicas de observação que aprendera em seu treinamento como biólogo com a psicologia experimental, e que estas alianças permitiram a criação do Método Clínico. Este, por sua vez, é resultado de uma incorporação acumulativa de técnicas, tanto originais quanto adaptadas, desenvolvidas por Piaget ao longo de um tempo de maturação.The Genetic Epistemology of Jean Piaget is one of the most important theories about the development of intelligence. This theory has a determining influence on the public education systems of several countries, including Brazil. Despite the large number of publications on various aspects of this theory, the volume of work on its history is much smaller, and even less about the formation of its research method, the Clinical Method. The present research aims to show the beginning of the genesis of the Piaget method, especially in the period between 1920 and 1922. To this end, Piaget's own research protocols were found in the Archives Jean Piaget, institution linked to Geneva University. The documents were photographed and analyzed, which included reading and identifying the most relevant information. The data obtained were converted into abstracts, tables and graphs. The narrative developed to show how Piaget constructed his method is based on the theoretical assumptions proposed by Bruno Latour and the Actor-Network Theory. In it, history that take the scientist for hero or the submission of his works to mere social constraints are rejected, to produce a history where humans and nonhumans have an action, and it is the action of these that composes the history of the genesis of the Method. The analysis of the protocols allowed the division of the interval between January of 1920 and December of 1922 in three parts. In the first period, when Piaget is still working in Paris, he uses the results obtained from the French standardization of the test of Burt, a task assigned to him by Simon, to obtain new data on the reasoning. In the second period, Piaget began to modify tests and psychological tests current to his time to expand his research, using a new survey already similar to what would be used in the Clinical Method. In the third period, which is entirely passed in Geneva, Piaget has a creative explosion with several original methods. In this period, a much clearer and more precise search direction is also observed. The paper concludes that further studies are needed to use the philosophical assumptions of the Actor-Network Theory in studies in the history of psychology, that Piaget was strongly influenced by the contact with the Burt test, which enabled to him to combine his studies on logic and the techniques of observation he had learned in his training as a biologist with experimental psychology, and that these alliances allowed the creation of the Clinical Method. This, in turn, is the result of a cumulative incorporation of techniques, both original and adapted, developed by Piaget over a time of maturation.L'épistémologie génétique de Jean Piaget est l'une des théories les plus importantes sur le développement de l'intelligence. Cette théorie a une influence déterminante sur les systèmes d'éducation publique de plusieurs pays, y compris le Brésil. Malgré le grand nombre de publications sur divers aspects de cette théorie, le volume de travail sur son histoire est beaucoup plus petit, et encore moins sur la formation de sa méthode de recherche, la Méthode Clinique. La présente recherche vise à montrer le début de la genèse de la méthode Piaget, notamment dans la période entre 1920 et 1922. À cette fin, les protocoles de recherche de le propre Piaget ont été trouvés dans les Archives Jean Piaget, institution liée à l'Université de Genève. Les documents ont été photographiés et analysés, ce qui inclut la lecture et l'identification des informations les plus pertinentes. Les données obtenues ont été converties en résumés, tableaux et graphiques. Le récit développé pour montrer comment Piaget a construit sa méthode est basé sur les hypothèses théoriques proposées par Bruno Latour et la théorie de l'acteur-réseau. Dans celui-ci, l'histoire qui prend le scientifique pour héros ou la soumission de ses œuvres à de simples contraintes sociales est rejetée, pour produire une histoire où les humains et les non-humains ont une action, et c'est l'action de ceux-là qui compose l'histoire de la méthode. L'analyse des protocoles a permis la division de l'intervalle entre janvier de 1920 et décembre de 1922 en trois parts. Dans la première période, alors que Piaget travaille encore à Paris, il utilise les résultats obtenus de la normalisation française du test de Burt, une tâche qui lui a été assignée par Simon, pour obtenir de nouvelles données sur le raisonnement. Dans la deuxième période, Piaget a commencé à modifier les épreuves et les tests psychologiques ordinaires à son époque pour élargir sa recherche, en utilisant une nouvelle enquête déjà similaire à ce qui serait utilisé dans la méthode clinique. Dans la troisième période, entièrement passée à Genève, Piaget a une explosion créative avec plusieurs méthodes originales. Dans cette période, une direction de recherche beaucoup plus claire et plus précise est également observée. Le travail conclut que d'autres études sont nécessaires pour utiliser les hypothèses philosophiques de la théorie des acteurs-réseaux dans les études de l'histoire de la psychologie, que Piaget a été fortement influencé par le contact avec le test de Burt, qui lui a permis de combiner ses techniques d'observation qu'il avait apprises dans sa formation de biologiste avec la psychologie expérimentale, et que ces alliances ont permis la création de la Méthode Clinique. Ceci, à son tour, est le résultat d'une incorporation cumulative de techniques, à la fois originales et adaptées, développées par Piaget au cours d'une période de maturation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Leonardo Lemos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, André Elias Morelli [UNESP]2018-06-04T19:36:26Z2018-06-04T19:36:26Z2018-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15414800090238833004048021P66444203522447403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T14:03:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154148Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:50:04.356401Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A Epistemologia Genética de Jean Piaget é uma das teorias mais importantes acerca do conhecimento. Esta teoria tem influência determinante nos sistemas de educação pública de diversos países, incluindo o do Brasil. Apesar da grande quantidade de publicações sobre os mais diversos aspectos desta teoria, é bem menor o volume de trabalhos sobre sua história, e menor ainda sobre a formação de seu método de pesquisa, o Método Clínico. A presente pesquisa tem por objetivo mostrar o início da gênese do método de Piaget, especialmente no período entre 1920 e 1922. Para tal, foram localizados os protocolos de pesquisa do próprio Piaget disponíveis nos Archives Jean Piaget, em Genebra. Os documentos foram fotografados e analisados, o que inclui sua leitura e identificação das informações mais relevantes. Os dados obtidos foram convertidos em resumos, quadros e gráficos. A narrativa construída para mostrar a forma como Piaget construiu seu método é baseada nos pressupostos teóricos propostos por Bruno Latour e a Teoria Ator-Rede. Nele, são recusadas histórias que tomam o cientista por herói ou a submissão de seus trabalhos a meros constrangimentos sociais, para produzir uma história onde humanos e não-humanos tem uma ação, e é a ação destes que compõe a história da gênese do Método. A análise dos protocolos permitiu a divisão do intervalo entre janeiro de 1920 e dezembro de 1922 em três partes. No primeiro período, ainda trabalhando em Paris, Piaget utiliza os resultados obtidos da padronização francesa do teste de Burt, uma tarefa designada a ele por Simon, para obter novos dados sobre o raciocínio. No segundo período, Piaget inicia a modificação de testes e provas psicológicas correntes à sua época para expandir suas pesquisas, se valendo de um novo inquérito já semelhante ao que seria utilizado no Método Clínico. No terceiro período, que se passa integralmente em Genebra, Piaget tem uma explosão criativa com vários métodos originais. Neste período também se observa um direcionamento de pesquisa muito mais claro e preciso. O trabalho conclui que são necessários mais estudos para a utilização dos pressupostos filosóficos da Teoria Ator-Rede nos estudos em história da psicologia, que Piaget foi fortemente influenciado pelo contato com o teste de Burt, o que possibilitou ao genebrino aliar seus estudos sobre lógica e as técnicas de observação que aprendera em seu treinamento como biólogo com a psicologia experimental, e que estas alianças permitiram a criação do Método Clínico. Este, por sua vez, é resultado de uma incorporação acumulativa de técnicas, tanto originais quanto adaptadas, desenvolvidas por Piaget ao longo de um tempo de maturação. |
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