Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006 http://hdl.handle.net/11449/28249 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto. |
id |
UNSP_f534341f27df322086d15fe96b0d00a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28249 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedadeObject Lessons: scientific conception and the modernisation project to societyLições de coisasmétodo de ensino intuitivocultura escolartransposição didáticamanuais de ensinoO objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto.The objective of this article is to comprehend some aspects of the school culture, to remark the selection of cultural, economic and educational values examined by the school instruction from the analysis of didactic manuals to teachers use, which were elaborated during the last decades of XIX century and based upon the Intuitive Method or Object Lessons. Although the manuals express the same philosophical basis, they present different procedures to the teaching of the school contents which are specific views of the scientific progress. The differences presented by the manuals linked to the modernisation project of society, in progress during XIX century, inform us about several points that constitute that project.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2000-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article74-87application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824910.1590/S0101-32622000000300006S0101-32622000000300006S0101-32622000000300006.pdf9701075189282146SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28249Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:49:16.901745Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade Object Lessons: scientific conception and the modernisation project to society |
title |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade |
spellingShingle |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] Lições de coisas método de ensino intuitivo cultura escolar transposição didática manuais de ensino |
title_short |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade |
title_full |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade |
title_fullStr |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade |
title_full_unstemmed |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade |
title_sort |
Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade |
author |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
author_facet |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lições de coisas método de ensino intuitivo cultura escolar transposição didática manuais de ensino |
topic |
Lições de coisas método de ensino intuitivo cultura escolar transposição didática manuais de ensino |
description |
O objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-11-01 2014-05-20T15:12:03Z 2014-05-20T15:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28249 10.1590/S0101-32622000000300006 S0101-32622000000300006 S0101-32622000000300006.pdf 9701075189282146 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006 http://hdl.handle.net/11449/28249 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000. 0101-3262 10.1590/S0101-32622000000300006 S0101-32622000000300006 S0101-32622000000300006.pdf 9701075189282146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74-87 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129122818326528 |