Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006
http://hdl.handle.net/11449/28249
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto.
id UNSP_f534341f27df322086d15fe96b0d00a0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28249
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedadeObject Lessons: scientific conception and the modernisation project to societyLições de coisasmétodo de ensino intuitivocultura escolartransposição didáticamanuais de ensinoO objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto.The objective of this article is to comprehend some aspects of the school culture, to remark the selection of cultural, economic and educational values examined by the school instruction from the analysis of didactic manuals to teachers use, which were elaborated during the last decades of XIX century and based upon the Intuitive Method or Object Lessons. Although the manuals express the same philosophical basis, they present different procedures to the teaching of the school contents which are specific views of the scientific progress. The differences presented by the manuals linked to the modernisation project of society, in progress during XIX century, inform us about several points that constitute that project.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]2014-05-20T15:12:03Z2014-05-20T15:12:03Z2000-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article74-87application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824910.1590/S0101-32622000000300006S0101-32622000000300006S0101-32622000000300006.pdf9701075189282146SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28249Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:49:16.901745Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
Object Lessons: scientific conception and the modernisation project to society
title Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
spellingShingle Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
Lições de coisas
método de ensino intuitivo
cultura escolar
transposição didática
manuais de ensino
title_short Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
title_full Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
title_fullStr Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
title_full_unstemmed Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
title_sort Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade
author Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
author_facet Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdemarin, Vera Teresa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lições de coisas
método de ensino intuitivo
cultura escolar
transposição didática
manuais de ensino
topic Lições de coisas
método de ensino intuitivo
cultura escolar
transposição didática
manuais de ensino
description O objetivo deste artigo é compreender alguns aspectos da cultura escolar, assinalando a seleção de valores culturais, econômicos e educacionais operada pela instrução escolar, com base na análise de manuais didáticos para uso de professores, elaborados nas décadas finais do século XIX e fundamentados no Método de Ensino Intuitivo ou Lições de Coisas. Embora expressem a mesma fundamentação filosófica, os manuais apresentam diferentes procedimentos para o ensino dos conteúdos escolares que se configuram como visões específicas do progresso científico. Vinculados ao projeto modernizador da sociedade, em curso no século XIX, as diferenças apresentadas pelos manuais nos informam sobre as diversas vertentes constitutivas desse projeto.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-11-01
2014-05-20T15:12:03Z
2014-05-20T15:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/28249
10.1590/S0101-32622000000300006
S0101-32622000000300006
S0101-32622000000300006.pdf
9701075189282146
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006
http://hdl.handle.net/11449/28249
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 20, n. 52, p. 74-87, 2000.
0101-3262
10.1590/S0101-32622000000300006
S0101-32622000000300006
S0101-32622000000300006.pdf
9701075189282146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74-87
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129122818326528