Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Thaís Gimenez Da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basilio, Leticia Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010006
http://hdl.handle.net/11449/157780
Resumo: Abstract This study aimed to qualitatively analyze the dissertations and theses about Biology Teaching that have focus on the History and Philosophy of Science, produced between 1983 and 2013 in order to point out the work of both these contributions to teaching and research. The descriptors considered for the analysis were author, advisor, year of defense, degree (master’s or doctorate), postgraduate program, university, content theme, level of education and thematic research. Eighty six papers on the topic were found, the first being defended in 1983. After reading the papers they were classified into seven educational themes: analysis of textbooks, proposals education, conceptions of students, conceptions of teachers, teacher training, curriculum and contributions of History and Philosophy of Biology for teaching.
id UNSP_f541b5b2b48fc53e790812e8ab23eb7f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157780
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)Biology teaching and the history and philosophy of science: a qualitative analysis of academic research made in Brazil (1983-2013)Biology educationHistory of philosophyHistory of scienceDissertationThesisEnsino de biologiaHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaDissertaçõesTesesAbstract This study aimed to qualitatively analyze the dissertations and theses about Biology Teaching that have focus on the History and Philosophy of Science, produced between 1983 and 2013 in order to point out the work of both these contributions to teaching and research. The descriptors considered for the analysis were author, advisor, year of defense, degree (master’s or doctorate), postgraduate program, university, content theme, level of education and thematic research. Eighty six papers on the topic were found, the first being defended in 1983. After reading the papers they were classified into seven educational themes: analysis of textbooks, proposals education, conceptions of students, conceptions of teachers, teacher training, curriculum and contributions of History and Philosophy of Biology for teaching.Resumo O presente estudo se propôs a analisar qualitativamente as dissertações e teses produzidas entre 1983 e 2013, relativas ao Ensino de Biologia que têm como foco temático a História e Filosofia da Ciência, a fim de apontar as contribuições do conjunto dos trabalhos para o ensino e a pesquisa. Os descritores considerados para a análise foram autor, orientador, ano de defesa, grau de titulação (mestrado ou doutorado), programa de pós-graduação, universidade, área de conteúdo, nível escolar e problemáticas de investigação. Foram localizados 86 trabalhos, sendo o primeiro defendido em 1983. Após a leitura, os trabalhos foram classificados em sete problemáticas de investigação: análise de livros didáticos; propostas de ensino; concepções de alunos; concepções de professores; formação de professores; currículo; e contribuições da História e Filosofia da Biologia para o ensino.Universidade Estadual Paulista Departamento de Economia, Administração e EducaçãoUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Economia, Administração e EducaçãoUniversidade Estadual PaulistaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Augusto, Thaís Gimenez Da SilvaBasilio, Leticia Vieira2018-11-12T17:26:54Z2018-11-12T17:26:54Z2018-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article71-93application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 1, p. 71-93, 2018.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/15778010.1590/1516-731320180010006S1516-73132018000100071S1516-73132018000100071.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:03:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157780Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:45:43.933083Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
Biology teaching and the history and philosophy of science: a qualitative analysis of academic research made in Brazil (1983-2013)
title Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
spellingShingle Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
Augusto, Thaís Gimenez Da Silva
Biology education
History of philosophy
History of science
Dissertation
Thesis
Ensino de biologia
História da ciência
Filosofia da ciência
Dissertações
Teses
title_short Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
title_full Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
title_fullStr Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
title_full_unstemmed Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
title_sort Ensino de biologia e história e filosofia da ciência: uma análise qualitativa das pesquisas acadêmicas produzidas no Brasil (1983-2013)
author Augusto, Thaís Gimenez Da Silva
author_facet Augusto, Thaís Gimenez Da Silva
Basilio, Leticia Vieira
author_role author
author2 Basilio, Leticia Vieira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Thaís Gimenez Da Silva
Basilio, Leticia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Biology education
History of philosophy
History of science
Dissertation
Thesis
Ensino de biologia
História da ciência
Filosofia da ciência
Dissertações
Teses
topic Biology education
History of philosophy
History of science
Dissertation
Thesis
Ensino de biologia
História da ciência
Filosofia da ciência
Dissertações
Teses
description Abstract This study aimed to qualitatively analyze the dissertations and theses about Biology Teaching that have focus on the History and Philosophy of Science, produced between 1983 and 2013 in order to point out the work of both these contributions to teaching and research. The descriptors considered for the analysis were author, advisor, year of defense, degree (master’s or doctorate), postgraduate program, university, content theme, level of education and thematic research. Eighty six papers on the topic were found, the first being defended in 1983. After reading the papers they were classified into seven educational themes: analysis of textbooks, proposals education, conceptions of students, conceptions of teachers, teacher training, curriculum and contributions of History and Philosophy of Biology for teaching.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12T17:26:54Z
2018-11-12T17:26:54Z
2018-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010006
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 1, p. 71-93, 2018.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/157780
10.1590/1516-731320180010006
S1516-73132018000100071
S1516-73132018000100071.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010006
http://hdl.handle.net/11449/157780
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 1, p. 71-93, 2018.
1516-7313
10.1590/1516-731320180010006
S1516-73132018000100071
S1516-73132018000100071.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71-93
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128273028218880