Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shimizu, Alessandra de Morais [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cordeiro, Ana Paula [UNESP], Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100012
http://hdl.handle.net/11449/30076
Resumo: Apresenta um estudo bibliográfico referente ao tema ética e preconceito no âmbito da educação escolar em periódicos nacionais das áreas de educação, psicologia e filosofia a partir da década de 1970 até o ano de 2003. No total, foram categorizados e analisados 570 textos. Constatamos que, especialmente, nas três últimas décadas, houve uma preocupação, por parte dos pesquisadores, com questões éticas e a problemática da diversidade e suas relações com a educação escolar. Percebemos, também, que algumas revistas científicas se destacaram por apresentar um maior número de produções científicas publicadas com o tema e no período que compreende este estudo. Além disso, a maioria dos trabalhos realizou estudos teóricos e pesquisas bibliográficas em detrimento às pesquisas empíricas. Foi elaborado um índice dos textos pesquisados que, juntamente com o material coletado, funcionará como banco de dados para pesquisadores, ligados a diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse em estudar o tema ética e preconceito e seus diversos subtemas.
id UNSP_f565811d790f41cfa33800e2f9fcf5e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30076
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003Etica, prejuicio y educación: características de las publicaciones en periódicos nacionales de educación, filosofía y psicología, durante la década de 1970 hasta el año 2003Ethics, prejudice and education: characteristics of publications in national periodicals in education, philosophy and psychology from the 1970's to 2003ética e educaçãopreconceito e educaçãoprodução científicaética y educaciónprejuicio y educaciónproducción científicaethics and educationprejudice and educationscientific productionApresenta um estudo bibliográfico referente ao tema ética e preconceito no âmbito da educação escolar em periódicos nacionais das áreas de educação, psicologia e filosofia a partir da década de 1970 até o ano de 2003. No total, foram categorizados e analisados 570 textos. Constatamos que, especialmente, nas três últimas décadas, houve uma preocupação, por parte dos pesquisadores, com questões éticas e a problemática da diversidade e suas relações com a educação escolar. Percebemos, também, que algumas revistas científicas se destacaram por apresentar um maior número de produções científicas publicadas com o tema e no período que compreende este estudo. Além disso, a maioria dos trabalhos realizou estudos teóricos e pesquisas bibliográficas em detrimento às pesquisas empíricas. Foi elaborado um índice dos textos pesquisados que, juntamente com o material coletado, funcionará como banco de dados para pesquisadores, ligados a diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse em estudar o tema ética e preconceito e seus diversos subtemas.Presenta un estudio bibliográfico referente al tema ética y prejuicio en el ambiente de la educación escolar en periódicos nacionales de las áreas de Educación, Psicología y Filosofía a partir de la década de 1970 hasta el año 2003. En total fueron catalogados y analizados 570 textos. Constatamos que, especialmente, en las tres últimas décadas, hubo una preocupación, por parte de los pesquisadores, con cuestiones éticas y la problemática de la diversidad y sus relaciones con la educación escolar. Notamos también, que algunas revistas científicas se destacaron por presentar un mayor número de producciones científicas, publicadas con el tema y en el período que comprende este estudio. Además de esto, la mayoría de los trabajos realizaron estudios teóricos y pesquisas bibliográficas en detrimento a las pesquisas empíricas. Fue elaborado un índice de los textos pesquisados que, junto con el material colectado, funcionará como banco de datos para pesquisadores, unidos a diversas áreas del conocimiento, que posean interés en estudiar el tema ética y prejuicio y sus diversos subtemas.Presents a bibliographic study referring to the theme ethics and prejudice in the ambit of schooling, in national education, psychology and philosophy periodicals from the 1970's to 2003. In total, 570 texts were categorised and analysed. We verified that, especially in the last three decades, researchers have shown a concern for ethical issues and the question of diversity and its relationship with schooling. We also found evidence that some scientific reviews stood out for the large number of scientific productions published on the theme during the period covered by this study. In addition to this, the majority of the research projects were theoretical studies and bibliographic reviews to the detriment of empirical research. An index of the texts researched was compiled which, along with the material collected, will serve as a database for researchers from different areas of knowledge who are interested in studying the theme of ethics and prejudice and its numerous sub-themes.Faculdade de Ciências da Saúde de GarçaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaEditora Autores AssociadosFaculdade de Ciências da Saúde de GarçaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Shimizu, Alessandra de Morais [UNESP]Cordeiro, Ana Paula [UNESP]Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]2014-05-20T15:16:33Z2014-05-20T15:16:33Z2006-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article167-182application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100012Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 11, n. 31, p. 167-182, 2006.1413-2478http://hdl.handle.net/11449/3007610.1590/S1413-24782006000100012S1413-24782006000100012S1413-24782006000100012.pdf04657682480293398157283633787279SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação0,244info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-22T06:22:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30076Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-22T06:22:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003
Etica, prejuicio y educación: características de las publicaciones en periódicos nacionales de educación, filosofía y psicología, durante la década de 1970 hasta el año 2003
Ethics, prejudice and education: characteristics of publications in national periodicals in education, philosophy and psychology from the 1970's to 2003
title Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003
spellingShingle Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003
Shimizu, Alessandra de Morais [UNESP]
ética e educação
preconceito e educação
produção científica
ética y educación
prejuicio y educación
producción científica
ethics and education
prejudice and education
scientific production
title_short Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003
title_full Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003
title_fullStr Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003
title_full_unstemmed Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003
title_sort Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação, filosofia e psicologia entre 1970 e 2003
author Shimizu, Alessandra de Morais [UNESP]
author_facet Shimizu, Alessandra de Morais [UNESP]
Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
author_role author
author2 Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências da Saúde de Garça
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Shimizu, Alessandra de Morais [UNESP]
Cordeiro, Ana Paula [UNESP]
Menin, Maria Suzana de Stefano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv ética e educação
preconceito e educação
produção científica
ética y educación
prejuicio y educación
producción científica
ethics and education
prejudice and education
scientific production
topic ética e educação
preconceito e educação
produção científica
ética y educación
prejuicio y educación
producción científica
ethics and education
prejudice and education
scientific production
description Apresenta um estudo bibliográfico referente ao tema ética e preconceito no âmbito da educação escolar em periódicos nacionais das áreas de educação, psicologia e filosofia a partir da década de 1970 até o ano de 2003. No total, foram categorizados e analisados 570 textos. Constatamos que, especialmente, nas três últimas décadas, houve uma preocupação, por parte dos pesquisadores, com questões éticas e a problemática da diversidade e suas relações com a educação escolar. Percebemos, também, que algumas revistas científicas se destacaram por apresentar um maior número de produções científicas publicadas com o tema e no período que compreende este estudo. Além disso, a maioria dos trabalhos realizou estudos teóricos e pesquisas bibliográficas em detrimento às pesquisas empíricas. Foi elaborado um índice dos textos pesquisados que, juntamente com o material coletado, funcionará como banco de dados para pesquisadores, ligados a diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse em estudar o tema ética e preconceito e seus diversos subtemas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
2014-05-20T15:16:33Z
2014-05-20T15:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100012
Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 11, n. 31, p. 167-182, 2006.
1413-2478
http://hdl.handle.net/11449/30076
10.1590/S1413-24782006000100012
S1413-24782006000100012
S1413-24782006000100012.pdf
0465768248029339
8157283633787279
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100012
http://hdl.handle.net/11449/30076
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, v. 11, n. 31, p. 167-182, 2006.
1413-2478
10.1590/S1413-24782006000100012
S1413-24782006000100012
S1413-24782006000100012.pdf
0465768248029339
8157283633787279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação
0,244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167-182
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Autores Associados
publisher.none.fl_str_mv Editora Autores Associados
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965369524289536