Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Grace Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91247
Resumo: Crianças com atrasos globais do desenvolvimento têm importantes déficits no desenvolvimento da linguagem, necessitando de apoio terapêutico e educacional globalizado, com o envolvimento da família. Observa-se, no entanto, que a participação das famílias destas crianças em programas de orientação presencial é limitada, em virtude das dificuldades encontradas quanto à locomoção, disponibilidade de tempo, e compreensão da importância de informações desta natureza para o desenvolvimento de seus filhos. Assim, buscou-se elaborar um programa de orientação em linguagem, em formato escrito e ilustrado, destinado a famílias de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. A seqüência de procedimentos dos três estudos propiciou a elaboração do programa de educação familiar em linguagem em parceria com as famílias, e lhes oportunizou assumir seus papéis como agentes no desenvolvimento da linguagem de seus filhos.
id UNSP_f5cb57976911bf67407f2680693e1e20
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91247
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimentoEducação especialDesenvolvimento da linguagem - CriançasEducação familiar - Crianças - DesenvolvimentoFamília - OrientaçãoFamily orientationChild s languageSpecial educationCrianças com atrasos globais do desenvolvimento têm importantes déficits no desenvolvimento da linguagem, necessitando de apoio terapêutico e educacional globalizado, com o envolvimento da família. Observa-se, no entanto, que a participação das famílias destas crianças em programas de orientação presencial é limitada, em virtude das dificuldades encontradas quanto à locomoção, disponibilidade de tempo, e compreensão da importância de informações desta natureza para o desenvolvimento de seus filhos. Assim, buscou-se elaborar um programa de orientação em linguagem, em formato escrito e ilustrado, destinado a famílias de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. A seqüência de procedimentos dos três estudos propiciou a elaboração do programa de educação familiar em linguagem em parceria com as famílias, e lhes oportunizou assumir seus papéis como agentes no desenvolvimento da linguagem de seus filhos.Children with global developmental delay present important deficits in language development and need global therapeutic and educational support, with the involvement of their families. It is observed, however, that these children's families participation in orientation programs is limited due to difficulties regarding locomotion, time availability and understanding of the importance of the information for their children's development. Based on these facts, a continuing family education program on language was designed in a written and illustrated format for families of children with global developmental delay. The series of procedures of the three studies allowed the elaboration of the family education program on language together with the families, and gave them the opportunity to assume their roles as agents in their children's language development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Deliberato, Débora [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Grace Cristina [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2006-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 f. : il. color.application/pdfFERREIRA, Grace Cristina. Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. 2006. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91247000460865ferreira_gc_me_mar.pdf33004110040P55154063375333536Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91247Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento
title Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento
spellingShingle Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento
Ferreira, Grace Cristina [UNESP]
Educação especial
Desenvolvimento da linguagem - Crianças
Educação familiar - Crianças - Desenvolvimento
Família - Orientação
Family orientation
Child s language
Special education
title_short Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento
title_full Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento
title_fullStr Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento
title_full_unstemmed Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento
title_sort Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento
author Ferreira, Grace Cristina [UNESP]
author_facet Ferreira, Grace Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Deliberato, Débora [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Grace Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Desenvolvimento da linguagem - Crianças
Educação familiar - Crianças - Desenvolvimento
Família - Orientação
Family orientation
Child s language
Special education
topic Educação especial
Desenvolvimento da linguagem - Crianças
Educação familiar - Crianças - Desenvolvimento
Família - Orientação
Family orientation
Child s language
Special education
description Crianças com atrasos globais do desenvolvimento têm importantes déficits no desenvolvimento da linguagem, necessitando de apoio terapêutico e educacional globalizado, com o envolvimento da família. Observa-se, no entanto, que a participação das famílias destas crianças em programas de orientação presencial é limitada, em virtude das dificuldades encontradas quanto à locomoção, disponibilidade de tempo, e compreensão da importância de informações desta natureza para o desenvolvimento de seus filhos. Assim, buscou-se elaborar um programa de orientação em linguagem, em formato escrito e ilustrado, destinado a famílias de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. A seqüência de procedimentos dos três estudos propiciou a elaboração do programa de educação familiar em linguagem em parceria com as famílias, e lhes oportunizou assumir seus papéis como agentes no desenvolvimento da linguagem de seus filhos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-28
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Grace Cristina. Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. 2006. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91247
000460865
ferreira_gc_me_mar.pdf
33004110040P5
5154063375333536
identifier_str_mv FERREIRA, Grace Cristina. Programa de educação familiar continuada em linguagem: orientações a pais de crianças com atrasos globais do desenvolvimento. 2006. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
000460865
ferreira_gc_me_mar.pdf
33004110040P5
5154063375333536
url http://hdl.handle.net/11449/91247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128106586701824