O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200003 http://hdl.handle.net/11449/26451 |
Resumo: | A crescente degradação do meio ambiente e o reconhecimento, por parte da sociedade contemporânea, da existência de problemas considerados críticos, acentuadamente a questão energética, intensifica a preocupação em incorporar nas atividades de ensino aspectos da relação do ser humano com o ambiente. A necessidade de abordar, durante atividades de ensino de ciências, questões relacionadas com a dimensão valorativa e aspectos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade passa a ser reconhecida tanto por educadores de maneira geral quanto por especialistas da área, de maneira particular. O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como um conjunto de propostas para o ensino de ciências é uma conseqüência concreta desta tendência. No caso do Brasil são poucas as pesquisas em ensino de ciências que exploram essa possibilidade e são poucas as experiências em termos de trabalhos em sala de aula que abordam esta questão. Este trabalho, realizado entre maio e novembro de 1996, sistematiza os dados coletados em uma classe de 6ª série do ensino fundamental que teve como tema de estudos o Projeto Pro-Álcool. Foi planejado e desenvolvido um conjunto de atividades, utilizando-se de um número bastante diversificado de procedimentos didáticos. Os resultados de pesquisa indicam que, um trabalho que ofereça aos alunos oportunidades de discussões e reflexões, a partir de procedimentos e material didático diversificado e rico em termos de solicitações e propostas aos alunos, pode promover a incorporação, em sala de aula, de diferentes dimensões relacionadas com a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. |
id |
UNSP_f5d7acf5bdb306daa475034fd811f91e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26451 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamentalPro-Álcoolmeio ambienteCiênciaTecnologia e SociedadeEnsino de CiênciasEducação AmbientalPró-ÁlcoolEnvironmentScienceTechnology and SocietyScience TeachingEnvironmental EducationA crescente degradação do meio ambiente e o reconhecimento, por parte da sociedade contemporânea, da existência de problemas considerados críticos, acentuadamente a questão energética, intensifica a preocupação em incorporar nas atividades de ensino aspectos da relação do ser humano com o ambiente. A necessidade de abordar, durante atividades de ensino de ciências, questões relacionadas com a dimensão valorativa e aspectos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade passa a ser reconhecida tanto por educadores de maneira geral quanto por especialistas da área, de maneira particular. O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como um conjunto de propostas para o ensino de ciências é uma conseqüência concreta desta tendência. No caso do Brasil são poucas as pesquisas em ensino de ciências que exploram essa possibilidade e são poucas as experiências em termos de trabalhos em sala de aula que abordam esta questão. Este trabalho, realizado entre maio e novembro de 1996, sistematiza os dados coletados em uma classe de 6ª série do ensino fundamental que teve como tema de estudos o Projeto Pro-Álcool. Foi planejado e desenvolvido um conjunto de atividades, utilizando-se de um número bastante diversificado de procedimentos didáticos. Os resultados de pesquisa indicam que, um trabalho que ofereça aos alunos oportunidades de discussões e reflexões, a partir de procedimentos e material didático diversificado e rico em termos de solicitações e propostas aos alunos, pode promover a incorporação, em sala de aula, de diferentes dimensões relacionadas com a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.The increasing environmental degradation and the recognition of critical problems nowadays, mainly energetic questions, have intensified the concerning by researchers and science teachers in order to consider in science teaching activities on aspects related to interactions between human beings and the environment. The necessity of incorporating questions related to values and the interactions between science, technology and society in science teaching activities began to be recognized as crucial by science teachers and experts. An objective resulting of this tendency is to approach Science, Technology and Society (STS) as a whole of proposals to science teaching. In Brazil there are few researches in science teaching trying to explore theses possibilities and few classroom experiences dealing with this approach. This research was carried out from may to November, 1996. It systematically collected data in one class of 12 years olds Brazil's Fundamental School (from 7 to 14 year olds). A discussion with pupils of a national project installed in Brazil in 1975 to product ethanol as an alternative source of energy for cars was promoted. A complete set of activities applying diversified teaching procedures and pedagogic materials were planned and carried out. The results indicate that, if we can offer to pupils opportunities for discussing and reflecting, through diversified teaching procedures and a rich environment in terms of pupils proposals and questioning, we can bring to classrooms different dimensions related to science, technology, society and environment, from specific examples close to pupils, about science and technology development.Universidade Estadual de CampinasUniversidade Estadual Paulista do Departamento de Educação do Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista do Departamento de Educação do Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Elenise Cristina Pires deCarvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]2014-05-20T15:07:18Z2014-05-20T15:07:18Z2002-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article167-185application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200003Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 167-185, 2002.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645110.1590/S1516-73132002000200003S1516-73132002000200003S1516-73132002000200003.pdf08045437821411820000-0002-6109-6830SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:20:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26451Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:20:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental |
title |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental |
spellingShingle |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental Andrade, Elenise Cristina Pires de Pro-Álcool meio ambiente Ciência Tecnologia e Sociedade Ensino de Ciências Educação Ambiental Pró-Álcool Environment Science Technology and Society Science Teaching Environmental Education |
title_short |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental |
title_full |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental |
title_fullStr |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental |
title_sort |
O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental |
author |
Andrade, Elenise Cristina Pires de |
author_facet |
Andrade, Elenise Cristina Pires de Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Elenise Cristina Pires de Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pro-Álcool meio ambiente Ciência Tecnologia e Sociedade Ensino de Ciências Educação Ambiental Pró-Álcool Environment Science Technology and Society Science Teaching Environmental Education |
topic |
Pro-Álcool meio ambiente Ciência Tecnologia e Sociedade Ensino de Ciências Educação Ambiental Pró-Álcool Environment Science Technology and Society Science Teaching Environmental Education |
description |
A crescente degradação do meio ambiente e o reconhecimento, por parte da sociedade contemporânea, da existência de problemas considerados críticos, acentuadamente a questão energética, intensifica a preocupação em incorporar nas atividades de ensino aspectos da relação do ser humano com o ambiente. A necessidade de abordar, durante atividades de ensino de ciências, questões relacionadas com a dimensão valorativa e aspectos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade passa a ser reconhecida tanto por educadores de maneira geral quanto por especialistas da área, de maneira particular. O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como um conjunto de propostas para o ensino de ciências é uma conseqüência concreta desta tendência. No caso do Brasil são poucas as pesquisas em ensino de ciências que exploram essa possibilidade e são poucas as experiências em termos de trabalhos em sala de aula que abordam esta questão. Este trabalho, realizado entre maio e novembro de 1996, sistematiza os dados coletados em uma classe de 6ª série do ensino fundamental que teve como tema de estudos o Projeto Pro-Álcool. Foi planejado e desenvolvido um conjunto de atividades, utilizando-se de um número bastante diversificado de procedimentos didáticos. Os resultados de pesquisa indicam que, um trabalho que ofereça aos alunos oportunidades de discussões e reflexões, a partir de procedimentos e material didático diversificado e rico em termos de solicitações e propostas aos alunos, pode promover a incorporação, em sala de aula, de diferentes dimensões relacionadas com a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 2014-05-20T15:07:18Z 2014-05-20T15:07:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200003 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 167-185, 2002. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26451 10.1590/S1516-73132002000200003 S1516-73132002000200003 S1516-73132002000200003.pdf 0804543782141182 0000-0002-6109-6830 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200003 http://hdl.handle.net/11449/26451 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 167-185, 2002. 1516-7313 10.1590/S1516-73132002000200003 S1516-73132002000200003 S1516-73132002000200003.pdf 0804543782141182 0000-0002-6109-6830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
167-185 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803047384797675520 |