Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, João A. [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000300006
http://hdl.handle.net/11449/26680
Resumo: Neste artigo, o autor descreve dois estudos, realizados com professores, nos quais objetos de arte são usados como dispositivos deflagradores de reflexão compartilhada. Teoricamente fundamentado em uma nova modalidade de investigação qualitativa no campo da Educação - a Pesquisa Educacional com Base nas Artes (PEBA) -, ele discute particularidades do funcionamento e do papel dessa modalidade de pesquisa no desenvolvimento profissional docente, as diferentes naturezas dos dois objetos de arte utilizados (a fotografia e o espetáculo teatral) e aponta para duas principais vertentes dessa modalidade de pesquisa - a vertente de produção de significados, pela qual o educador de professores e os participantes da pesquisa compartilham e constroem significados ao entrarem em contato com um objeto de arte previamente pronto e confeccionado por um artista profissional; e a vertente representacional, pela qual os professores e educadores participantes constroem, individualmente ou de forma compartilhada, um determinado objeto de arte que reflita e expresse suas representações do mundo da docência. Por fim, o artigo sugere que a PEBA, além de estabelecer contextos reflexivos nos quais alunos e professores têm oportunidades de desvelar a experiência estética, instaura relações alternativas dos participantes com o conhecimento e com a prática pedagógica, evidenciando sua importância social e suas forças revitalizadoras.
id UNSP_f5e495a5f21b99ac1bf6a3316c11c1a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26680
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estéticaArts-based educational research: thinking teacher education as an aesthetic experienceEducação de professoresReflexãoPesquisa com base nas artesExperiência estéticaTeacher educationReflectionArts-based researchAesthetic experienceNeste artigo, o autor descreve dois estudos, realizados com professores, nos quais objetos de arte são usados como dispositivos deflagradores de reflexão compartilhada. Teoricamente fundamentado em uma nova modalidade de investigação qualitativa no campo da Educação - a Pesquisa Educacional com Base nas Artes (PEBA) -, ele discute particularidades do funcionamento e do papel dessa modalidade de pesquisa no desenvolvimento profissional docente, as diferentes naturezas dos dois objetos de arte utilizados (a fotografia e o espetáculo teatral) e aponta para duas principais vertentes dessa modalidade de pesquisa - a vertente de produção de significados, pela qual o educador de professores e os participantes da pesquisa compartilham e constroem significados ao entrarem em contato com um objeto de arte previamente pronto e confeccionado por um artista profissional; e a vertente representacional, pela qual os professores e educadores participantes constroem, individualmente ou de forma compartilhada, um determinado objeto de arte que reflita e expresse suas representações do mundo da docência. Por fim, o artigo sugere que a PEBA, além de estabelecer contextos reflexivos nos quais alunos e professores têm oportunidades de desvelar a experiência estética, instaura relações alternativas dos participantes com o conhecimento e com a prática pedagógica, evidenciando sua importância social e suas forças revitalizadoras.The author describes in this article two studies conducted with teachers, in which art objects are used as devices to trigger shared reflection. Theoretically grounded in a novel modality of qualitative investigation in the field of Education - Arts-based Educational Research (ABER), the text discusses peculiarities of the working and role of this research mode in teacher professional development, the different natures of the two art objects employed (photography and theater), and points to the two main tendencies within this research mode - the tendency of meaning production, in which the teacher educator and the participants in the research share and build meanings by coming in contact with an art object previously prepared by a professional artist; and the representationist tendency, in which participating teachers and educators construct, individually or in shared fashion, a certain art object that reflects and expresses their representations of the world of teaching. Lastly, the article suggests that ABER, apart from establishing contexts of reflection in which students and teachers have the opportunity to unfold the aesthetic experience, institutes alternative relationships of the participants with the pedagogical knowledge and practice, revealing its social import and its renewing force.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João A. [UNESP]2014-05-20T15:07:49Z2014-05-20T15:07:49Z2006-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article509-530application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000300006Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 32, n. 3, p. 509-530, 2006.1517-9702http://hdl.handle.net/11449/2668010.1590/S1517-97022006000300006S1517-97022006000300006S1517-97022006000300006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação e Pesquisa0,163info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T06:17:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26680Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:13:12.912294Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética
Arts-based educational research: thinking teacher education as an aesthetic experience
title Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética
spellingShingle Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética
Telles, João A. [UNESP]
Educação de professores
Reflexão
Pesquisa com base nas artes
Experiência estética
Teacher education
Reflection
Arts-based research
Aesthetic experience
title_short Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética
title_full Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética
title_fullStr Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética
title_full_unstemmed Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética
title_sort Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética
author Telles, João A. [UNESP]
author_facet Telles, João A. [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, João A. [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de professores
Reflexão
Pesquisa com base nas artes
Experiência estética
Teacher education
Reflection
Arts-based research
Aesthetic experience
topic Educação de professores
Reflexão
Pesquisa com base nas artes
Experiência estética
Teacher education
Reflection
Arts-based research
Aesthetic experience
description Neste artigo, o autor descreve dois estudos, realizados com professores, nos quais objetos de arte são usados como dispositivos deflagradores de reflexão compartilhada. Teoricamente fundamentado em uma nova modalidade de investigação qualitativa no campo da Educação - a Pesquisa Educacional com Base nas Artes (PEBA) -, ele discute particularidades do funcionamento e do papel dessa modalidade de pesquisa no desenvolvimento profissional docente, as diferentes naturezas dos dois objetos de arte utilizados (a fotografia e o espetáculo teatral) e aponta para duas principais vertentes dessa modalidade de pesquisa - a vertente de produção de significados, pela qual o educador de professores e os participantes da pesquisa compartilham e constroem significados ao entrarem em contato com um objeto de arte previamente pronto e confeccionado por um artista profissional; e a vertente representacional, pela qual os professores e educadores participantes constroem, individualmente ou de forma compartilhada, um determinado objeto de arte que reflita e expresse suas representações do mundo da docência. Por fim, o artigo sugere que a PEBA, além de estabelecer contextos reflexivos nos quais alunos e professores têm oportunidades de desvelar a experiência estética, instaura relações alternativas dos participantes com o conhecimento e com a prática pedagógica, evidenciando sua importância social e suas forças revitalizadoras.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
2014-05-20T15:07:49Z
2014-05-20T15:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000300006
Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 32, n. 3, p. 509-530, 2006.
1517-9702
http://hdl.handle.net/11449/26680
10.1590/S1517-97022006000300006
S1517-97022006000300006
S1517-97022006000300006.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000300006
http://hdl.handle.net/11449/26680
identifier_str_mv Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 32, n. 3, p. 509-530, 2006.
1517-9702
10.1590/S1517-97022006000300006
S1517-97022006000300006
S1517-97022006000300006.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa
0,163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 509-530
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129173312503808