Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Komatsu, Ricardo Shoiti [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102270
Resumo: Propusemos como objeto deste estudo, a formação do médico e a sensibilização para lidar com a pessoa idosa, que envolveu a análise dos olhares de estudantes de Medicina e pacientes idosos dentro da proposta de aprendizagem baseada em problemas e do currículo da Faculdade de Medicina de Marília-FAMEMA. Objetivos: Analisar a percepção de estudantes de Medicina da Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP do currículo da FAMEMA como espaço de formação de médicos sensibilizados para a atenção das pessoas idosas;analisar as representações de estudantes e idosos acerca do que é ser um médico sensibilizado para a questão do envelhecimento. Métodos: Foram coletados dados de um questionário aplicado aos estudantes de medicina ao final da 4ª. série, e entrevistas realizadas com pacientes idosos e estudantes ao final da 6ª. série, e empregamos a análise temática para a inferência dos dados com a utilização de duas categorias de análise do estudo: o estudante e a aprendizagem sobre o idoso, e o idoso e o médico para a pessoa idosa. Resultados e discussão: Os olhares dos estudantes sobre a sua aprendizagem ao final da 4ª. e da 6ª. séries são complementares e, coincidentes, encontram-se: a abrangência e adequação da 'Unidade 17 - Envelhecimento' e sua contribuição no desenvolvimento pessoal, de desempenhos e competências para aprender a aprender, saber pensar, resgatar a perda do humano em nossas vidas, e saber cuidar; a doença é mais representada no currículo do Curso de Medicina que o doente, existindo 'ilhas curriculares' com uma atuação mais condizente com a atenção às necessidades dos pacientes; a 'disease' prepondera em muito sobre a 'illness'; teoria e prática permanecem pouco integradas; nada substitui a prática e o contato direto com a realidade, os problemas de papel, por melhor que... .
id UNSP_f61b94366312d88211dd44b6bbe0fe02
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102270
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idosoMedicinaGeriatriaEducação medicaIdosos - Cuidados medicosIdosos - SaúdeProblem based learningMedical EducationGeriatrics educationHealth of the elderlyPropusemos como objeto deste estudo, a formação do médico e a sensibilização para lidar com a pessoa idosa, que envolveu a análise dos olhares de estudantes de Medicina e pacientes idosos dentro da proposta de aprendizagem baseada em problemas e do currículo da Faculdade de Medicina de Marília-FAMEMA. Objetivos: Analisar a percepção de estudantes de Medicina da Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP do currículo da FAMEMA como espaço de formação de médicos sensibilizados para a atenção das pessoas idosas;analisar as representações de estudantes e idosos acerca do que é ser um médico sensibilizado para a questão do envelhecimento. Métodos: Foram coletados dados de um questionário aplicado aos estudantes de medicina ao final da 4ª. série, e entrevistas realizadas com pacientes idosos e estudantes ao final da 6ª. série, e empregamos a análise temática para a inferência dos dados com a utilização de duas categorias de análise do estudo: o estudante e a aprendizagem sobre o idoso, e o idoso e o médico para a pessoa idosa. Resultados e discussão: Os olhares dos estudantes sobre a sua aprendizagem ao final da 4ª. e da 6ª. séries são complementares e, coincidentes, encontram-se: a abrangência e adequação da 'Unidade 17 - Envelhecimento' e sua contribuição no desenvolvimento pessoal, de desempenhos e competências para aprender a aprender, saber pensar, resgatar a perda do humano em nossas vidas, e saber cuidar; a doença é mais representada no currículo do Curso de Medicina que o doente, existindo 'ilhas curriculares' com uma atuação mais condizente com a atenção às necessidades dos pacientes; a 'disease' prepondera em muito sobre a 'illness'; teoria e prática permanecem pouco integradas; nada substitui a prática e o contato direto com a realidade, os problemas de papel, por melhor que... .This study attempts to observe physicians' education process and how to humanize students with the elder's care by looking at the actual observation made by students and elderly themselves. This is considered within the context of a Problem-Based Learning (PBL) MD program at the Faculty of Medicine of Marilia (FAMEMA) Objectives: To analyze students' perceptions of problem based learning-PBL as it is used at FAMEMA's and how it functions as a space for training of doctors needing to be sensitive to the elder's care; and to analyze students and elderly people impressions of what is to be a doctor sensitive to the aging process. Methods: We collected data through a questionnaire applied to medical students finishing their 4th year of medical education. In-depth interviews with elderly people and with students at the end of 6th year were developed. Thematic analysis was used for data inference, focusing on two types of aspects in this study: the student and learning about the elderly and the elder and the doctor caring for the aged. Results and discussion: Students at the end of 4th and 6th years are coincident in relation to: quality and pertinence of Unit 17 Unit - Aging. They also match in terms of the Unit's contribution to personal development, acquisition of skills and competences to learn how to learn, to reason, to rescue the human aspect of our lives, and to know how to provide care of the elderly. Disease is over represented in relation to the actual patient. Hence, there are curricular islands better suited to the care of these patients' needs. Still, prevails the pathological-medical model over the one that looks at illness, as a person's ailment. Practice and theory remain poorly integrated. Nothing can substitute practice and direct contact with the real world. Paper problems, regardless of how well they have been... (Complete abstract, click electronic address below).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chammé, Sebastião Jorge [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Komatsu, Ricardo Shoiti [UNESP]2014-06-11T19:31:46Z2014-06-11T19:31:46Z2003-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis234 f. : il.application/pdfKOMATSU, Ricardo Shoiti. Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso. 2003. 234 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/102270000205954komatsu_rs_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102270Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso
title Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso
Komatsu, Ricardo Shoiti [UNESP]
Medicina
Geriatria
Educação medica
Idosos - Cuidados medicos
Idosos - Saúde
Problem based learning
Medical Education
Geriatrics education
Health of the elderly
title_short Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso
title_full Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso
title_sort Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso
author Komatsu, Ricardo Shoiti [UNESP]
author_facet Komatsu, Ricardo Shoiti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chammé, Sebastião Jorge [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Komatsu, Ricardo Shoiti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina
Geriatria
Educação medica
Idosos - Cuidados medicos
Idosos - Saúde
Problem based learning
Medical Education
Geriatrics education
Health of the elderly
topic Medicina
Geriatria
Educação medica
Idosos - Cuidados medicos
Idosos - Saúde
Problem based learning
Medical Education
Geriatrics education
Health of the elderly
description Propusemos como objeto deste estudo, a formação do médico e a sensibilização para lidar com a pessoa idosa, que envolveu a análise dos olhares de estudantes de Medicina e pacientes idosos dentro da proposta de aprendizagem baseada em problemas e do currículo da Faculdade de Medicina de Marília-FAMEMA. Objetivos: Analisar a percepção de estudantes de Medicina da Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP do currículo da FAMEMA como espaço de formação de médicos sensibilizados para a atenção das pessoas idosas;analisar as representações de estudantes e idosos acerca do que é ser um médico sensibilizado para a questão do envelhecimento. Métodos: Foram coletados dados de um questionário aplicado aos estudantes de medicina ao final da 4ª. série, e entrevistas realizadas com pacientes idosos e estudantes ao final da 6ª. série, e empregamos a análise temática para a inferência dos dados com a utilização de duas categorias de análise do estudo: o estudante e a aprendizagem sobre o idoso, e o idoso e o médico para a pessoa idosa. Resultados e discussão: Os olhares dos estudantes sobre a sua aprendizagem ao final da 4ª. e da 6ª. séries são complementares e, coincidentes, encontram-se: a abrangência e adequação da 'Unidade 17 - Envelhecimento' e sua contribuição no desenvolvimento pessoal, de desempenhos e competências para aprender a aprender, saber pensar, resgatar a perda do humano em nossas vidas, e saber cuidar; a doença é mais representada no currículo do Curso de Medicina que o doente, existindo 'ilhas curriculares' com uma atuação mais condizente com a atenção às necessidades dos pacientes; a 'disease' prepondera em muito sobre a 'illness'; teoria e prática permanecem pouco integradas; nada substitui a prática e o contato direto com a realidade, os problemas de papel, por melhor que... .
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-02
2014-06-11T19:31:46Z
2014-06-11T19:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KOMATSU, Ricardo Shoiti. Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso. 2003. 234 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/102270
000205954
komatsu_rs_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv KOMATSU, Ricardo Shoiti. Aprendizagem baseada em problemas na Faculdade de Medicina de Marília: sensibilizando o olhar para o idoso. 2003. 234 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000205954
komatsu_rs_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 234 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128127945146368