Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morseli, Felipe Schiochet
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250068
Resumo: Este trabalho apresenta uma construção de Jardim Sensorial no Parque Ecológico da Moçota no município de Caçapava-SP, discorrendo sobre os benefícios do contato com plantas, atividades ao ar livre e projetos ambientais alicerçados a Educação Ambiental. O trabalho em questão está entrelaçado ao projeto Clareira na Mata, presente no parque, o qual tem como objetivo, promover a valorização e conscientização ambiental nas crianças da rede pública de ensino, a partir do contato com a natureza ao ar livre, qualificando-se como um ambiente não-formal de Ensino. O jardim ultrapassa as plantas por si só, pois é usado como ferramenta de educação ambiental, evidenciando os benefícios do contato com a natureza. Neste estudo, é apresentado a construção do jardim, o quadro de espécies de plantas sensoriais que foram plantadas a fim de estimular os 5 sentidos humanos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Provando que o aumento da conscientização sobre os benefícios desse tipo de construção, faça com que o conceito deste tipo de jardim se torne mais difundido no país. Representando o jardim sensorial como uma abordagem pouco discutida, porém própria para que as pessoas desenvolvam uma compreensão do meio ambiente.
id UNSP_f63c2c68dcdf68cd7d115223a1eced9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250068
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SPSensory garden as an environmental education tool: proposal for the Ecological Park of Moçota in Caçapava – SPParques urbanosJardins - ProjetoEducação AmbientalPlantas - ConservaçãoEste trabalho apresenta uma construção de Jardim Sensorial no Parque Ecológico da Moçota no município de Caçapava-SP, discorrendo sobre os benefícios do contato com plantas, atividades ao ar livre e projetos ambientais alicerçados a Educação Ambiental. O trabalho em questão está entrelaçado ao projeto Clareira na Mata, presente no parque, o qual tem como objetivo, promover a valorização e conscientização ambiental nas crianças da rede pública de ensino, a partir do contato com a natureza ao ar livre, qualificando-se como um ambiente não-formal de Ensino. O jardim ultrapassa as plantas por si só, pois é usado como ferramenta de educação ambiental, evidenciando os benefícios do contato com a natureza. Neste estudo, é apresentado a construção do jardim, o quadro de espécies de plantas sensoriais que foram plantadas a fim de estimular os 5 sentidos humanos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Provando que o aumento da conscientização sobre os benefícios desse tipo de construção, faça com que o conceito deste tipo de jardim se torne mais difundido no país. Representando o jardim sensorial como uma abordagem pouco discutida, porém própria para que as pessoas desenvolvam uma compreensão do meio ambiente.This work presents the construction of a Sensory Garden in the Ecological Park of Moçota, located in the municipality of Caçapava, São Paulo, Brazil. It discusses the benefits of contact with plants, outdoor activities, and environmental projects based on Environmental Education. The work is intertwined with the project "Clareira na Mata," which is present in the park and aims to promote environmental appreciation and awareness among children in public schools through outdoor nature experiences. It qualifies as a non-formal educational environment. The sensory garden goes beyond the plants themselves as it serves as a tool for environmental education, highlighting the benefits of connecting with nature. This study presents the construction of the garden and the array of sensory plant species that were planted to stimulate the five human senses (sight, hearing, taste, touch, and smell). It demonstrates that increasing awareness of the benefits of this type of construction can lead to a wider spread of the concept of sensory gardens in the country. Representing the sensory garden as a lesser-discussed approach, yet a suitable one for people to develop an understanding of the environment.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Medeiros, Gerson Araujo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morseli, Felipe Schiochet2023-08-01T13:53:34Z2023-08-01T13:53:34Z2023-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-19T06:13:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:09:01.781782Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP
Sensory garden as an environmental education tool: proposal for the Ecological Park of Moçota in Caçapava – SP
title Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP
spellingShingle Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP
Morseli, Felipe Schiochet
Parques urbanos
Jardins - Projeto
Educação Ambiental
Plantas - Conservação
title_short Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP
title_full Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP
title_fullStr Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP
title_full_unstemmed Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP
title_sort Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP
author Morseli, Felipe Schiochet
author_facet Morseli, Felipe Schiochet
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Gerson Araujo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morseli, Felipe Schiochet
dc.subject.por.fl_str_mv Parques urbanos
Jardins - Projeto
Educação Ambiental
Plantas - Conservação
topic Parques urbanos
Jardins - Projeto
Educação Ambiental
Plantas - Conservação
description Este trabalho apresenta uma construção de Jardim Sensorial no Parque Ecológico da Moçota no município de Caçapava-SP, discorrendo sobre os benefícios do contato com plantas, atividades ao ar livre e projetos ambientais alicerçados a Educação Ambiental. O trabalho em questão está entrelaçado ao projeto Clareira na Mata, presente no parque, o qual tem como objetivo, promover a valorização e conscientização ambiental nas crianças da rede pública de ensino, a partir do contato com a natureza ao ar livre, qualificando-se como um ambiente não-formal de Ensino. O jardim ultrapassa as plantas por si só, pois é usado como ferramenta de educação ambiental, evidenciando os benefícios do contato com a natureza. Neste estudo, é apresentado a construção do jardim, o quadro de espécies de plantas sensoriais que foram plantadas a fim de estimular os 5 sentidos humanos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Provando que o aumento da conscientização sobre os benefícios desse tipo de construção, faça com que o conceito deste tipo de jardim se torne mais difundido no país. Representando o jardim sensorial como uma abordagem pouco discutida, porém própria para que as pessoas desenvolvam uma compreensão do meio ambiente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01T13:53:34Z
2023-08-01T13:53:34Z
2023-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250068
url http://hdl.handle.net/11449/250068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128902517751808