Estímulos e barreiras para a adoção da economia circular: uma pesquisa quantitativa nos setores de agronegócio, construção civil e eletroeletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izeppi, Wagner Colucci
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191266
Resumo: A conscientização sobre a sustentabilidade nos negócios tem auxiliado às empresas a atualizar suas operações, concentrando-se na redução dos impactos ambientais em todas as etapas. Diante disso, o modelo de negócios da economia circular se torna uma alternativa para alcançar a prosperidade das empresas sem comprometer os recursos naturais no futuro. Considerando-se a transição para a economia circular, é necessário adotar alguns princípios que guiarão as empresas a atingir esse nível. No entanto, existem barreiras que dificultam esse desenvolvimento. Esta pesquisa teve como objetivo principal, analisar a relação entre estímulos, barreiras e pressão dos stakeholders com a adoção dos princípios da economia circular. A amostra analisada nesta pesquisa é composta por 86 empresas brasileiras inseridas em setores importantes para a economia circular, tais como: agronegócio, construção civil e eletroeletrônico. A pesquisa traz evidências empíricas de que os estímulos para adoção da economia circular apontados pela literatura e pressão dos stakeholders estão relacionados positivamente com a adoção dos princípios da economia circular, enquanto as barreiras tradicionalmente apontadas pela literatura estão relacionadas negativamente com essa adoção. Os resultados deste estudo indicam quais estímulos, barreiras e stakeholders se relacionam mais fortemente com cada princípio do framework ReSOLVE. Enquanto a pressão dos funcionários está mais ligada ao princípio da Circularidade, a pressão da mídia e dos consumidores está conectada a uma maior adoção do princípio da Virtualização. Além disso, este survey mostra que todas as barreiras e metade dos stakeholders (consumidores, governo e acionistas) possuem correlação mais forte com o princípio que considera a inovação radical essencial para concluir essa transição.
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