Técnicas para o tratamento da subjetividade na recuperação da informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252338 |
Resumo: | O processo de recuperação de informação pode ser visto como um processo de comunicação entre um ser humano e um acervo de documentos, mediado por um sistema computacional. Como todo processo comunicacional, a recuperação de informação enfrenta problemas inerentes à comunicação, tais como a imprecisão, a ambiguidade e a subjetividade. Na Recuperação de Informação essas características estão inseridas e são representadas pelo conceito de "relevância". O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas técnicas utilizadas para tratar ou minimizar os problemas causados pela subjetividade dos processos e atores envolvidos na recuperação de informação. Trata-se, portanto, de um levantamento bibliográfico de natureza básica, com uma abordagem qualitativa e exploratória de algumas técnicas que foram criadas ao longo da história de pesquisa da Recuperação de Informação. Dentre essas técnicas, destacamos o processo de Relevance Feedback, que propõe um método de interação entre usuário e sistema a fim de se alcançar um resultado satisfatório. Outra técnica abordada é a expansão de consultas, que visa melhorar a eficiência da recuperação de informação por meio do aprimoramento das consultas realizadas pelos usuários. Em um contexto mais atual, na busca para o tratamento da subjetividade inerente ao processo de recuperação de informação, são apresentadas algumas propostas para a incorporação de diálogo como recurso de interação do usuário com o sistema. Sendo assim, a área de Recuperação de informação tem tentado diminuir essa subjetividade, através das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e apresentando novas formas para que as pessoas possam ter informações úteis para elas através desse dialogo entre o usuário e o sistema. |
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Técnicas para o tratamento da subjetividade na recuperação da informaçãoTechniques for the treatment of subjectivity in information retrievalRecuperação de informaçãoSubjetividadeExpansão de consultasRelevance feedbackChatbotInformation retrievalSubjectivityQuery expansionO processo de recuperação de informação pode ser visto como um processo de comunicação entre um ser humano e um acervo de documentos, mediado por um sistema computacional. Como todo processo comunicacional, a recuperação de informação enfrenta problemas inerentes à comunicação, tais como a imprecisão, a ambiguidade e a subjetividade. Na Recuperação de Informação essas características estão inseridas e são representadas pelo conceito de "relevância". O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas técnicas utilizadas para tratar ou minimizar os problemas causados pela subjetividade dos processos e atores envolvidos na recuperação de informação. Trata-se, portanto, de um levantamento bibliográfico de natureza básica, com uma abordagem qualitativa e exploratória de algumas técnicas que foram criadas ao longo da história de pesquisa da Recuperação de Informação. Dentre essas técnicas, destacamos o processo de Relevance Feedback, que propõe um método de interação entre usuário e sistema a fim de se alcançar um resultado satisfatório. Outra técnica abordada é a expansão de consultas, que visa melhorar a eficiência da recuperação de informação por meio do aprimoramento das consultas realizadas pelos usuários. Em um contexto mais atual, na busca para o tratamento da subjetividade inerente ao processo de recuperação de informação, são apresentadas algumas propostas para a incorporação de diálogo como recurso de interação do usuário com o sistema. Sendo assim, a área de Recuperação de informação tem tentado diminuir essa subjetividade, através das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e apresentando novas formas para que as pessoas possam ter informações úteis para elas através desse dialogo entre o usuário e o sistema.The information retrieval process can be seen as a communication process between a human being and a collection of documents, mediated by a computer system. Like every communication process, information retrieval faces problems inherent to communication, such as imprecision, ambiguity, and subjectivity. In Information Retrieval, these characteristics are represented by the concept of "relevance". The present work aims to show some techniques used to treat or minimize the problems caused by the subjectivity of the processes and actors involved in information retrieval. It is, therefore, a bibliographical survey of a basic nature, with a qualitative and exploratory approach to some techniques that have been created throughout the history of Information Retrieval research. Among these techniques, we highlight the Relevance Feedback process, which proposes a method of interaction between user and system in order to achieve a satisfactory result. Another technique addressed is Query Expansion, which aims to improve the efficiency of information retrieval by improving the queries carried out by users. In a more current context, in the search for treating the subjectivity inherent in the information retrieval process, some proposals are presented for the incorporation of dialogue as a resource for user interaction with the system. Therefore, the area of Information Retrieval has tried to reduce this subjectivity, through new technologies that are being developed and presenting new ways for people to have information that is useful to them through this dialogue between the user and the system.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferneda, Edberto [UNESP]Silva, Junior Cristino da2024-01-03T17:11:08Z2024-01-03T17:11:08Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Junior Cristino da. Técnicas para o tratamento da subjetividade na recuperação da informação. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T14:42:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252338Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T14:42:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O processo de recuperação de informação pode ser visto como um processo de comunicação entre um ser humano e um acervo de documentos, mediado por um sistema computacional. Como todo processo comunicacional, a recuperação de informação enfrenta problemas inerentes à comunicação, tais como a imprecisão, a ambiguidade e a subjetividade. Na Recuperação de Informação essas características estão inseridas e são representadas pelo conceito de "relevância". O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas técnicas utilizadas para tratar ou minimizar os problemas causados pela subjetividade dos processos e atores envolvidos na recuperação de informação. Trata-se, portanto, de um levantamento bibliográfico de natureza básica, com uma abordagem qualitativa e exploratória de algumas técnicas que foram criadas ao longo da história de pesquisa da Recuperação de Informação. Dentre essas técnicas, destacamos o processo de Relevance Feedback, que propõe um método de interação entre usuário e sistema a fim de se alcançar um resultado satisfatório. Outra técnica abordada é a expansão de consultas, que visa melhorar a eficiência da recuperação de informação por meio do aprimoramento das consultas realizadas pelos usuários. Em um contexto mais atual, na busca para o tratamento da subjetividade inerente ao processo de recuperação de informação, são apresentadas algumas propostas para a incorporação de diálogo como recurso de interação do usuário com o sistema. Sendo assim, a área de Recuperação de informação tem tentado diminuir essa subjetividade, através das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e apresentando novas formas para que as pessoas possam ter informações úteis para elas através desse dialogo entre o usuário e o sistema. |
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