Técnicas para o tratamento da subjetividade na recuperação da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Junior Cristino da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252338
Resumo: O processo de recuperação de informação pode ser visto como um processo de comunicação entre um ser humano e um acervo de documentos, mediado por um sistema computacional. Como todo processo comunicacional, a recuperação de informação enfrenta problemas inerentes à comunicação, tais como a imprecisão, a ambiguidade e a subjetividade. Na Recuperação de Informação essas características estão inseridas e são representadas pelo conceito de "relevância". O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas técnicas utilizadas para tratar ou minimizar os problemas causados pela subjetividade dos processos e atores envolvidos na recuperação de informação. Trata-se, portanto, de um levantamento bibliográfico de natureza básica, com uma abordagem qualitativa e exploratória de algumas técnicas que foram criadas ao longo da história de pesquisa da Recuperação de Informação. Dentre essas técnicas, destacamos o processo de Relevance Feedback, que propõe um método de interação entre usuário e sistema a fim de se alcançar um resultado satisfatório. Outra técnica abordada é a expansão de consultas, que visa melhorar a eficiência da recuperação de informação por meio do aprimoramento das consultas realizadas pelos usuários. Em um contexto mais atual, na busca para o tratamento da subjetividade inerente ao processo de recuperação de informação, são apresentadas algumas propostas para a incorporação de diálogo como recurso de interação do usuário com o sistema. Sendo assim, a área de Recuperação de informação tem tentado diminuir essa subjetividade, através das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e apresentando novas formas para que as pessoas possam ter informações úteis para elas através desse dialogo entre o usuário e o sistema.
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