O produto de moda para o portador de deficiência física: análise de desconforto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maffei, Simone Thereza Alexandrino [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89699
Resumo: A palavra moda carrega consigo significações que envolvem aspectos sociais, culturais, históricos e projetuais. O design de moda participa não apenas da criação de produtos, mas da construção da maneira de ser, modo de viver e de vestir. O designer é responsável por conceber, configurar, formar, projetar produtos que atendam as necessidades do público consumidor. Encontra-se entre os usuários dos produtos de moda os mais diversos biótipos, além de pessoas com necessidades especiais, como os portadores de deficiência física. Muitos projetos visam melhorar o ambiente do portador de deficiência física, tornando-o mais acessível. Estruturas especiais em moradias, rampas, sinalizador sonoro, maquinário de utilidade pública adaptados entre outras ações visando o conforto e a acessibilidade já são notadas no dia-a-dia. Todavia, artefatos mais comuns de uso cotidiano não oferecem acesso às pessoas portadoras de necessidades especiais. Um exemplo desta afirmação é o vestuário. Pode-se dizer que existem roupas com modelagem e até mesmo tecidos especiais para o público em questão, porém, essas peças não são facilmente encontradas no mercado da moda. Mesmo com a existência destes projetos de vestuário especiais é notável a falta de pesquisa em design de moda ergonômico, voltada ao usuário com desabilidade física. A investigação das carências projetuais para estes usuários e a consequente aplicação de critérios de usabilidade na modelagem das vestimentas são fundamentais na busca de satisfação das carências deste público especial. Esta pesquisa visou analisar e coletar informações sobre as reais necessidades dos portadores de deficiência física, que fazem uso da cadeira de rodas, diante dos produtos de moda que o mercado lhes oferece. As informações coletadas e analisadas geraram dados para aplicação em projetos de vestuário e em...
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