A influência do trabalho voluntário na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doraciotto, Roberto Cella [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143662
Resumo: Introdução: A decisão de ser voluntário em uma instituição filantrópica como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ilha Solteira, teve inicialmente como objetivo principal colaborar com a equipe de pessoas que trabalham no local e ajudar a coordenar, juntamente com o docente, atividades de ensino de educação em uma sala profissionalizante chamada Oficina de Madeira. Com o passar do tempo, me envolvi nas atividades de tal maneira que o trabalho tornou-se mais uma forma de aprendizagem para a minha formação. Objetivos: Trabalhar as habilidades manuais e de raciocínio, bem como a integração entre os alunos para o desenvolvimento em grupo. Métodos: O método consiste em que um aluno com um maior grau de dificuldade trabalhando em conjunto com um aluno que tenha uma facilidade de aprendizagem, haverá um estimulo de trabalho para o aluno com dificuldade, pois o mesmo, vendo outros trabalhando irá estimulá-lo a trabalhar da mesma forma, porque de certa forma este trabalho pode provocar uma certa rivalidade no sentido de competitividade e assim o trabalho foi desenvolvido com maior rapidez e qualidade. Os alunos desenvolviam todas as atividades no mesmo ambiente juntamente com o voluntário e o docente. O voluntário auxiliava e praticava com o grupo as atividades em desenvolvimento, tornando um estímulo de trabalho para cada aluno, além de ajudar no relacionamento inter-pessoal de cada aluno, pois enquanto realizavam as atividades os alunos contam suas histórias, contam o que pensam, relatam o que fazem estimulando a integração entre eles e despertando as importâncias da união e do companheirismo. Resultados: Percebi que com o passar do tempo, os alunos obtiveram uma melhor organização no trabalho, onde perceberam que desenvolvendo um trabalho em série e em conjunto, há um resultado de rendimento expressivo comparado com o trabalho anterior onde os alunos desenvolviam atividades isolados e aleatória. Foi notado também, um melhor relacionamento entre eles e entre eles e o voluntário, onde contam suas estórias, o que fazem e o que pensam, além de melhorar o relacionamento inter-pessoal, onde pedem ajuda, ajudam e fazem amizades com maior facilidade. Dessa forma o conjunto trabalhou mais descontraído e mais estimulado. Neste trabalho procura-se alternativas para incentivar cada um, fazendo com que eles se ajudem, se incentivem e percebam que o trabalho em grupo é menos árduo comparado ao trabalho individual, quando o grupo é unido.
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