Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sposito, Sandra Elena [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90871
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar uma das apropriações da teoria vigotskiana no âmbito do Ensino de Ciências na atualidade e avaliar inadequações conceituais e metodológicas decorrentes da vertente do pluralismo metodológico. Neste caso, a produção escolhida para ser analisada foi proposta por Eduardo Fleury Mortimer e colaboradores, na qual utilizam os pressupostos da teoria de L. S. Vigostski como aporte para o desenvolvimento de conceitos e metodologias de análise da realidade escolar. Para proceder tal análise foi realizada uma pesquisa teórica que resgatou os pressupostos epistemológicos e conceituais da teoria vigotskiana, ou seja, o materialismo histórico dialético e o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, respectivamente. E, através de uma revisão da obra de Mortimer a partir dos postulados encontrados na teoria vigotskiana foi possível constatar que há apropriações pouco fidedignas às concepções e conceitos originais de Vigotski, bem como a formulação de uma aproximação equivocada com a corrente construtivista. Tais modos de apropriação do escopo teórico de Vigotski se respaldaram no pluralismo metodológico, que propõe a intersecção de diferentes e até divergentes teorias com a finalidade de apresentar alternativas para a resolução prática de problemáticas no âmbito do processo ensino-aprendizagem.
id UNSP_f6c89a1f8e26c593a77e681d62703742
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90871
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológicoVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Ciencia - Estudo e ensinoMaterialismo historicoMaterialismo dialeticoConceitosScience teachingDialectic historical materialismConcept formationEste trabalho teve como objetivo analisar uma das apropriações da teoria vigotskiana no âmbito do Ensino de Ciências na atualidade e avaliar inadequações conceituais e metodológicas decorrentes da vertente do pluralismo metodológico. Neste caso, a produção escolhida para ser analisada foi proposta por Eduardo Fleury Mortimer e colaboradores, na qual utilizam os pressupostos da teoria de L. S. Vigostski como aporte para o desenvolvimento de conceitos e metodologias de análise da realidade escolar. Para proceder tal análise foi realizada uma pesquisa teórica que resgatou os pressupostos epistemológicos e conceituais da teoria vigotskiana, ou seja, o materialismo histórico dialético e o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, respectivamente. E, através de uma revisão da obra de Mortimer a partir dos postulados encontrados na teoria vigotskiana foi possível constatar que há apropriações pouco fidedignas às concepções e conceitos originais de Vigotski, bem como a formulação de uma aproximação equivocada com a corrente construtivista. Tais modos de apropriação do escopo teórico de Vigotski se respaldaram no pluralismo metodológico, que propõe a intersecção de diferentes e até divergentes teorias com a finalidade de apresentar alternativas para a resolução prática de problemáticas no âmbito do processo ensino-aprendizagem.This work aimed to analyze one of the appropriations of Vigotskian theory for Science teaching nowadays, and to evaluate conceptual and methodological inadequacies arisen from Methodological Pluralism. For this study we chose to analyze the production of E. F. Mortimer et ali., in which they use Vigotskian theory as support for the development of concepts and methodologies of analysis of school reality. In order to carry out our study we investigated the epistemological and conceptual bases of Vigotskian theory, i.e., Dialectic Historical Materialism and the development of both thought and language. Through a revision of Mortimer’s work using the bases of Vigotskian theory we were able to detect the existence of appropriations that are not very truthful to Vigotski’s original ideas and concepts as well as the formulation of a wrong approach to constructivist theory. Such modes of approach to Vigotskian theory were based upon Methodological Pluralism, which purposes the intersection of different, and even divergent, theories in order to present alternatives for the practical resolution of problems within the context of the teaching/learning process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sposito, Sandra Elena [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2007-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f.application/pdfSPOSITO, Sandra Elena. Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico. 2007. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90871000558670sposito_se_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:04:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90871Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:18:17.227544Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico
title Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico
spellingShingle Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico
Sposito, Sandra Elena [UNESP]
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Ciencia - Estudo e ensino
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Conceitos
Science teaching
Dialectic historical materialism
Concept formation
title_short Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico
title_full Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico
title_fullStr Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico
title_full_unstemmed Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico
title_sort Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico
author Sposito, Sandra Elena [UNESP]
author_facet Sposito, Sandra Elena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sposito, Sandra Elena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Ciencia - Estudo e ensino
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Conceitos
Science teaching
Dialectic historical materialism
Concept formation
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Ciencia - Estudo e ensino
Materialismo historico
Materialismo dialetico
Conceitos
Science teaching
Dialectic historical materialism
Concept formation
description Este trabalho teve como objetivo analisar uma das apropriações da teoria vigotskiana no âmbito do Ensino de Ciências na atualidade e avaliar inadequações conceituais e metodológicas decorrentes da vertente do pluralismo metodológico. Neste caso, a produção escolhida para ser analisada foi proposta por Eduardo Fleury Mortimer e colaboradores, na qual utilizam os pressupostos da teoria de L. S. Vigostski como aporte para o desenvolvimento de conceitos e metodologias de análise da realidade escolar. Para proceder tal análise foi realizada uma pesquisa teórica que resgatou os pressupostos epistemológicos e conceituais da teoria vigotskiana, ou seja, o materialismo histórico dialético e o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, respectivamente. E, através de uma revisão da obra de Mortimer a partir dos postulados encontrados na teoria vigotskiana foi possível constatar que há apropriações pouco fidedignas às concepções e conceitos originais de Vigotski, bem como a formulação de uma aproximação equivocada com a corrente construtivista. Tais modos de apropriação do escopo teórico de Vigotski se respaldaram no pluralismo metodológico, que propõe a intersecção de diferentes e até divergentes teorias com a finalidade de apresentar alternativas para a resolução prática de problemáticas no âmbito do processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-24
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SPOSITO, Sandra Elena. Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico. 2007. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90871
000558670
sposito_se_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv SPOSITO, Sandra Elena. Apontamentos sobre a apropriação da teoria vigotskiana no ensino de ciências: problemas conceituais e epistemológicos decorrentes do pluralismo metodológico. 2007. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000558670
sposito_se_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128494864957440