Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piacitelli, Leni Palmira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183351
Resumo: A nova perspectiva rumo à conservação do meio ambiente como fato categórico de subsistência planetária tem colocado a sustentabilidade em primeiro plano como o grande desafio da universidade, responsável e equipada para a formação daqueles que terão o poder decisório sobre as questões relacionadas a um futuro viável. Este estudo se refere à sustentabilidade na universidade por meio do que é percebido pelos diversos atores que nela transitam. Teve como objetivo desvendar, em algumas instituições do setor público e do setor privado, quais as impressões que professores/coordenadores, alunos e funcionários possuem sobre as atuações da instituição em seu campus, os projetos e pesquisas voltados à sustentabilidade elaborados pela equipe docente e os aprendizados efetivos na formação dos novos profissionais, que deverão atuar nas diversas áreas de atividades em nossa sociedade. Para poder medir essas impressões, foram aplicados questionários e desenvolvido um modelo fuzzy com um índice associado, que apresenta o nível de sustentabilidade de uma Instituição de Ensino Superior – IES. Isso nos leva a concluir que os sistemas de inferência fuzzy são capazes de fazer uma avaliação do que pode ser percebido pela comunidade universitária sobre a sustentabilidade de sua instituição.
id UNSP_f6eb947e8b1595a71bcbc38b78ef2a6c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183351
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzySustainability Assessment in Universities: a proposal through fuzzy set theorySistemas de Inferência FuzzyDesenvolvimento SustentávelFuzzy Inference SystemsSustainability ModelsSustainable DevelopmentA nova perspectiva rumo à conservação do meio ambiente como fato categórico de subsistência planetária tem colocado a sustentabilidade em primeiro plano como o grande desafio da universidade, responsável e equipada para a formação daqueles que terão o poder decisório sobre as questões relacionadas a um futuro viável. Este estudo se refere à sustentabilidade na universidade por meio do que é percebido pelos diversos atores que nela transitam. Teve como objetivo desvendar, em algumas instituições do setor público e do setor privado, quais as impressões que professores/coordenadores, alunos e funcionários possuem sobre as atuações da instituição em seu campus, os projetos e pesquisas voltados à sustentabilidade elaborados pela equipe docente e os aprendizados efetivos na formação dos novos profissionais, que deverão atuar nas diversas áreas de atividades em nossa sociedade. Para poder medir essas impressões, foram aplicados questionários e desenvolvido um modelo fuzzy com um índice associado, que apresenta o nível de sustentabilidade de uma Instituição de Ensino Superior – IES. Isso nos leva a concluir que os sistemas de inferência fuzzy são capazes de fazer uma avaliação do que pode ser percebido pela comunidade universitária sobre a sustentabilidade de sua instituição.The new perspective towards the conservation of the environment as a categorical fact of planetary subsistence has placed sustainability at the forefront as the great challenge of the university, responsible and equipped for the training of those who will have the decision-making power on issues related to a viable future. This study refers to sustainability in the university through what is perceived by the various actors that walk through it. The purpose of this study was to unveil, in some public and private sector institutions, what impressions teachers / coordinators, students and employees have on the institution's actions on its campus, the sustainability projects and research projects developed by the teaching staff and the effective training in the training of new professionals, who must work in the various areas of activities in our society. In order to measure these impressions, questionnaires were applied and a fuzzy model with an associated index was developed, which presents the level of sustainability of a Higher Education Institution (IES). This leads us to conclude that fuzzy are able to make an assessment of what can be perceived by the university community about the sustainability of its institution.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Roveda, Sandra Regina Monteiro MasalskieneUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Piacitelli, Leni Palmira2019-08-29T18:49:07Z2019-08-29T18:49:07Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18335100092448533004170001P662498421093548560000-0003-3390-8747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:20:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183351Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:20:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy
Sustainability Assessment in Universities: a proposal through fuzzy set theory
title Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy
spellingShingle Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy
Piacitelli, Leni Palmira
Sistemas de Inferência Fuzzy
Desenvolvimento Sustentável
Fuzzy Inference Systems
Sustainability Models
Sustainable Development
title_short Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy
title_full Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy
title_fullStr Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy
title_full_unstemmed Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy
title_sort Avaliação da Sustentabilidade nas Universidades: uma proposta por meio da teoria dos conjuntos fuzzy
author Piacitelli, Leni Palmira
author_facet Piacitelli, Leni Palmira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roveda, Sandra Regina Monteiro Masalskiene
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Piacitelli, Leni Palmira
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de Inferência Fuzzy
Desenvolvimento Sustentável
Fuzzy Inference Systems
Sustainability Models
Sustainable Development
topic Sistemas de Inferência Fuzzy
Desenvolvimento Sustentável
Fuzzy Inference Systems
Sustainability Models
Sustainable Development
description A nova perspectiva rumo à conservação do meio ambiente como fato categórico de subsistência planetária tem colocado a sustentabilidade em primeiro plano como o grande desafio da universidade, responsável e equipada para a formação daqueles que terão o poder decisório sobre as questões relacionadas a um futuro viável. Este estudo se refere à sustentabilidade na universidade por meio do que é percebido pelos diversos atores que nela transitam. Teve como objetivo desvendar, em algumas instituições do setor público e do setor privado, quais as impressões que professores/coordenadores, alunos e funcionários possuem sobre as atuações da instituição em seu campus, os projetos e pesquisas voltados à sustentabilidade elaborados pela equipe docente e os aprendizados efetivos na formação dos novos profissionais, que deverão atuar nas diversas áreas de atividades em nossa sociedade. Para poder medir essas impressões, foram aplicados questionários e desenvolvido um modelo fuzzy com um índice associado, que apresenta o nível de sustentabilidade de uma Instituição de Ensino Superior – IES. Isso nos leva a concluir que os sistemas de inferência fuzzy são capazes de fazer uma avaliação do que pode ser percebido pela comunidade universitária sobre a sustentabilidade de sua instituição.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29T18:49:07Z
2019-08-29T18:49:07Z
2019-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183351
000924485
33004170001P6
6249842109354856
0000-0003-3390-8747
url http://hdl.handle.net/11449/183351
identifier_str_mv 000924485
33004170001P6
6249842109354856
0000-0003-3390-8747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650027022712832