Plano urbanístico Orla Ferroviária - Araraquara, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boroto, Yago Henrique
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244805
Resumo: Os parâmetros para o um planejamento e desenvolvimento urbano racional e eficiente passam, na atualidade, pelo escopo da sustentabilidade. Abordar a sustentabilidade no mundo contemporâneo transcende as ideias antiquadas relacionadas apenas ao estabelecimento de políticas públicas ambientais e tem-se a inserção no debate, de questões ligadas à sustentabilidade econômica e social. Soma-se a isso o processo latente de globalização impulsionado pelas grandes revoluções – industriais e digitais - , responsável por adicionar o fator tecnológico a equação e inserir as cidades em uma tendência crescente, que exige destes centros urbanos, respostas cada vez mais inteligentes e inovadoras para o seu redesenvolvimento e adaptação às novas dinâmicas globais. No centro desse debate para promoção de cidades inteligentes e sustentáveis, estão as grandes metrópoles mundiais, centros criativos, inovadores e resilientes, que devido a seu poder e influência na escala mundial, polarizam todos os esforços sobre o tema e demonstram sucesso em uma série de processos de reestruturação produtiva e requalificação urbana. No Brasil, entretanto, parece existir uma certa dificuldade para a implementação de projetos deste porte nas grandes metrópoles, mas se percebe um movimento crescente em que as cidades pequenas e médias, até então excluídas da discussão, tem despontado no cenário e apresentado resultados expressivos e muito significativos quanto a adoção do conceito de smart cities, como é o caso de Araraquara, que a tempos traz para o debate público a proposição de requalificação de sua orla ferroviária sobre os paradigmas da sustentabilidade. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é, através de uma revisão da literatura sobre cidades inteligentes e sustentáveis, políticas públicas e instrumentos urbanísticos, e apoiado na coleta de dados e levantamentos técnicos, compreender como as cidades pequenas e médias podem ser definitivamente incluídas ao debate e desenvolver – baseados em suas particularidades e externalidades - seus próprios métodos para o redesenvolvimento sustentável e inteligente. Não obstante, como produto final deste trabalho, espera-se uma proposta de intervenção urbanística para requalificação do leito férreo central, que baseada em tecnologia e informação, possa atender aos interesses públicos coletivos sob a ótica da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
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No centro desse debate para promoção de cidades inteligentes e sustentáveis, estão as grandes metrópoles mundiais, centros criativos, inovadores e resilientes, que devido a seu poder e influência na escala mundial, polarizam todos os esforços sobre o tema e demonstram sucesso em uma série de processos de reestruturação produtiva e requalificação urbana. No Brasil, entretanto, parece existir uma certa dificuldade para a implementação de projetos deste porte nas grandes metrópoles, mas se percebe um movimento crescente em que as cidades pequenas e médias, até então excluídas da discussão, tem despontado no cenário e apresentado resultados expressivos e muito significativos quanto a adoção do conceito de smart cities, como é o caso de Araraquara, que a tempos traz para o debate público a proposição de requalificação de sua orla ferroviária sobre os paradigmas da sustentabilidade. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é, através de uma revisão da literatura sobre cidades inteligentes e sustentáveis, políticas públicas e instrumentos urbanísticos, e apoiado na coleta de dados e levantamentos técnicos, compreender como as cidades pequenas e médias podem ser definitivamente incluídas ao debate e desenvolver – baseados em suas particularidades e externalidades - seus próprios métodos para o redesenvolvimento sustentável e inteligente. Não obstante, como produto final deste trabalho, espera-se uma proposta de intervenção urbanística para requalificação do leito férreo central, que baseada em tecnologia e informação, possa atender aos interesses públicos coletivos sob a ótica da sustentabilidade econômica, social e ambiental.The parameters for a rational and efficient urban planning and development currently go through the scope of sustainability. Addressing sustainability in the contemporary world transcends old-fashioned ideas related only to the establishment of environmental public policies and has the insertion in the debate of issues related to economic and social sustainability. Added to this is the latent process of globalization driven by the great revolutions - industrial and digital -responsible for adding the technological factor to the equation and inserting the cities in a growing trend, which requires these urban centers, increasingly intelligent and innovative responses to their redevelopment and adaptation to new global dynamics. In the center of this debate for the promotion of smart and sustainable cities are the great world metropolises, creative, innovative and resilient centers, which due to their power and influence on a global scale, polarize all efforts on the subject and demonstrate success in a series of productive restructuring and urban requalification processes. In Brazil, however, there seems to be a certain difficulty for the implementation of projects of this size in large metropolises, but there is a growing movement in which small and medium-sized cities, until then excluded from the discussion, have emerged on the scene and presented expressive and very significant results regarding the adoption of the concept of smart cities, as is the case of Araraquara, which for some time has brought to the public debate the proposal of redevelopment of its waterfront on the paradigms of sustainability. In this sense, the objective of this study is, through a literature review on smart and sustainable cities, public policies and urbanistic instruments, and supported by data collection and technical surveys, to understand how small and medium cities can be definitely included in the debate and develop - based on their particularities and externalities - their own methods for sustainable and intelligent redevelopment. Nevertheless, as a final product of this work, it is expected a proposal for urban intervention for requalification of the central railway bed, which based on technology and information, can meet the collective public interests under the optics of economic, social and environmental sustainability.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Silvana Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boroto, Yago Henrique2023-07-28T14:25:51Z2023-07-28T14:25:51Z2023-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-02T17:58:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244805Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:06.163356Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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