Interação entre professora e alunos em sala inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Cerqueira da [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91259
Resumo: A literatura já vem ilustrando o quanto as relações interpessoais são imprescindíveis para a construção do conhecimento, logo, possibilitar a construção de novos conhecimentos a todos, de acordo com as suas necessidades educacionais especiais, exige relações interpessoais que favoreçam à participação, expressão e manifestação de todos os educandos. Assim, instigada a conhecer este universo de interações, a compreender como estas interações estão ocorrendo na sala de aula inclusiva, a identificar como os sujeitos estão participando deste contexto, o objetivo fundamental que impulsionou o presente estudo foi o de descrever e analisar as relações interpessoais entre professora e alunos em sala de aula inclusiva. Fizeram parte deste estudo duas professoras e seus respectivos alunos, sendo: professora A - 34 anos de idade, formada em nível médio no curso de Magistério, e professora B - 45 anos de idade, formada em nível superior, curso de Letras. A professora A, que lecionava na turma A, tinha, em sala de aula, 7 alunos do sexo masculino e 14 do sexo feminino. A faixa etária desses alunos era de 8 a 13 anos. A professora B, que lecionava na turma B, tinha, em sala de aula, 12 alunos do sexo masculino e 15 do sexo feminino. A faixa etária desses alunos era de 9 a 17 anos. Na turma A, 10% eram alunos com deficiência e, na turma B, 11% eram alunos com deficiência. Os dados foram coletados em 2 salas de aula, em uma escola estadual de ensino fundamental, localizada em bairro residencial na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo. Foi utilizada como instrumento para a coleta de dados, uma filmadora da marca Panasonic, modelo RJ 27. Os dados foram coletados no transcorrer do 1o semestre do ano letivo de 2001. O procedimento de análise dos dados seguiu seis diferentes passos: elaboração de um sistema de categorias...
id UNSP_f718790cd57c0e2c1c156e86d373d70d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91259
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interação entre professora e alunos em sala inclusivaInteração professor-alunoEducação - Interação socialAnálise da interação em sala de aulaRelação professor-aluno - EducaçãoInclusionTeacherPupil interactionA literatura já vem ilustrando o quanto as relações interpessoais são imprescindíveis para a construção do conhecimento, logo, possibilitar a construção de novos conhecimentos a todos, de acordo com as suas necessidades educacionais especiais, exige relações interpessoais que favoreçam à participação, expressão e manifestação de todos os educandos. Assim, instigada a conhecer este universo de interações, a compreender como estas interações estão ocorrendo na sala de aula inclusiva, a identificar como os sujeitos estão participando deste contexto, o objetivo fundamental que impulsionou o presente estudo foi o de descrever e analisar as relações interpessoais entre professora e alunos em sala de aula inclusiva. Fizeram parte deste estudo duas professoras e seus respectivos alunos, sendo: professora A - 34 anos de idade, formada em nível médio no curso de Magistério, e professora B - 45 anos de idade, formada em nível superior, curso de Letras. A professora A, que lecionava na turma A, tinha, em sala de aula, 7 alunos do sexo masculino e 14 do sexo feminino. A faixa etária desses alunos era de 8 a 13 anos. A professora B, que lecionava na turma B, tinha, em sala de aula, 12 alunos do sexo masculino e 15 do sexo feminino. A faixa etária desses alunos era de 9 a 17 anos. Na turma A, 10% eram alunos com deficiência e, na turma B, 11% eram alunos com deficiência. Os dados foram coletados em 2 salas de aula, em uma escola estadual de ensino fundamental, localizada em bairro residencial na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo. Foi utilizada como instrumento para a coleta de dados, uma filmadora da marca Panasonic, modelo RJ 27. Os dados foram coletados no transcorrer do 1o semestre do ano letivo de 2001. O procedimento de análise dos dados seguiu seis diferentes passos: elaboração de um sistema de categorias...Literature has been illustrating how much the interpersonal relationships are essential for the construction of knowledge, then facilitating the construction of new knowledge to all people, according to their special educational necessities, demands interpersonal relationships, which benefit the participation, expression and manifestation of all of them who are being educated. Thus, encouraged to know this universe of interactions, to understand how these interactions are occurring inside the inclusive classroom, to identify how the subjects are participating in this context, the fundamental aim, which stimulated the current study was to describe and analyze the interpersonal relationships between teacher and pupils inside the inclusive classroom. Two teachers and their respective pupils took part in this study, as: teacher A - 34 years old, graduated in the medium level of Professorship, and teacher B - 45 years old, graduated in superior level, Letters course. Teacher A, who taught group A, had in the classroom 7 male pupils and 14 female pupils. The age rate of these pupils was from 8 to 13 years old. Teacher B who taught group B had in the classroom 12 male pupils and 15 female pupils. The age rate of these pupils was from 9 to 17 years old. In group A, 10% were pupils with deficiency and in group B, 11% were pupils with deficiency as well.The data were collected in 2 classrooms in a fundamental education school pertaining to the state, located in a residence area in the city of Bauru, interior of the Estate of São Paulo. A camcorder - Panasonic, model RJ 27 - was used as an instrument for collecting the data. The data were collected during the first semester of the school year of 2001. The analysis procedure of the data followed six different steps: elaboration of a category system, elaboration of the register spreadsheet, temporal... (Complete abstract, click electronic address below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Simone Cerqueira da [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2003-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f. anexoapplication/pdfSILVA, Simone Cerqueira da. Interação entre professora e alunos em sala inclusiva. 2003. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91259000213921silva_sc_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação entre professora e alunos em sala inclusiva
title Interação entre professora e alunos em sala inclusiva
spellingShingle Interação entre professora e alunos em sala inclusiva
Silva, Simone Cerqueira da [UNESP]
Interação professor-aluno
Educação - Interação social
Análise da interação em sala de aula
Relação professor-aluno - Educação
Inclusion
Teacher
Pupil interaction
title_short Interação entre professora e alunos em sala inclusiva
title_full Interação entre professora e alunos em sala inclusiva
title_fullStr Interação entre professora e alunos em sala inclusiva
title_full_unstemmed Interação entre professora e alunos em sala inclusiva
title_sort Interação entre professora e alunos em sala inclusiva
author Silva, Simone Cerqueira da [UNESP]
author_facet Silva, Simone Cerqueira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Maria Salete Fábio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Cerqueira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Interação professor-aluno
Educação - Interação social
Análise da interação em sala de aula
Relação professor-aluno - Educação
Inclusion
Teacher
Pupil interaction
topic Interação professor-aluno
Educação - Interação social
Análise da interação em sala de aula
Relação professor-aluno - Educação
Inclusion
Teacher
Pupil interaction
description A literatura já vem ilustrando o quanto as relações interpessoais são imprescindíveis para a construção do conhecimento, logo, possibilitar a construção de novos conhecimentos a todos, de acordo com as suas necessidades educacionais especiais, exige relações interpessoais que favoreçam à participação, expressão e manifestação de todos os educandos. Assim, instigada a conhecer este universo de interações, a compreender como estas interações estão ocorrendo na sala de aula inclusiva, a identificar como os sujeitos estão participando deste contexto, o objetivo fundamental que impulsionou o presente estudo foi o de descrever e analisar as relações interpessoais entre professora e alunos em sala de aula inclusiva. Fizeram parte deste estudo duas professoras e seus respectivos alunos, sendo: professora A - 34 anos de idade, formada em nível médio no curso de Magistério, e professora B - 45 anos de idade, formada em nível superior, curso de Letras. A professora A, que lecionava na turma A, tinha, em sala de aula, 7 alunos do sexo masculino e 14 do sexo feminino. A faixa etária desses alunos era de 8 a 13 anos. A professora B, que lecionava na turma B, tinha, em sala de aula, 12 alunos do sexo masculino e 15 do sexo feminino. A faixa etária desses alunos era de 9 a 17 anos. Na turma A, 10% eram alunos com deficiência e, na turma B, 11% eram alunos com deficiência. Os dados foram coletados em 2 salas de aula, em uma escola estadual de ensino fundamental, localizada em bairro residencial na cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo. Foi utilizada como instrumento para a coleta de dados, uma filmadora da marca Panasonic, modelo RJ 27. Os dados foram coletados no transcorrer do 1o semestre do ano letivo de 2001. O procedimento de análise dos dados seguiu seis diferentes passos: elaboração de um sistema de categorias...
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-04
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Simone Cerqueira da. Interação entre professora e alunos em sala inclusiva. 2003. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/91259
000213921
silva_sc_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SILVA, Simone Cerqueira da. Interação entre professora e alunos em sala inclusiva. 2003. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000213921
silva_sc_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f. anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128157154279424