A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lilian Aparecida Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237252
Resumo: Três são os eixos norteadores que devem ser trabalhados com a criança de 0 a 6 anos de forma prazerosa: o cuidar, o educar e o brincar. O eixo contemplado neste trabalho será o brincar. O olhar social pressupõe que não há relevância na ludicidadee no brincar na educação infantil, consequentemente, a compreensão do lado pedagógico da brincadeira e seu auxílio a aprendizagem das crianças pequenas é afetada. Deste modo, o presente trabalho, além de verificar a visão que se tem sobre este eixo tão importante na educação infantil, objetiva apontar que o brincar é essencial tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança. Para coletar e analisar os dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Caracterizada enquanto uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados na base de dados Scielo e analisados a partir das categorias (BARDIN, 2011): a importância do brincar na educação infantil, os desafios que ainda se encontram para a valorização do brincar na educação infantil e o brincar e o desenvolvimento.
id UNSP_f72e2f0f348a72b4a73717b5e0a5e3ab
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237252
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitosThe contribution of play to child development: demystifying preconceptionsEducação infantilDesenvolvimentoLúdicoBrincarTrês são os eixos norteadores que devem ser trabalhados com a criança de 0 a 6 anos de forma prazerosa: o cuidar, o educar e o brincar. O eixo contemplado neste trabalho será o brincar. O olhar social pressupõe que não há relevância na ludicidadee no brincar na educação infantil, consequentemente, a compreensão do lado pedagógico da brincadeira e seu auxílio a aprendizagem das crianças pequenas é afetada. Deste modo, o presente trabalho, além de verificar a visão que se tem sobre este eixo tão importante na educação infantil, objetiva apontar que o brincar é essencial tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança. Para coletar e analisar os dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Caracterizada enquanto uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados na base de dados Scielo e analisados a partir das categorias (BARDIN, 2011): a importância do brincar na educação infantil, os desafios que ainda se encontram para a valorização do brincar na educação infantil e o brincar e o desenvolvimento.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Lilian Aparecida Santos de2022-10-27T16:51:01Z2022-10-27T16:51:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:25:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T19:48:07.725690Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
The contribution of play to child development: demystifying preconceptions
title A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
spellingShingle A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
Souza, Lilian Aparecida Santos de
Educação infantil
Desenvolvimento
Lúdico
Brincar
title_short A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
title_full A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
title_fullStr A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
title_full_unstemmed A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
title_sort A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
author Souza, Lilian Aparecida Santos de
author_facet Souza, Lilian Aparecida Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lilian Aparecida Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Desenvolvimento
Lúdico
Brincar
topic Educação infantil
Desenvolvimento
Lúdico
Brincar
description Três são os eixos norteadores que devem ser trabalhados com a criança de 0 a 6 anos de forma prazerosa: o cuidar, o educar e o brincar. O eixo contemplado neste trabalho será o brincar. O olhar social pressupõe que não há relevância na ludicidadee no brincar na educação infantil, consequentemente, a compreensão do lado pedagógico da brincadeira e seu auxílio a aprendizagem das crianças pequenas é afetada. Deste modo, o presente trabalho, além de verificar a visão que se tem sobre este eixo tão importante na educação infantil, objetiva apontar que o brincar é essencial tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança. Para coletar e analisar os dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Caracterizada enquanto uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados na base de dados Scielo e analisados a partir das categorias (BARDIN, 2011): a importância do brincar na educação infantil, os desafios que ainda se encontram para a valorização do brincar na educação infantil e o brincar e o desenvolvimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-27T16:51:01Z
2022-10-27T16:51:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237252
url http://hdl.handle.net/11449/237252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045627963113472