A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237252 |
Resumo: | Três são os eixos norteadores que devem ser trabalhados com a criança de 0 a 6 anos de forma prazerosa: o cuidar, o educar e o brincar. O eixo contemplado neste trabalho será o brincar. O olhar social pressupõe que não há relevância na ludicidadee no brincar na educação infantil, consequentemente, a compreensão do lado pedagógico da brincadeira e seu auxílio a aprendizagem das crianças pequenas é afetada. Deste modo, o presente trabalho, além de verificar a visão que se tem sobre este eixo tão importante na educação infantil, objetiva apontar que o brincar é essencial tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança. Para coletar e analisar os dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Caracterizada enquanto uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados na base de dados Scielo e analisados a partir das categorias (BARDIN, 2011): a importância do brincar na educação infantil, os desafios que ainda se encontram para a valorização do brincar na educação infantil e o brincar e o desenvolvimento. |
id |
UNSP_f72e2f0f348a72b4a73717b5e0a5e3ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237252 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitosThe contribution of play to child development: demystifying preconceptionsEducação infantilDesenvolvimentoLúdicoBrincarTrês são os eixos norteadores que devem ser trabalhados com a criança de 0 a 6 anos de forma prazerosa: o cuidar, o educar e o brincar. O eixo contemplado neste trabalho será o brincar. O olhar social pressupõe que não há relevância na ludicidadee no brincar na educação infantil, consequentemente, a compreensão do lado pedagógico da brincadeira e seu auxílio a aprendizagem das crianças pequenas é afetada. Deste modo, o presente trabalho, além de verificar a visão que se tem sobre este eixo tão importante na educação infantil, objetiva apontar que o brincar é essencial tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança. Para coletar e analisar os dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Caracterizada enquanto uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados na base de dados Scielo e analisados a partir das categorias (BARDIN, 2011): a importância do brincar na educação infantil, os desafios que ainda se encontram para a valorização do brincar na educação infantil e o brincar e o desenvolvimento.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Lilian Aparecida Santos de2022-10-27T16:51:01Z2022-10-27T16:51:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-04T06:25:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T19:48:07.725690Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos The contribution of play to child development: demystifying preconceptions |
title |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos |
spellingShingle |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos Souza, Lilian Aparecida Santos de Educação infantil Desenvolvimento Lúdico Brincar |
title_short |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos |
title_full |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos |
title_fullStr |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos |
title_full_unstemmed |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos |
title_sort |
A contribuição do brincar para o desenvolvimento infantil: desmistificando pré-conceitos |
author |
Souza, Lilian Aparecida Santos de |
author_facet |
Souza, Lilian Aparecida Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP] Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Lilian Aparecida Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Desenvolvimento Lúdico Brincar |
topic |
Educação infantil Desenvolvimento Lúdico Brincar |
description |
Três são os eixos norteadores que devem ser trabalhados com a criança de 0 a 6 anos de forma prazerosa: o cuidar, o educar e o brincar. O eixo contemplado neste trabalho será o brincar. O olhar social pressupõe que não há relevância na ludicidadee no brincar na educação infantil, consequentemente, a compreensão do lado pedagógico da brincadeira e seu auxílio a aprendizagem das crianças pequenas é afetada. Deste modo, o presente trabalho, além de verificar a visão que se tem sobre este eixo tão importante na educação infantil, objetiva apontar que o brincar é essencial tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança. Para coletar e analisar os dados, utilizamos a abordagem qualitativa. Caracterizada enquanto uma pesquisa bibliográfica, os dados foram coletados na base de dados Scielo e analisados a partir das categorias (BARDIN, 2011): a importância do brincar na educação infantil, os desafios que ainda se encontram para a valorização do brincar na educação infantil e o brincar e o desenvolvimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-10-27T16:51:01Z 2022-10-27T16:51:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237252 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045627963113472 |