Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lia, Camila Serino [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86831
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender percursos e processos de formação contínua para a mediação cultural a partir de investigação e reflexão sobre as experiências de educadores que atuam no âmbito de instituições culturais e museológicas da cidade de São Paulo. As experiências apresentadas são analisadas por suas dimensões formativas e em sua imbricação com o contexto dessas instituições e também com as práticas de mediação cultural dos educadores, situadas em específicos cenários dos projetos educativos de duas instituições da cidade de São Paulo: O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no período de 2001 a 2007 e o Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), no período de 2008 a 2011. Parte-se da narração de experiências de formação da autora como arte/educadora com foco naquelas vivenciadas junto ao coletivo Arteducação Produções no CCBB, considerando relações entre as práticas e fundamentos de mediação cultural com as de formação inicial e continuada. Em seguida são apresentadas as experiências de formação de educadores situadas no âmbito do Projeto de Educação Patrimonial no MCSP e tecidas relações com as concepções de patrimônio, cultura e mediação cultural. Finalmente, a visão dos educadores do projeto educativo do MCSP possibilita análise e reflexão de novos sentidos sobre a formação contínua, a partir de material coletado em dinâmicas de grupo focal. As experiências e reflexões partilhadas ao longo da pesquisa apontam para uma compreensão mais minuciosa dos percursos e processos de formação contínua e de suas relações e implicações com a mediação cultural, bem como para a necessidade de práticas de formação incorporadas no cotidiano de trabalho dos educadores nas instituições culturais
id UNSP_f73b8b710c82075e47ee2d01e8a949e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86831
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínuaArte e educaçãoProfessores - FormaçãoFormação continuada de professoresArte y educaciónEssa pesquisa tem como objetivo compreender percursos e processos de formação contínua para a mediação cultural a partir de investigação e reflexão sobre as experiências de educadores que atuam no âmbito de instituições culturais e museológicas da cidade de São Paulo. As experiências apresentadas são analisadas por suas dimensões formativas e em sua imbricação com o contexto dessas instituições e também com as práticas de mediação cultural dos educadores, situadas em específicos cenários dos projetos educativos de duas instituições da cidade de São Paulo: O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no período de 2001 a 2007 e o Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), no período de 2008 a 2011. Parte-se da narração de experiências de formação da autora como arte/educadora com foco naquelas vivenciadas junto ao coletivo Arteducação Produções no CCBB, considerando relações entre as práticas e fundamentos de mediação cultural com as de formação inicial e continuada. Em seguida são apresentadas as experiências de formação de educadores situadas no âmbito do Projeto de Educação Patrimonial no MCSP e tecidas relações com as concepções de patrimônio, cultura e mediação cultural. Finalmente, a visão dos educadores do projeto educativo do MCSP possibilita análise e reflexão de novos sentidos sobre a formação contínua, a partir de material coletado em dinâmicas de grupo focal. As experiências e reflexões partilhadas ao longo da pesquisa apontam para uma compreensão mais minuciosa dos percursos e processos de formação contínua e de suas relações e implicações com a mediação cultural, bem como para a necessidade de práticas de formação incorporadas no cotidiano de trabalho dos educadores nas instituições culturaisEsa pesquisa tiene como objetivo comprender trayectos y procesos de formación continua para la mediación cultural a partir de investigación y reflexión acerca de las experiencias de educadores que actúan en el ámbito de instituciones culturales y museológicas de la ciudad de São Paulo. Las experiencias presentadas son analizadas por sus dimensiones formativas y en su imbricación con el contexto de esas instituciones e incluso con las prácticas de mediación cultural de los educadores, situadas en específicos escenarios de los proyectos educativos de dos instituciones de la ciudad de São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), en el período de 2001 a 2007 y el Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), en el período de 2008 a 2011. Se parte de la narración de experiencias de formación de la autora como arte educadora con foco en aquellas practicadas junto al colectivo Arteducação Produções en el CCBB, considerando relaciones entre las prácticas y fundamentos de mediación cultural con las de formación inicial y continuada. Luego se presentan las experiencias de formación de educadores situadas en el ámbito del Projeto de Educação Patrimonial (Proyecto de Educación Patrimonial) en el MCSP y tejidas relaciones con las concepciones de patrimonio, cultura y mediación cultural. Finalmente, la visión de los educadores del proyecto educativo del MCSP posibilita análisis y reflexión de nuevos sentidos sobre la formación continua, partiendo de material colectado en dinámicas de grupo focal. Las experiencias y reflexiones compartidas a lo largo de la pesquisa apuntan para una comprensión más minuciosa de las trayectorias y procesos de formación continua y sus relaciones e implicaciones con la mediación cultural, bien como para la necesidad de prácticas de formación incorporadas en el cotidiano del trabajo de los educadores en las instituciones culturalesUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lia, Camila Serino [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2012-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f. : il.application/pdfLIA, Camila Serino. Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua. 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.http://hdl.handle.net/11449/86831000691551lia_cs_me_ia.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-09T06:27:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T20:13:06.779571Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua
title Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua
spellingShingle Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua
Lia, Camila Serino [UNESP]
Arte e educação
Professores - Formação
Formação continuada de professores
Arte y educación
title_short Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua
title_full Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua
title_fullStr Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua
title_full_unstemmed Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua
title_sort Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua
author Lia, Camila Serino [UNESP]
author_facet Lia, Camila Serino [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lia, Camila Serino [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e educação
Professores - Formação
Formação continuada de professores
Arte y educación
topic Arte e educação
Professores - Formação
Formação continuada de professores
Arte y educación
description Essa pesquisa tem como objetivo compreender percursos e processos de formação contínua para a mediação cultural a partir de investigação e reflexão sobre as experiências de educadores que atuam no âmbito de instituições culturais e museológicas da cidade de São Paulo. As experiências apresentadas são analisadas por suas dimensões formativas e em sua imbricação com o contexto dessas instituições e também com as práticas de mediação cultural dos educadores, situadas em específicos cenários dos projetos educativos de duas instituições da cidade de São Paulo: O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no período de 2001 a 2007 e o Museu da Cidade de São Paulo (MCSP), no período de 2008 a 2011. Parte-se da narração de experiências de formação da autora como arte/educadora com foco naquelas vivenciadas junto ao coletivo Arteducação Produções no CCBB, considerando relações entre as práticas e fundamentos de mediação cultural com as de formação inicial e continuada. Em seguida são apresentadas as experiências de formação de educadores situadas no âmbito do Projeto de Educação Patrimonial no MCSP e tecidas relações com as concepções de patrimônio, cultura e mediação cultural. Finalmente, a visão dos educadores do projeto educativo do MCSP possibilita análise e reflexão de novos sentidos sobre a formação contínua, a partir de material coletado em dinâmicas de grupo focal. As experiências e reflexões partilhadas ao longo da pesquisa apontam para uma compreensão mais minuciosa dos percursos e processos de formação contínua e de suas relações e implicações com a mediação cultural, bem como para a necessidade de práticas de formação incorporadas no cotidiano de trabalho dos educadores nas instituições culturais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-16
2014-06-11T19:22:26Z
2014-06-11T19:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIA, Camila Serino. Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua. 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/86831
000691551
lia_cs_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
identifier_str_mv LIA, Camila Serino. Experiências de educadores: convite para reflexão sobre a formação contínua. 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
000691551
lia_cs_me_ia.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/86831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045657802440704