A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucifora, Cristiane de Assis [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150338
Resumo: A pesquisa de mestrado intitulado “A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na Educação Infantil” foi realizado com um grupo de professores que lecionam com crianças de cinco à seis anos de idade no seguimento da Educação Infantil da rede municipal de ensino em uma cidade do interior de São Paulo, tendo como objetivo identificar como se dá o trabalho com os Contos de Fadas/Maravilhosos na prática pedagógica destes professores, identificando se o trabalho com tais contos caminham na direção da ruptura com os conteúdos ideológicos de gênero ou se estes tem sido reproduzidos. Foi utilizado o instrumento metodológico questionário com perguntas abertas baseado nos pressupostos teóricos do autor Pierre Bourdieu. A pesquisa reconheceu que a reprodução está relacionada com os mecanismos formadores de tais professores, seja no âmbito de seu contato com os contos em sua formação identitária com familiares e escolarização ou tendo haver com a formação profissional. A perspectiva teórica crítica fundamentou a dissertação com o referencial bourdieusiano e suas categorias de análises como campus, habitus, trajetória, reprodução, capitais entre outros. Os Contos de Fadas/Maravilhosos assumidos neste trabalho por uma perspectiva histórico-cultural situa a Literatura Infantil como um artefato cultural passível de mudança ao longo da história e assim sendo como um instrumento reprodutor de ideologias presentes na cultura ocidental. Tal reprodução sendo assumido pelo autor Bourdieu como sistema social que tende a assegurar a perpetuação das estruturas sociais ou das relações de ordem que formam a manutenção social.
id UNSP_f768692bb9dd05fd794fbd66ed163aac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150338
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantilReproduction of gender inequalities in fairy tales/marvels as circumscribed marks in pre-schoolReproduçãoGêneroPrática pedagógicaContos de fadas/MaravilhososReproductionGenderEducational practiceFairy talesA pesquisa de mestrado intitulado “A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na Educação Infantil” foi realizado com um grupo de professores que lecionam com crianças de cinco à seis anos de idade no seguimento da Educação Infantil da rede municipal de ensino em uma cidade do interior de São Paulo, tendo como objetivo identificar como se dá o trabalho com os Contos de Fadas/Maravilhosos na prática pedagógica destes professores, identificando se o trabalho com tais contos caminham na direção da ruptura com os conteúdos ideológicos de gênero ou se estes tem sido reproduzidos. Foi utilizado o instrumento metodológico questionário com perguntas abertas baseado nos pressupostos teóricos do autor Pierre Bourdieu. A pesquisa reconheceu que a reprodução está relacionada com os mecanismos formadores de tais professores, seja no âmbito de seu contato com os contos em sua formação identitária com familiares e escolarização ou tendo haver com a formação profissional. A perspectiva teórica crítica fundamentou a dissertação com o referencial bourdieusiano e suas categorias de análises como campus, habitus, trajetória, reprodução, capitais entre outros. Os Contos de Fadas/Maravilhosos assumidos neste trabalho por uma perspectiva histórico-cultural situa a Literatura Infantil como um artefato cultural passível de mudança ao longo da história e assim sendo como um instrumento reprodutor de ideologias presentes na cultura ocidental. Tal reprodução sendo assumido pelo autor Bourdieu como sistema social que tende a assegurar a perpetuação das estruturas sociais ou das relações de ordem que formam a manutenção social.The master's research entitled "Reproduction of gender inequalities in fairy tales/marvels as circumscribed marks in Pré-School" was performed with a group of teachers who teach with children from five to six years in the segment of pré-school at Municipal’s Network Schools in a city in the interior of São Paulo, sought understanding to identify how the work with Fairy Tales/marvels takes place in the pedagogical practice of these teachers, identifying if the work with such tales go on break rupture’s direction with the ideological contents of gender or if they have been reproduced. The methodological tool was a questionnaire with open questions based on the theoretical assumptions of author Pierre Bourdieu. The research acknowledged that the reproduction is related to the training mechanisms of such teachers, either in the context of their contact with the tales in their identity formation with family and schooling or having with the professional training. The critical theoretical perspective grounded the dissertation with the bourdieusiano reference and its categories of analyzes like campus, habitus, trajectory, reproduction, capitals among others. The Fairy Tales / Marvelous in this work from a historical-cultural perspective places Children's Literature as a cultural artifact capable of change throughout history and thus as a reproductive instrument of ideologies present in Western culture. This reproduction is assumed by the author Bourdieu as a social system that tends to ensure the perpetuation of social structures or the relations of order that form social maintenance.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reina, Fabio Tadeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lucifora, Cristiane de Assis [UNESP]2017-04-19T12:55:00Z2017-04-19T12:55:00Z2017-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15033800088438733004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150338Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:09:34.568335Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil
Reproduction of gender inequalities in fairy tales/marvels as circumscribed marks in pre-school
title A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil
spellingShingle A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil
Lucifora, Cristiane de Assis [UNESP]
Reprodução
Gênero
Prática pedagógica
Contos de fadas/Maravilhosos
Reproduction
Gender
Educational practice
Fairy tales
title_short A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil
title_full A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil
title_fullStr A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil
title_full_unstemmed A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil
title_sort A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na educação infantil
author Lucifora, Cristiane de Assis [UNESP]
author_facet Lucifora, Cristiane de Assis [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reina, Fabio Tadeu [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucifora, Cristiane de Assis [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Reprodução
Gênero
Prática pedagógica
Contos de fadas/Maravilhosos
Reproduction
Gender
Educational practice
Fairy tales
topic Reprodução
Gênero
Prática pedagógica
Contos de fadas/Maravilhosos
Reproduction
Gender
Educational practice
Fairy tales
description A pesquisa de mestrado intitulado “A reprodução das desigualdades de gênero nos contos de fadas/maravilhosos como marcas circunscritas na Educação Infantil” foi realizado com um grupo de professores que lecionam com crianças de cinco à seis anos de idade no seguimento da Educação Infantil da rede municipal de ensino em uma cidade do interior de São Paulo, tendo como objetivo identificar como se dá o trabalho com os Contos de Fadas/Maravilhosos na prática pedagógica destes professores, identificando se o trabalho com tais contos caminham na direção da ruptura com os conteúdos ideológicos de gênero ou se estes tem sido reproduzidos. Foi utilizado o instrumento metodológico questionário com perguntas abertas baseado nos pressupostos teóricos do autor Pierre Bourdieu. A pesquisa reconheceu que a reprodução está relacionada com os mecanismos formadores de tais professores, seja no âmbito de seu contato com os contos em sua formação identitária com familiares e escolarização ou tendo haver com a formação profissional. A perspectiva teórica crítica fundamentou a dissertação com o referencial bourdieusiano e suas categorias de análises como campus, habitus, trajetória, reprodução, capitais entre outros. Os Contos de Fadas/Maravilhosos assumidos neste trabalho por uma perspectiva histórico-cultural situa a Literatura Infantil como um artefato cultural passível de mudança ao longo da história e assim sendo como um instrumento reprodutor de ideologias presentes na cultura ocidental. Tal reprodução sendo assumido pelo autor Bourdieu como sistema social que tende a assegurar a perpetuação das estruturas sociais ou das relações de ordem que formam a manutenção social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19T12:55:00Z
2017-04-19T12:55:00Z
2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150338
000884387
33004030083P0
url http://hdl.handle.net/11449/150338
identifier_str_mv 000884387
33004030083P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129027170369536