Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Daniel Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102238
Resumo: A escolha do tema do presente trabalho - Construindo uma gestão participativa - surgiu da necessidade de relatar minha experiência profissional como Diretor de uma das unidades do Centro Paula Souza - a Escola Técnica Estadual Amim Jundi - o local da construção. Minha vida profissional e, posso acrescentar, minha vida pessoal sempre estiveram pautadas por atitudes, hábitos e princípios democráticos. A busca de respostas, tanto para a solução de problemas no cotidiano escolar, bem como para a fundamentação teórica das experiências vividas, estão traduzidas, inicialmente, pela dissertação de Mestrado - Conselho de Escola: Possibilidades e Limitações; e, na atualidade, pelo desenvolvimento deste trabalho. É óbvio que a própria escolha do tema, tanto da dissertação quanto da tese, demonstra minha crença na democracia, apesar do contexto político e econômico, que, às vezes, dificultam a efetiva realização desse ideal de governo. Durante as leituras específicas sobre gestão participativa, as pesquisas e levantamento de documentos, na verdade, durante o desenvolvimento do presente trabalho, pude perceber o quanto há para caminhar no sentido de edificar a gestão participativa, não somente na Amim Jundi, mas nas escolas de modo geral. O objetivo central deste estudo é expor, analiticamente, as mudanças efetuadas na organização e gestão da Escola Técnica Estadual Amim Jundi, no período de 1996 a 2000. Situada no município de Osvaldo Cruz - SP, a Amim Jundi faz parte do complexo institucional denominado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - instituição pública voltada para a educação profissional de nível básico, técnico e tecnológico.
id UNSP_f7afb46e8d129a279527ae8f0ae44575
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102238
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim JundiEscolas - Organização e administraçãoEscolas - Gestão participativaGestão participativa - EscolasSchoolsDemocracyOrganization and administrationA escolha do tema do presente trabalho - Construindo uma gestão participativa - surgiu da necessidade de relatar minha experiência profissional como Diretor de uma das unidades do Centro Paula Souza - a Escola Técnica Estadual Amim Jundi - o local da construção. Minha vida profissional e, posso acrescentar, minha vida pessoal sempre estiveram pautadas por atitudes, hábitos e princípios democráticos. A busca de respostas, tanto para a solução de problemas no cotidiano escolar, bem como para a fundamentação teórica das experiências vividas, estão traduzidas, inicialmente, pela dissertação de Mestrado - Conselho de Escola: Possibilidades e Limitações; e, na atualidade, pelo desenvolvimento deste trabalho. É óbvio que a própria escolha do tema, tanto da dissertação quanto da tese, demonstra minha crença na democracia, apesar do contexto político e econômico, que, às vezes, dificultam a efetiva realização desse ideal de governo. Durante as leituras específicas sobre gestão participativa, as pesquisas e levantamento de documentos, na verdade, durante o desenvolvimento do presente trabalho, pude perceber o quanto há para caminhar no sentido de edificar a gestão participativa, não somente na Amim Jundi, mas nas escolas de modo geral. O objetivo central deste estudo é expor, analiticamente, as mudanças efetuadas na organização e gestão da Escola Técnica Estadual Amim Jundi, no período de 1996 a 2000. Situada no município de Osvaldo Cruz - SP, a Amim Jundi faz parte do complexo institucional denominado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - instituição pública voltada para a educação profissional de nível básico, técnico e tecnológico.The choice of the present work - Building a participative management - has risen from my need of reporting my professional experience as Director of one of Centro Paula Souza units - the Escola Técnica Estadual Amim Jundi - The building site. My professional life and, I should add that, my personal life have always been supported by democratic attitudes, habits and principles. The search for answers, as to the solution of problems in the school daily life as to the theoretical basis of the experience passed through, are translated, first, by the Masters Dissertation - School Council: possibilities and Limits; and, today, by the development of the present work. Obviously, the choice of the theme itself, as much of the Dissertation as the Thesis, demonstrates my belief in democracy, despite the political and economic context, which, sometimes, makes difficult the effective achievements of this government ideal. During the specific readings about participative management, research and document collection, actually, during the development of this work, I could tell how far it is to make progress in order to construct the participative management, not only at Amim Jundi School, but in schools in general. This work aims to show, analytically, the changes done in the organization and management of Amim Jundi School, from 1996 to 2000. located in the town of Osvaldo Cruz - SP, Amim Jundi School makes part of the institutional complex called Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS (Paula Souza Technological Education State Center) - a public institution devoted to the professional education in basic, technical and technological levels.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quaglio, Paschoal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Flores, Daniel Garcia [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2003-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis161 f. : il.color.application/pdfFLORES, Daniel Garcia. Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi. 2003. 161 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/102238000206321flores_dg_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102238Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi
title Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi
spellingShingle Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi
Flores, Daniel Garcia [UNESP]
Escolas - Organização e administração
Escolas - Gestão participativa
Gestão participativa - Escolas
Schools
Democracy
Organization and administration
title_short Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi
title_full Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi
title_fullStr Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi
title_full_unstemmed Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi
title_sort Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi
author Flores, Daniel Garcia [UNESP]
author_facet Flores, Daniel Garcia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quaglio, Paschoal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Daniel Garcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Escolas - Gestão participativa
Gestão participativa - Escolas
Schools
Democracy
Organization and administration
topic Escolas - Organização e administração
Escolas - Gestão participativa
Gestão participativa - Escolas
Schools
Democracy
Organization and administration
description A escolha do tema do presente trabalho - Construindo uma gestão participativa - surgiu da necessidade de relatar minha experiência profissional como Diretor de uma das unidades do Centro Paula Souza - a Escola Técnica Estadual Amim Jundi - o local da construção. Minha vida profissional e, posso acrescentar, minha vida pessoal sempre estiveram pautadas por atitudes, hábitos e princípios democráticos. A busca de respostas, tanto para a solução de problemas no cotidiano escolar, bem como para a fundamentação teórica das experiências vividas, estão traduzidas, inicialmente, pela dissertação de Mestrado - Conselho de Escola: Possibilidades e Limitações; e, na atualidade, pelo desenvolvimento deste trabalho. É óbvio que a própria escolha do tema, tanto da dissertação quanto da tese, demonstra minha crença na democracia, apesar do contexto político e econômico, que, às vezes, dificultam a efetiva realização desse ideal de governo. Durante as leituras específicas sobre gestão participativa, as pesquisas e levantamento de documentos, na verdade, durante o desenvolvimento do presente trabalho, pude perceber o quanto há para caminhar no sentido de edificar a gestão participativa, não somente na Amim Jundi, mas nas escolas de modo geral. O objetivo central deste estudo é expor, analiticamente, as mudanças efetuadas na organização e gestão da Escola Técnica Estadual Amim Jundi, no período de 1996 a 2000. Situada no município de Osvaldo Cruz - SP, a Amim Jundi faz parte do complexo institucional denominado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - instituição pública voltada para a educação profissional de nível básico, técnico e tecnológico.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-16
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLORES, Daniel Garcia. Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi. 2003. 161 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/102238
000206321
flores_dg_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv FLORES, Daniel Garcia. Construindo uma gestão participativa no Centro Estadual de Educação Técnologica Paula Souza - Unidade Amim Jundi. 2003. 161 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000206321
flores_dg_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 f. : il.color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128161016184832