Tambor transatlântico: memórias e oralidades da caiumba em Tietê (SP)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255765 |
Resumo: | O presente trabalho pretende discorrer sobre a tradição da caiumba, conhecida também como tambu e batuque de umbigada, tendo como recorte geográfico principal o município de Tietê (SP), em busca de levantar histórias, memórias e palavras que evidenciam a importância dessa manifestação cultural para a construção das comunidades negras no município e nos seus arredores. Ademais, busco escrever sobre os meus caminhos percorridos perto dessa tradição, abordando aspectos que pontuem tanto as influências sócio-históricas da região, como os símbolos e memórias contadas por meio das pessoas, que contribuem para compreender a caiumba como uma ferramenta de reconstrução da história do povo negro na região e no Brasil como um todo. Através de conversas e experiências vividas junto com a comunidade, a pesquisa tem o objetivo de destacar essa tradição como uma prática cultural que mobiliza o território e os movimentos que se produzem ao redor dele. Neste sentido, observamos a importância da cultura negra caipira e paulista, alicerçada em conhecimentos ancestrais do povo bantu e que circundam suas histórias, memórias, conhecimentos e símbolos ao redor de tronco de árvore escavada chamado de tambu, que promove também encontro, festa, vida e resistência comunitária. O estudo aborda essa tradição como a materialização do Atlântico negro, chamado por Beatriz Nascimento (1989) de elo indissociável entre o povo de África e do Brasil, diante de um território que sofreu profundas transformações por conta do racismo e demais opressões vividas pelas pessoas que detêm esses saberes. Este trabalho busca ainda investigar a influência do batuque para os movimentos negros que existem em Tietê. A pesquisa tem como metodologia a realização de entrevistas, usando como base a tradição da oralidade e a utilização de uma bibliografia antirracista, pautada, sobretudo, por uma perspectiva africanista. |
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Tambor transatlântico: memórias e oralidades da caiumba em Tietê (SP)Transatlantic drum: memories and oralities of caiumba in Tietê (SP)Tambor transatlántico: memorias y oralidades de la caiumba en Tietê (SP)TietêCaiumbaBatuque de umbigadaCultura bantuBantu cultureTerritórioTerritoryO presente trabalho pretende discorrer sobre a tradição da caiumba, conhecida também como tambu e batuque de umbigada, tendo como recorte geográfico principal o município de Tietê (SP), em busca de levantar histórias, memórias e palavras que evidenciam a importância dessa manifestação cultural para a construção das comunidades negras no município e nos seus arredores. Ademais, busco escrever sobre os meus caminhos percorridos perto dessa tradição, abordando aspectos que pontuem tanto as influências sócio-históricas da região, como os símbolos e memórias contadas por meio das pessoas, que contribuem para compreender a caiumba como uma ferramenta de reconstrução da história do povo negro na região e no Brasil como um todo. Através de conversas e experiências vividas junto com a comunidade, a pesquisa tem o objetivo de destacar essa tradição como uma prática cultural que mobiliza o território e os movimentos que se produzem ao redor dele. Neste sentido, observamos a importância da cultura negra caipira e paulista, alicerçada em conhecimentos ancestrais do povo bantu e que circundam suas histórias, memórias, conhecimentos e símbolos ao redor de tronco de árvore escavada chamado de tambu, que promove também encontro, festa, vida e resistência comunitária. O estudo aborda essa tradição como a materialização do Atlântico negro, chamado por Beatriz Nascimento (1989) de elo indissociável entre o povo de África e do Brasil, diante de um território que sofreu profundas transformações por conta do racismo e demais opressões vividas pelas pessoas que detêm esses saberes. Este trabalho busca ainda investigar a influência do batuque para os movimentos negros que existem em Tietê. A pesquisa tem como metodologia a realização de entrevistas, usando como base a tradição da oralidade e a utilização de uma bibliografia antirracista, pautada, sobretudo, por uma perspectiva africanista.This present work intends to discuss the tradition of caiumba, also known as tambu and batuque de umbigada, in the municipality of Tietê (SP) as its main geographical area, in search of raising stories, memories and words that highlight the importance of this cultural manifestation for the construction of black communities in the municipality CITY and its surroundings. Furthermore, I seek to write about my paths taken close to this tradition, addressing aspects that highlight both the socio-historical influences of the region, as well as the symbols and memories told through people, which contribute to understanding caiumba as a tool for reconstructing history of black people in the region and in Brazil. Through conversations and experiences lived ALONG with the community, the research aims to highlight this tradition as a cultural practice that mobilizes the territory and the movements that take place around it. In this sense, we observe the importance of black culture and São Paulo culture, based on ancestral knowledge of the Bantu people which surround their history, memories, knowledge and symbols around a carved tree trunk called tambu, which also promotes meetings, parties, life and community resistance. The study approaches this tradition as the materialization of the black Atlantic, called by Beatriz Nascimento (1989) an inseparable link between the people of Africa and Brazil, in the face of a territory that has undergone profound transformations due to racism and other oppressions experienced by the people who hold this knowledge. This work also seeks to investigate the influence of batuque on the black movements that exist in Tietê. The research methodology involves conducting interviews, using as a basis the tradition of orality and the use of an anti-racist bibliography, guided, above all, by an Africanist perspective.El presente trabajo pretende discurrir sobre la tradición de la caiumba, conocida también como tambu y batuque de umbigada, teniendo como recorte geográfico principal el municipio de Tietê (estado de San Pablo – Brasil), buscando levantar historias, memorias y palabras que evidencian la importancia de esta manifestación cultural para la construcción de las comunidades negras en el municipio y en sus alrededores. Además, busco escribir sobre mis caminos recorridos cerca de esta tradición, abordando aspectos que apunten tanto las influencias socio históricas de la región, como los símbolos y memorias contadas por las personas, que contribuyen para comprender la caiumba como una herramienta de reconstrucción de la historia del pueblo negro en la región y en Brasil como un todo. A través de conversaciones y experiencias vividas junto con la comunidad, la investigación tiene el objetivo de destacar esa tradición como una práctica cultural que moviliza el territorio y los movimientos que se producen alrededor de él. En este sentido, observamos la importancia de la cultura negra caipira y paulista, fundada sobre conocimientos ancestrales del pueblo bantú y que circundan sus historias, memorias, conocimientos y símbolos alrededor del tronco de árbol excavado llamado tambu, que promueve también el encuentro, la fiesta, la vida y la resistencia comunitaria. El estudio aborda esta tradición como la materialización del Atlántico negro, llamado por Beatriz Nascimento (1989) de eslabón indisociable entre el pueblo de África y el de Brasil, frente a un territorio que sufrió profundas transformaciones causadas por el racismo y las demás opresiones vividas por las personas que guardan estos saberes. Este trabajo busca también investigar la influencia del batuque para los movimientos negros que existen en Tietê. La investigación tiene como metodología la realización de entrevistas, utilizando como base la tradición de la oralidad, y cuenta con una bibliografía antirracista, pautada, sobre todo, por una perspectiva africanista.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Adoue, Sílvia Beatriz [UNESP]Paula Júnior, Antonio deSilva, Vanessa Cancian2024-05-27T16:02:54Z2024-05-27T16:02:54Z2024-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Vanessa Cancian. Tambor transatlântico: memórias e oralidades da caiumba em Tietê (SP). Orientadora: Sílvia Beatriz Adoue. Coorientador: Antônio de Paula Júnior. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255765porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-28T06:07:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255765Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:25:46.351644Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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