O feminismo marxista de Heleieth Saffioti: contribuições à Educação Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193071 |
Resumo: | Este estudo parte da necessidade da incorporação da crítica feminista-marxista pelas teorias pedagógicas que se pretendem herdeiras da tradição marxista, tendo como referência as contribuições da socióloga brasileira, Heleieth Saffioti (1934-2010). Assim, nasceu da identificação de lacunas no campo das pedagogias contra hegemônicas (da teoria histórico-crítica, em especial) no que concerne à dominação-exploração patriarcal, racista e capitalista. Seu objetivo consistiu, então, em sistematizar suas contribuições, identificando implicações para a educação escolar com referência nas sínteses produzidas pela pedagogia histórico-crítica no que tange ao currículo, à didática e aos valores da educação. Fundamentado no materialismo histórico-dialético, tomou-se o nó das contradições sociais formado por gênero, raça/etnia e classe social, ferramenta teórico-metodológica legada por Saffioti (1985), como espinha dorsal desta análise disposta em três capítulos. O primeiro dedica-se dedicado a circunscrever a realidade das mulheres brasileiras na conjuntura atual, que data do golpe de 2018 ao primeiro ano do governo Bolsonaro, e a estrutura social brasileira. No segundo, apresenta-se um quadro dos feminismos, sua história, tipologias e debates contemporâneos, com vistas a analisar o feminismo marxista e o lugar de Saffioti. No último capítulo, alinhavou-se interlocuções possíveis e benéficas entre feminismo, marxismo e educação escolar a partir da questão dos conteúdos e formas de ensino e dos valores da educação e do pensamento da socióloga eleita, com base nas obras O Poder do Macho (1987) e Gênero Patriarcado Violência (2004) e em outros textos. Desse nasceram três ensaios: “Uma crítica ontoepistemológica aos conteúdos escolares e ao currículo”, “O poder nas formas de ensino e na sociabilidade escolar” e “Valores e concepção de mundo para uma educação escolar antipatriarcal, antirracista e anticapitalista”. De forma modesta, esta pesquisa cumpre com a tarefa de iniciar prosas novas e potentes. Feitas as mediações necessárias, conclui-se que o legado de Saffioti pode contribuir para o campo, pois, além de não cindir ontologia de epistemologia, ele é um referencial teórico caro a interpretação, explicação e transformação da sociedade brasileira. Pari passu à educação escolar, sua visão mundo se orienta pela promoção de humanos e pelo projeto societário comunista, incorpora a defesa de uma liberdade em abstrato e a supera ao perseguir uma liberdade verdadeiramente concreta, livre e relacional nas dimensões fundantes das sociedades contemporâneas: gênero, raça/etnia e classe social. |
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O feminismo marxista de Heleieth Saffioti: contribuições à Educação EscolarHeleieth Saffioti's marxist feminism: contributions to school educationHeleieth SaffiotiFeminismo marxistaEducação escolarPedagogia histórico-críticaEste estudo parte da necessidade da incorporação da crítica feminista-marxista pelas teorias pedagógicas que se pretendem herdeiras da tradição marxista, tendo como referência as contribuições da socióloga brasileira, Heleieth Saffioti (1934-2010). Assim, nasceu da identificação de lacunas no campo das pedagogias contra hegemônicas (da teoria histórico-crítica, em especial) no que concerne à dominação-exploração patriarcal, racista e capitalista. Seu objetivo consistiu, então, em sistematizar suas contribuições, identificando implicações para a educação escolar com referência nas sínteses produzidas pela pedagogia histórico-crítica no que tange ao currículo, à didática e aos valores da educação. Fundamentado no materialismo histórico-dialético, tomou-se o nó das contradições sociais formado por gênero, raça/etnia e classe social, ferramenta teórico-metodológica legada por Saffioti (1985), como espinha dorsal desta análise disposta em três capítulos. O primeiro dedica-se dedicado a circunscrever a realidade das mulheres brasileiras na conjuntura atual, que data do golpe de 2018 ao primeiro ano do governo Bolsonaro, e a estrutura social brasileira. No segundo, apresenta-se um quadro dos feminismos, sua história, tipologias e debates contemporâneos, com vistas a analisar o feminismo marxista e o lugar de Saffioti. No último capítulo, alinhavou-se interlocuções possíveis e benéficas entre feminismo, marxismo e educação escolar a partir da questão dos conteúdos e formas de ensino e dos valores da educação e do pensamento da socióloga eleita, com base nas obras O Poder do Macho (1987) e Gênero Patriarcado Violência (2004) e em outros textos. Desse nasceram três ensaios: “Uma crítica ontoepistemológica aos conteúdos escolares e ao currículo”, “O poder nas formas de ensino e na sociabilidade escolar” e “Valores e concepção de mundo para uma educação escolar antipatriarcal, antirracista e anticapitalista”. De forma modesta, esta pesquisa cumpre com a tarefa de iniciar prosas novas e potentes. Feitas as mediações necessárias, conclui-se que o legado de Saffioti pode contribuir para o campo, pois, além de não cindir ontologia de epistemologia, ele é um referencial teórico caro a interpretação, explicação e transformação da sociedade brasileira. Pari passu à educação escolar, sua visão mundo se orienta pela promoção de humanos e pelo projeto societário comunista, incorpora a defesa de uma liberdade em abstrato e a supera ao perseguir uma liberdade verdadeiramente concreta, livre e relacional nas dimensões fundantes das sociedades contemporâneas: gênero, raça/etnia e classe social.This study starts from the necessity of the incorporation of the feminist-marxist criticism by the pedagogical theories that are intended heirs of the marxist tradition, having as reference the contributions of the brazilian sociologist, Heleieth Saffioti (1934-2010). Thus, it arose from the identification of gaps in the field of counter-hegemonic pedagogies (from historical-critical theory in particular) regarding patriarchal, racist and capitalist domination-exploitation. Its objective then consisted in systematizing its contributions, identifying implications for school education with reference to the syntheses produced by historical-critical pedagogy regarding the curriculum, didactics and values of education. Based on historical-dialectical materialism, we took the knot of social contradictions formed by gender, race/ethnicity and social class, the theoretical-methodological tool bequeathed by Saffioti (1985), as the backbone of this threechapter analysis. The first is dedicated to circumscribing the reality of Brazilian women in the current conjuncture, which dates from the 2018 coup to the first year of the Bolsonaro government, and the Brazilian social structure. The second presents a picture of feminisms, their history, typologies, and contemporary debates, with a view to analyzing Marxist feminism and Saffioti’s place. In the last chapter, possible and beneficial interlocutions between feminism, Marxism and school education were aligned with the question of the contents and forms of teaching and the values of education and thought of the elected sociologist, based on the works The Power of the Male (1987) ) and Gender Patriarchy Violence (2004) and other texts. From this were born three essays: “An ontoepistemological criticism of school content and the curriculum”, “Power in teaching and school sociability” and “Values and world conception for an anti-patriarchal, anti-racist and anti-capitalist school education”. Modestly, this research accomplishes the task of initiating new and powerful prose. Having done the necessary mediations, it is concluded that Saffioti’s legacy can contribute to the field, since, besides not splitting the ontology of epistemology, it is a theoretical framework expensive to interpret, explain and transform Brazilian society. Pari passu to school education, his worldview is guided by the promotion of humans and the communist societal project, incorporates the defense of a freedom in the abstract and surpasses it by pursuing a truly concrete, free and relational freedom in the founding dimensions of contemporary societies: gender, race/ethnicity and social class.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.441612/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pasqualini, Juliana Campregher [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Samantha Camacam de [UNESP]2020-07-29T23:32:03Z2020-07-29T23:32:03Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19307133004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:18:23.833708Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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