O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236321 |
Resumo: | Este presente trabalho em nível de graduação descreve pesquisa do tipo qualitativa de revisão bibliográfica. Espera-se no geral uma possível contribuição para a compreensão do uso de aspectos do lúdico em geral e dos jogos em específico nas salas de aula de Química, além de buscar visualizar como o uso dos jogos e outras ferramentas lúdicas vem sendo abordado pela literatura recente voltada ao ensino de química no Brasil. Por fim, é apresentada proposta de sequência didática no ensino de conceitos de química orgânica voltada ao ensino médio que busca contemplar aspectos lúdicos e de ciência tecnologia sociedade e meio ambiente. |
id |
UNSP_f860b596c545bdb3983b48959e50f243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/236321 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médioPlay in chemistry teaching: bibliographic review and proposed didactic sequence for the teaching of organic chemistry in high schoolLudicidadeJogos didáticosEnsino de químicaQuímica orgânicaFunções orgânicasPlayfulnessDidatic gamesChemistry teachingOrganic chemistryOrganic functionsEste presente trabalho em nível de graduação descreve pesquisa do tipo qualitativa de revisão bibliográfica. Espera-se no geral uma possível contribuição para a compreensão do uso de aspectos do lúdico em geral e dos jogos em específico nas salas de aula de Química, além de buscar visualizar como o uso dos jogos e outras ferramentas lúdicas vem sendo abordado pela literatura recente voltada ao ensino de química no Brasil. Por fim, é apresentada proposta de sequência didática no ensino de conceitos de química orgânica voltada ao ensino médio que busca contemplar aspectos lúdicos e de ciência tecnologia sociedade e meio ambiente.This present undergraduate work describes qualitative research, bibliographic review. A possible contribution to understanding the use of aspects of play in general and games in specific at chemistry classrooms is expected to understand aspects of play, as well as seeking to visualize how the use of games and other playful tools has been approached by recent literature focused on chemistry teaching in Brazil. Finally, a didactic sequence proposal is presented in the teaching of concepts of organic chemistry that seeks to contemplate playful aspects and science technology society and the environment.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, André Luís2022-08-26T13:43:46Z2022-08-26T13:43:46Z2022-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-26T06:09:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:09:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio Play in chemistry teaching: bibliographic review and proposed didactic sequence for the teaching of organic chemistry in high school |
title |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio |
spellingShingle |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio Martins, André Luís Ludicidade Jogos didáticos Ensino de química Química orgânica Funções orgânicas Playfulness Didatic games Chemistry teaching Organic chemistry Organic functions |
title_short |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio |
title_full |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio |
title_fullStr |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio |
title_sort |
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio |
author |
Martins, André Luís |
author_facet |
Martins, André Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Aguinaldo Robinson de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, André Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Jogos didáticos Ensino de química Química orgânica Funções orgânicas Playfulness Didatic games Chemistry teaching Organic chemistry Organic functions |
topic |
Ludicidade Jogos didáticos Ensino de química Química orgânica Funções orgânicas Playfulness Didatic games Chemistry teaching Organic chemistry Organic functions |
description |
Este presente trabalho em nível de graduação descreve pesquisa do tipo qualitativa de revisão bibliográfica. Espera-se no geral uma possível contribuição para a compreensão do uso de aspectos do lúdico em geral e dos jogos em específico nas salas de aula de Química, além de buscar visualizar como o uso dos jogos e outras ferramentas lúdicas vem sendo abordado pela literatura recente voltada ao ensino de química no Brasil. Por fim, é apresentada proposta de sequência didática no ensino de conceitos de química orgânica voltada ao ensino médio que busca contemplar aspectos lúdicos e de ciência tecnologia sociedade e meio ambiente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-26T13:43:46Z 2022-08-26T13:43:46Z 2022-08-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/236321 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/236321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964707677798400 |