A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Disner, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243605
Resumo: O presente estudo se apoia na Epistemologia Genética proposta por Jean Piaget, com destaque para a área de construção do conhecimento social em relação à morte, além de contar com aporte teórico sobre a morte e o luto, necessário para o acolhimento dos sujeitos participantes. A pesquisa teve como objetivo compreender as ideias que crianças possuem sobre a morte, bem como analisar como professores e familiares se relacionam com questões envolvendo o luto, a morte e a infância. Pensando no período de pandemia da COVID-19, que culminou em vivências coletivas de luto a nível mundial, e considerando a construção do conhecimento social um processo importante para o desenvolvimento humano, justifica-se a relevância de um estudo de caso que verifique como se dá a construção desse conhecimento em crianças que viveram essa experiência. Os participantes foram quatro alunos do segundo ano do ensino fundamental, indicados pelas professoras e equipe gestora como impactados pela morte de um colega e que também vivenciaram perdas decorrentes da pandemia, três professoras e quatro adultos responsáveis pelas crianças indicadas. Foram aplicadas entrevistas estruturadas às professoras e responsáveis com a finalidade de compreender o que eles pensam acerca do tema luto e morte ser acolhido no cenário escolar. Às crianças, foi aplicado um modelo de entrevista pautado no Método Clínico Crítico para compreender as noções e ideias acerca da morte e do luto. A partir da entrevista com os professores e pais, foi possível observar e pontuar as principais dificuldades da inserção do tema “morte e luto” no cenário escolar, bem como a atuação dos professores no acolhimento nesse contexto, como os pais enxergam essa vivência e como acolhem as crianças no cenário familiar. Em relação à análise das entrevistas das crianças, foi possível observar suas noções sobre a morte e o luto, e também classificá-los nos níveis I e II, conforme suas respostas. Com esse estudo, colaboramos apresentando as noções dessas crianças acerca da temática e sugerimos uma lista de materiais que possam auxiliar educadores em intervenções de acolhimento do luto na escola.
id UNSP_f8931f0cf0555b81a85a272c7dcec0e6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243605
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genéticaThe notion of death and grief in children of elementary school: a study in the light of genetic epistemologyNoções de morteConhecimento socialEnsino fundamentalCriançaLutoNotions of deathSocial knowledgeElementary schoolChildGriefO presente estudo se apoia na Epistemologia Genética proposta por Jean Piaget, com destaque para a área de construção do conhecimento social em relação à morte, além de contar com aporte teórico sobre a morte e o luto, necessário para o acolhimento dos sujeitos participantes. A pesquisa teve como objetivo compreender as ideias que crianças possuem sobre a morte, bem como analisar como professores e familiares se relacionam com questões envolvendo o luto, a morte e a infância. Pensando no período de pandemia da COVID-19, que culminou em vivências coletivas de luto a nível mundial, e considerando a construção do conhecimento social um processo importante para o desenvolvimento humano, justifica-se a relevância de um estudo de caso que verifique como se dá a construção desse conhecimento em crianças que viveram essa experiência. Os participantes foram quatro alunos do segundo ano do ensino fundamental, indicados pelas professoras e equipe gestora como impactados pela morte de um colega e que também vivenciaram perdas decorrentes da pandemia, três professoras e quatro adultos responsáveis pelas crianças indicadas. Foram aplicadas entrevistas estruturadas às professoras e responsáveis com a finalidade de compreender o que eles pensam acerca do tema luto e morte ser acolhido no cenário escolar. Às crianças, foi aplicado um modelo de entrevista pautado no Método Clínico Crítico para compreender as noções e ideias acerca da morte e do luto. A partir da entrevista com os professores e pais, foi possível observar e pontuar as principais dificuldades da inserção do tema “morte e luto” no cenário escolar, bem como a atuação dos professores no acolhimento nesse contexto, como os pais enxergam essa vivência e como acolhem as crianças no cenário familiar. Em relação à análise das entrevistas das crianças, foi possível observar suas noções sobre a morte e o luto, e também classificá-los nos níveis I e II, conforme suas respostas. Com esse estudo, colaboramos apresentando as noções dessas crianças acerca da temática e sugerimos uma lista de materiais que possam auxiliar educadores em intervenções de acolhimento do luto na escola.The present study is supported by Jean Piaget’s Genetic Epistemology, specifically the area of social knowledge development concerning death, as well as theory on death and grief which is necessary to the support of the subjects participating in this research. The aim was to verify the notion of the knowledge of death in children of the second year of elementary school that went through the pandemic, and that lost a classmate in an accident upon returning to classes at school. Since the COVID-19 pandemic culminated in collective experiences of grief worldwide and considering the social knowledge development as an important process to human development, a study that verifies how children who lived this experience built this knowledge makes itself relevant and justifiable. The subjects were four children of elementary school, pointed out by teachers and school management as most affected by the loss of a classmate and that also experienced losses caused by the pandemic. Three teachers and four guardians of these children were also subjects of this study. Structured interviews were applied to the adults with the aim to comprehend what they thought about the topic of death and grief being approached in the school scenario. A model of interview based on the Critical Clinical Method was applied to the children with the aim to comprehend their notions and ideas of death and of grief. From the interviews of teachers and parents, it was possible to point out the main difficulties of the insertion of the topic “death and grief” in the school scenario, as well as the role of teachers in the support regarding it. It was also possible to observe how parents see this experience and how the family offers support to this. Regarding the data collected from the children, it was possible to perceive their notions on death and grief, and also classify them in levels I and II, according to their answers. With this study, we collaborate by presenting the children’s notions of these topics and by providing a list of material to support educators on interventions concerning grief support at school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Disner, Gabriela da Silva2023-05-23T14:15:05Z2023-05-23T14:15:05Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDISNER, Gabriela da Silva. A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24360533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-22T06:21:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243605Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-22T06:21:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
The notion of death and grief in children of elementary school: a study in the light of genetic epistemology
title A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
spellingShingle A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
Disner, Gabriela da Silva
Noções de morte
Conhecimento social
Ensino fundamental
Criança
Luto
Notions of death
Social knowledge
Elementary school
Child
Grief
title_short A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
title_full A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
title_fullStr A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
title_full_unstemmed A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
title_sort A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
author Disner, Gabriela da Silva
author_facet Disner, Gabriela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Disner, Gabriela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Noções de morte
Conhecimento social
Ensino fundamental
Criança
Luto
Notions of death
Social knowledge
Elementary school
Child
Grief
topic Noções de morte
Conhecimento social
Ensino fundamental
Criança
Luto
Notions of death
Social knowledge
Elementary school
Child
Grief
description O presente estudo se apoia na Epistemologia Genética proposta por Jean Piaget, com destaque para a área de construção do conhecimento social em relação à morte, além de contar com aporte teórico sobre a morte e o luto, necessário para o acolhimento dos sujeitos participantes. A pesquisa teve como objetivo compreender as ideias que crianças possuem sobre a morte, bem como analisar como professores e familiares se relacionam com questões envolvendo o luto, a morte e a infância. Pensando no período de pandemia da COVID-19, que culminou em vivências coletivas de luto a nível mundial, e considerando a construção do conhecimento social um processo importante para o desenvolvimento humano, justifica-se a relevância de um estudo de caso que verifique como se dá a construção desse conhecimento em crianças que viveram essa experiência. Os participantes foram quatro alunos do segundo ano do ensino fundamental, indicados pelas professoras e equipe gestora como impactados pela morte de um colega e que também vivenciaram perdas decorrentes da pandemia, três professoras e quatro adultos responsáveis pelas crianças indicadas. Foram aplicadas entrevistas estruturadas às professoras e responsáveis com a finalidade de compreender o que eles pensam acerca do tema luto e morte ser acolhido no cenário escolar. Às crianças, foi aplicado um modelo de entrevista pautado no Método Clínico Crítico para compreender as noções e ideias acerca da morte e do luto. A partir da entrevista com os professores e pais, foi possível observar e pontuar as principais dificuldades da inserção do tema “morte e luto” no cenário escolar, bem como a atuação dos professores no acolhimento nesse contexto, como os pais enxergam essa vivência e como acolhem as crianças no cenário familiar. Em relação à análise das entrevistas das crianças, foi possível observar suas noções sobre a morte e o luto, e também classificá-los nos níveis I e II, conforme suas respostas. Com esse estudo, colaboramos apresentando as noções dessas crianças acerca da temática e sugerimos uma lista de materiais que possam auxiliar educadores em intervenções de acolhimento do luto na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23T14:15:05Z
2023-05-23T14:15:05Z
2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DISNER, Gabriela da Silva. A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243605
33004110040P5
identifier_str_mv DISNER, Gabriela da Silva. A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/243605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650324541472768