O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1351#.VZUzRvlViko http://hdl.handle.net/11449/125080 |
Resumo: | Este trabalho sustenta-se em uma compreensão de que a Educação Escolar e a Educação Sexual são processos que ocorrem na relação com o contexto social e histórico. No campo da sexualidade, o contexto social determina padrões de normalidade baseados na ideia de heteronormatividade compulsória, o que discrimina a diversidade sexual. Esta questão é ilustrada com dados de pesquisa que demonstram o relato de professores de escolas públicas sobre a homossexualidade evidenciando a falta de conhecimento sobre o assunto, o preconceito e as dificuldades em tratar o tema na escola. Ressalta-se, portanto, a importância da inserção do tema sexualidade na formação inicial e continuada dos professores. |
id |
UNSP_f8bb6ac9bc752dd4ba80c4c7b34c4bbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/125080 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escolaProfessoresEducação SexualSexualidadeHomossexualidadeEste trabalho sustenta-se em uma compreensão de que a Educação Escolar e a Educação Sexual são processos que ocorrem na relação com o contexto social e histórico. No campo da sexualidade, o contexto social determina padrões de normalidade baseados na ideia de heteronormatividade compulsória, o que discrimina a diversidade sexual. Esta questão é ilustrada com dados de pesquisa que demonstram o relato de professores de escolas públicas sobre a homossexualidade evidenciando a falta de conhecimento sobre o assunto, o preconceito e as dificuldades em tratar o tema na escola. Ressalta-se, portanto, a importância da inserção do tema sexualidade na formação inicial e continuada dos professores.Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube, no 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube, no 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Silvana TerumeAmaral, Carolina Brito de AzevedoGuizio, Mariana FransciscoMaia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]2015-07-15T18:28:21Z2015-07-15T18:28:21Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1351#.VZUzRvlVikoPsicopedagogia On Line, v. 1, 2011.1808-6225http://hdl.handle.net/11449/125080418187005680125Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicopedagogia On Lineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125080Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:01:49.702086Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola |
title |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola |
spellingShingle |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola Rodrigues, Silvana Terume Professores Educação Sexual Sexualidade Homossexualidade |
title_short |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola |
title_full |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola |
title_fullStr |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola |
title_full_unstemmed |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola |
title_sort |
O despreparo de professores diante da educação sexual e diversidade sexual na escola |
author |
Rodrigues, Silvana Terume |
author_facet |
Rodrigues, Silvana Terume Amaral, Carolina Brito de Azevedo Guizio, Mariana Franscisco Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Carolina Brito de Azevedo Guizio, Mariana Franscisco Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Silvana Terume Amaral, Carolina Brito de Azevedo Guizio, Mariana Franscisco Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Educação Sexual Sexualidade Homossexualidade |
topic |
Professores Educação Sexual Sexualidade Homossexualidade |
description |
Este trabalho sustenta-se em uma compreensão de que a Educação Escolar e a Educação Sexual são processos que ocorrem na relação com o contexto social e histórico. No campo da sexualidade, o contexto social determina padrões de normalidade baseados na ideia de heteronormatividade compulsória, o que discrimina a diversidade sexual. Esta questão é ilustrada com dados de pesquisa que demonstram o relato de professores de escolas públicas sobre a homossexualidade evidenciando a falta de conhecimento sobre o assunto, o preconceito e as dificuldades em tratar o tema na escola. Ressalta-se, portanto, a importância da inserção do tema sexualidade na formação inicial e continuada dos professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-07-15T18:28:21Z 2015-07-15T18:28:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1351#.VZUzRvlViko Psicopedagogia On Line, v. 1, 2011. 1808-6225 http://hdl.handle.net/11449/125080 418187005680125 |
url |
http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1351#.VZUzRvlViko http://hdl.handle.net/11449/125080 |
identifier_str_mv |
Psicopedagogia On Line, v. 1, 2011. 1808-6225 418187005680125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicopedagogia On Line |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129574320472064 |